A importância dos projetos na construção civil

O processo de construir e reformar edificações é uma tarefa muito importante para as empresas de obras civis. O desempenho das companhias de construção é o fator que contribui para os resultados positivos e geração dos lucros. Os imóveis podem ter finalidades comerciais, empresariais e residenciais.

As atividades na construção civil, exigem uma série de cálculos e planejamentos para garantir que nada atrapalhe o desenvolvimento do projeto no canteiro de obras. Esse momento é importante e necessita de profissionais experientes e capacitados na elaboração de cálculos para proporcionar fins agradáveis.

A importância do projeto de estrutura na construção

O engenheiro estrutural é a pessoa que fica encarregada para o desenvolvimento dos cálculos estruturais, ou seja, cuida da aplicação mecânica dos sólidos no projeto.

O entendimento, previsão e cálculo sobre a força, rigidez e estabilidade das estruturas construídas são essenciais para evitar problemas de integridade e segurança do imóvel.

Os elementos estruturais que os engenheiros priorizam no projeto e que podem ser usados na construção são: veio de transmissão, barra, viga, coluna ou pilar.

Esses materiais precisam ser combinados com treliças planas e espaciais, viga contínua, casca, laje e os pórticos espaciais e planos.

Um projeto estrutural sobrado é um projeto que complementa o arquitetônico. O objetivo do estrutural é focar nas questões de dimensionamento e dos detalhes de elementos estruturais.

A observação das condições diversas são essenciais para o dimensionamento dos itens na obra, como a verificação do:

  • Clima;
  • Resistência do concreto;
  • Cargas acidentais;
  • Ação do vento;
  • Cargas permanentes.

Esses pontos podem influenciar na elaboração de uma construção. Por isso um planejamento bem definido é importante para evitar problemas e atrasos na entrega da edificação.

As obras possuem etapas importantes e que seguidas com segurança e atenção, proporciona ótimos ganhos. Os processos são: serviços preliminares, fundações e laje, vedação, cobertura, instalações hidrossanitárias e elétricas, esquadrias, cerâmica e pintura.

Os blocos de concreto decorativos são peças muito versáteis no momento de construção e acabamento. Nos imóveis, pode ser um elemento que cria um ponto de destaque no cômodo ou na parte externa.

Tem um excelente custo-benefício, durabilidade e capacidade de isolamento acústico. Em lojas de materiais de construção há vários modelos, formatos e tamanhos desse bloco.

As vantagens desse material são:

  • Maior produtividade na obra;
  • Excelente resistência;
  • Economia na decoração;
  • Aplicação direta de revestimento;
  • Pode ser usado para criar mesas, estantes e sofás;
  • Dimensões impecáveis;
  • Qualidade.

Equipamentos importantes na obra

O uso de máquinas e ferramentas específicas facilitam o processo da construção. Betoneira, gerador de energia, parafusadeira, martelete, serra, andaime, esmerilhadeira são alguns dos inúmeros equipamentos e que podem ser úteis no desenvolvimento das atividades.

A placa vibratória a gasolina, por exemplo, é usada para a compactação de solo granular: areia, pedras de pavimentação, cascalhos, brita, entre outros.

O número de vezes que a placa deve ser usada, pode variar de acordo com o material. A quantidade pode definir a qualidade da compactação. Essa máquina é indicada para asfalto e finalização das superfícies da área externa da edificação.

Procurar comércios e empresas de locação de equipamentos é um ótimo investimento, pois proporciona economia de capital, evita preocupação com manutenções e transporte, além da diversidade de itens que o cliente pode escolher para otimizar tempo e ter qualidade na obra.

Instalações na parte externa

A instalação de reservatório de armazenamento de água é importante para a residência. Existem muitos modelos de caixas d’água que podem ser usados para ter o recurso hídrico a qualquer momento.

Nos terrenos que há um espaço amplo, investir em formatos diferentes de caixa e que possui uma capacidade de volume de água maior que a caixa usada nos telhados.

A caixa d água torre concreto possui um sistema trepante para a montagem e consegue armazenar até 20 mil litros. Possui longa vida útil, versatilidade, pode ser instalada em empresas, casas, loteamentos, entre outros.

A estrutura robusta e durável proporciona um armazenamento seguro da água, além da limpeza prática e rápida.

O sistema de energia elétrica para funcionar com qualidade, precisa de uma cabine de força primaria, um conjunto de configuração que possui uma entrada de eletricidade que é ligada ao componente de distribuição de média tensão.

Dessa forma, um projeto bem elaborado pode resultar na construção de um imóvel que atenda as necessidades do cliente, com eficiência e criando bons momentos de felicidade ao proprietário e lucros para a empresa de obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *