A madeira e suas funcionalidades

A madeira é um material extremamente valorizado e que possui inúmeras empregabilidades nos mais diversos segmentos. Tudo o que extraído desse material é aproveitado. É principalmente usados para móveis, pisos e construção de casas.

Quando se pensa em aproveitamento total da madeira, isso é levado a sério. Vários subprodutos são criados a partir dos restos da madeira que, inicialmente, não seriam aproveitados.

A maioria se transforma em material para moveis planejados, residenciais e de escritórios. Outros tipos, inclusive, são aproveitados para a criação de inúmeros produtos.

Esses são subprodutos que ganharam bastante utilidade, foram empregados e utilizados em uma série de fábricas por apresentarem um resultado de qualidade no acabamento final na produção de móveis, além se ser o material mais barato. São alguns deles:

  • MDF;

  • MDP;

  • OSB;

  • HDF.

Esses materiais apresentam uma pequena diferença na produção de cada um deles. Geralmente relacionado a densidade. O MDF, tanto quanto o MDP, são considerados painéis de fibra e são produzidos a partir da fibra de madeira.

As chamadas fibras de madeira, oriundas da serragem de troncos de árvores, são aglutinadas e uma prensa hidráulica e misturadas a resinas e aditivos que ajudam a placa a adquirir boa resistência.

O OSB é um termo em inglês que significa Oriented Strand Board. Ou seja, placas de madeira orientada. É composto por lascas de madeira que são orientadas em uma determinada direção e o resultado final é um material de alta resistência.

O HDF é criado a partir da fibra de madeira também aglutinada em uma prensa hidráulica, só que exposto a alta pressão e temperaturas, que confere alta resistência a umidade e pragas próprias do material, além de uma aparência lisa.

Artigos de decoração de alto padrão para residências

Não são os somente os subprodutos da madeiras que são utilizados para a criação de móveis. Na realidade, a ideia de utilidade desses produtos é criar produtos mais acessíveis ao orçamento do consumidor e atingir a todos os públicos.

Assim, a marcenaria alto padrão é um tipo de prática de marcenaria na qual se usa madeira pura para a criação de inúmeros tipos e modelos de móveis de luxo.

Esses profissionais são extremamente valorizados e os móveis criados por eles apresentam diversas vantagens. Mas, geralmente, estão acessíveis somente para um público que possui um poder aquisitivo mais elevado por se tratar de itens personalizados.

O piso laminado também é um artigo em madeira muito usado para decoração. Mesmo sendo mais barato.

Basicamente, ele é uma imitação dos pisos de madeiras originais, conferindo um ótimo acabamento quando aplicados da maneira correta e que estejam de acordo com a decoração do ambiente.

A base de criação de laminados é o HDF, que possui alto poder de resistência e tem uma camada artificial e decorativa na parte de cima do material.

Outros artigos para decoração de residências

Outro item importante e que produz grande efeito na composição da decoração de um ambiente é a sanca de gesso.

A aplicação desse material pode ser feito tanto fase de acabamento da obra quanto posteriormente, em uma situação de alguém desejar mudar a decoração de um ambiente

O serviço de um gesseiro para realizar esse tipo de trabalho pode variar muito. Inclusive o valor de serviço vai depender do local onde o serviço será prestado.

O ideal é a visita do profissional em sua casa para a realização de um orçamento prévio e para retirar qualquer dúvida sobre o trabalho.

Uma persiana motorizada também é um bom artigo de decoração, porém é muito mais utilizada em empresas e escritórios.

Esse modelo de persiana é bastante moderno e prático, ajuda a bloquear a entrada de claridade no ambiente e contam com a vantagem de possuir um sistema motor que faz todo o acionamento e movimento das persianas.

As persianas são importantes também por reduzirem a entrada de contaminadores e agentes poluidores e de sujeiras através da janela. Porém, o bloqueio de 100% desses contaminadores somente com cortinas e janelas fechadas

Como ninguém vive em ambiente totalmente fechado todo o tempo, alguns móveis acabam um pouco prejudicados com a ação de bactérias e sujeitas.

Quando isso acontecer é ideal contratar a ajuda de empresas profissionais em manutenção e limpeza de móveis.

Nesse contexto, a limpeza de cadeiras estofadas é uma ótima maneira de manter seus estofados limpos e livre de contaminadores.

Se solicitado, algumas empresas impermeabilizam os estofamentos, evitando manchas e outros contaminadores provenientes de poluição e sujeiras diversas.

A manutenção de móveis e objetos de decoração é indispensável para a boa conservação e durabilidade dos materiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *