5 dicas para ter uma casa com segurança

Decorar uma casa, um prédio ou um apartamento não é tão simples. Mas, muitas vezes, os projetos de decoração são essenciais e, inclusive, precisam estar alinhados com a segurança do ambiente. É isso que vai levar conforto e tranquilidade ao espaço.

Para falar mais desse assunto, trouxemos algumas dicas e projetos importantes para incrementar seu lar.

1. Projeto de incêndio: segurança

Muitas vezes esquecido pela maioria, o projeto de incêndio é fundamental para prevenir tragédias e acidentes em casas, prédios e estabelecimentos comerciais. Quando pensamos em uma construção ou em uma reforma, o combate ao incêndio nunca é a prioridade, mas isso está errado.

O projeto de prevenção e combate a incendio deve ser feito por um projetista habilitado, para que todos os pontos sejam feitos conforme a legislação.

Dessa forma, para que esse projeto seja realizado de maneira correta, é preciso que siga as Normas de Segurança contra Incêndio (NSCI), que orientam sobre locais de instalação dos componentes e falam sobre os equipamentos. Alguns dos itens importantes contra incêndios são:

  • Hidrantes;
  • Extintores;
  • Sprinklers;
  • Saídas de emergência;
  • Iluminação de emergência;
  • Sinalização de emergência;
  • Alarme de incêndio;
  • Para-raio.

Após a criação do projeto, é preciso que o Corpo de Bombeiro analise todos os pontos e aprove.

2. Escada marinheiro

Casas e prédios que têm altura maior que 6 metros e 90º de inclinação contam, normalmente, com uma escada marinheiro com guarda corpo preço.

Sua função é permitir o acesso a esses pontos com mais segurança. A estrutura desse tipo de escada é metálica e ela contém uma proteção para o corpo, evitando quedas para trás.

As escadas marinheiro são facilmente instaladas e a manutenção também é simples.

3. Esquadrias de alumínio

Para que as portas e janelas estejam presas no local correto e seguras, é preciso que haja armações chamadas de esquadrias.

Existem diversos materiais que podem ser utilizados para esse item, mas esquadrias de alumínio tem sido cada vez mais escolhidas, por conta de sua facilidade de manutenção e durabilidade.

O baixo custo do material é outro ponto importante. Assim, empresas de esquadrias de alumínio têm se dado muito bem no mercado.

Outra vantagem desse material é a beleza que ele apresenta. Isso porque passa um ar de sofisticação e elegância, assim como o corrimão de inox e o guarda corpo de alumínio.

O alumínio possui grande resistência à corrosão. Dessa forma, dura muito tempo sem que aparente estar estragado. Além disso, ele não oxida nem mesmo estando perto da maresia.

4. Escada pré-moldada

Outra dica muito utilizada quando o assunto é decoração é a escolha da escada pré moldada. A primeira vantagem de utilizar esse item é a rapidez que ele apresenta no momento da construção ou da reforma. É de fácil instalação e oferece modernidade e sofisticação para o ambiente.

É claro que, apesar de ser pré-moldada, a escada precisa seguir o planejamento do local para se adequar ao espaço. Assim, improvisos e imprevistos são evitados.

A primeira etapa, portanto, é fazer a medição do espaço, antes de fazer o desenho da escada. Após isso, o arquiteto estará livre para uma criação que tenha a ver com o ambiente como um todo.

Com esse estilo de fazer escada, é possível pensar bem mais nos pontos importantes, como design e segurança.

5. Contratar um especialista em segurança

Para garantir segurança e bom gosto, o ideal é contratar um especialista em decoração de interiores e reformas. Isso vai facilitar diversos trabalhos e preocupações. Inclusive, se o espaço for pequeno ou grande, o especialista saberá o que fazer para aproveitar tudo.

Além disso, a orientação de um profissional da área pode evitar gastos altos ou arrependimentos. Erros também serão facilmente evitados.

Prazos, prioridades, planejamento e limitações serão questões fundamentais trazidas por um especialista, que fará com que você se sinta mais a vontade com o projeto.

Escolher cores bonitas, móveis sofisticados, tipos de estrutura adequada e lembrar das partes de segurança são outros motivos para contratar um profissional.

Lembre-se que “economizar” nessa parte não é o ideal. Nenhum “jeitinho” pode substituir excelência, conhecimento e eficácia.

Por fim, essas foram as cinco dicas de decoração e projetos para tornar seu ambiente mais confortável e seguro. Pensar nisso desde o início da construção ou reforma pode ajudar muito mais pra frente, na finalização do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *