A importância dos equipamentos para a construção civil

As construções e reformas são atividades muito importantes para o desenvolvimento da sociedade, pois, é por meio delas que os espaços são elaborados e ajudam as pessoas a realizarem os seus trabalhos, terem suas moradias, locais de lazer, etc.

Isso tudo é possível, graças ao setor da construção civil, que diariamente lida com diversos projetos de obras de empreendimentos de pequeno, médio ou grande porte.

Os projetos de construção são executados através de um planejamento, onde são pensadas as etapas que serão feitas e o materiais, máquinas e ferramentas que serão necessários para que a obra aconteça.

Com a experiência e capacidade objetiva dos engenheiros, é possível ter excelentes resultados, com serviços bem elaborados e com muita qualidade.

Passos importantes de uma construção

No momento de elaboração do planejamento, a questão dos equipamentos é um ponto importante, porque é com boas máquinas e uma equipe qualificada que as obras podem ser feitas com rapidez e assim é possível ganhar tempo para executar outros pontos.

A demanda de projetos que as empresas de construção civil possuem pode ser um fator decisivo para a questão das máquinas e ferramentas, em relação à compra ou aluguel desses itens.

A compra de equipamentos gera custos no futuro que as empresas em alguns casos não conseguem arcar por muito tempo.

O valor das máquinas sofrem depreciação, aluguel de espaço para o armazenamento, veículo para o transporte até o local de serviço, consertos e manutenções são alguns dos fatores que geram custos fixos e dependendo do porte da empresa, bancar tudo isso torna-se uma dificuldade, além de ter alguns equipamentos e ferramentas que são usadas apenas em tarefas específicas na obra e não o tempo todo, ou seja, dependendo da máquina o investimento de compra pode ser arriscado.

Partindo de uma análise criteriosa sobre a compra e os seus desdobramentos, pensar na possibilidade de um serviço de aluguel para usar os equipamentos para a obra é uma opção devido às vantagens que a uma locação oferece.

Vantagens da locação de equipamentos

  • Variedade de máquinas;
  • Redução de custos;
  • Elimina gastos com manutenção;
  • Preço acessível;

Diminui a mão de obra, otimização de tempo, não gera gastos logísticos, aumento da produtividade, entre outros ganhos podem ser conquistados ao optar por esse serviço.

A locação de mini escavadeira, por exemplo, é muito utilizada pelas construtoras para realizar serviços de escavação, carregamento e descarregamento de terra e limpeza dos detritos gerados na obra.

O tamanho dessa máquina é interessante para pequenas obras e até em reformas residenciais. Consegue realizar um bom desempenho em diversos locais, nivelados ou não, devido a sua potência e pequeno porte.

O uso de uma escavadeira hidraulica na obra ajuda nas etapas, porque, possui várias velocidades.

Esse equipamento e os modelos de retroescavadeiras são usados em serviços de terraplenagem, processo que transforma a terra num terreno de plano determinado, de acordo com a construção que será feita no espaço.

Esse trabalho é muito comum em terrenos que apresentam declives ou problemas que possam comprometer o projeto de edifícios e casas.

O uso de andaimes na construção é muito importante, pois, possibilita os funcionários a terem acesso a locais com uma determinada altura ou a escorar alguma coisa.

Em empresas e locais que realizam o aluguel de andaimes é possível encontrar esse equipamento em diversos materiais como: madeira, alumínio, aço, etc.

Alguns serviços precisam que os materiais ou equipamentos sejam elevados a uma altura que a capacidade humana não consegue atingir. Nesse caso, o uso de máquinas que fazem içamento pode ajudar nas atividades.

A locação de munck, por exemplo, é uma forma de conseguir executar funções em altura. O munck é um caminhão guindaste que possui a capacidade de fazer a movimentação dos materiais e itens para executar a obra.

Toda máquina que é utilizada através dos serviços de locação, precisa ser levadas até o canteiro de obras. Os locais de serviços de alugueis são responsáveis pelo transporte de máquinas pesadas, usado veículos de grande porte e guindastes, dependendo do tamanho a máquina.

Além do setor de construção civil, as indústrias usam esse serviço para conseguir realizar as entregas no prazo determinado.

Esses são apenas alguns dos inúmeros equipamentos que podem ser usados num projeto de construção. Não existe uma regra para quais itens usar, porque, tudo depende do tipo de construção e das condições do terreno.

Dessa forma, elaborar um bom planejamento, pesquisar informações e referências de locais que trabalham com o aluguel de equipamentos pode ser a solução para realizar a obra com custo-benefício e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *