Áreas externas: conforto e funcionalidade

Cada dia mais as pessoas estão procurando áreas externas de lazer para passar o fim de semana ou aproveitar um descanso após dias e meses trabalhando em escritórios fechados e outros ambientes. Assim, a procura por áreas externas exclusivas nas casas estão se expandindo e, com elas, diversos modelos como e estruturas estão em crescente utilização.

Desse modo, é preciso adequar os gostos dos clientes com as possibilidades de estruturas que podem ser feitas no espaço disponível.

Nesse contexto, de um modo geral, as opções de áreas com piscina que contem com aquecedor solar para piscina, área gourmet com churrasqueira, ambas opções ou só uma área verde para descanso tem sido as mais procuradas.

Isso ocorre porque as áreas externas abrangem muitos espaços como:

  • Varandas;
  • Sacadas;
  • Quintais;
  • Terraços.

Em uma definição mais clara, são espaços de convivência e, para que se tornem um local de refúgio, é preciso que tenham elegância e funcionalidade.

Neste texto trataremos de alguns componentes que podem ser usados nesse local, como móveis de fibra sintética, pisos permeáveis e outros itens que ajudam na composição de um espaço elegante e agradável.

Áreas externas com piscinas

As áreas externas com piscinas são as mais procuradas nas casas e, independentemente do tipo de estrutura – seja em uma casa térrea ou em um condomínio predial -, a piscina valoriza muito o espaço.

No entanto, para deixar a área externa com piscina ainda mais agradável é preciso contar com elementos que complementem a cobertura retrátil para piscina, dos quais falaremos nos tópicos abaixo.

1. Invista no paisagismo

O paisagismo consiste na técnica de criar paisagens no ambiente, ou seja, é a ambientação do espaço.

Assim, investir no paisagismo na área da piscina é muito importante para que o ambiente se torne harmonioso e tranquilo. De um modo geral, os paisagistas gostam de usar plantas com detalhes como vasos de cimento, que dão um toque moderno.

O paisagismo também unem a beleza e qualidade térmica de plantas com os elementos que ficam ao redor da piscina, como a porta de madeira maciça externa que dará acesso à casa e com os móveis que rodeiam o ambiente.

2. Monte um deck na piscina

O deck de madeira é uma ótima peça para dar ao espaço um ar de sofisticação. Há muitos materiais que podem ser utilizados no deck que vão desde a madeira com verniz até o uso de PVC ou do porcelanato de madeira. Todos esses itens são impermeáveis e funcionam como uma alternativa mais sustentável.

Outros fatores podem ser levados em consideração para que o ambiente fique mais confortável, como o uso de um aquecedor de piscina, que pode ser elétrico ou solar.

Além disso, em projetos com um orçamento maior, pode-se recorrer a piscinas com água salgada e que fazem ondas artificiais e a colocação de duchas ao ar livre.

3. Uso de móveis

Os móveis são indispensáveis em uma área com piscina, pois servem para sentar e deitar para aproveitar o sol. Os móveis mais utilizados nessa área são os de fibra sintética, que substituem as opções em plástico comum.

Nesse contexto é muito importante que todos os móveis que estejam próximos da piscina sejam impermeáveis, característica essa garantida pela fibra sintética.

4. Faça um sistema de luzes

Uma área externa não é usada somente durante o dia. Por conta disso, faça um sistema de iluminação de LED dentro da piscina e também ao redor, de modo que o uso da área externa a noite seja mais agradável e segura.

Materiais que podem ser usados na área externa

Um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento de uma área externa de qualidade e segura é seguir a tendência na tecnologia dos materiais. Inclusive, é recomendação do Ministério do Meio Ambiente o uso de elementos naturais.

Na pavimentação o uso de pisos reciclados também é recomendado pela característica de ser permeável e trazer sustentabilidade para as construções e conforto para as áreas externas.

Os pisos permeáveis são materiais que permitem que a chuva seja absorvida pelo solo, de modo que a contaminação da água não ocorra e que enchentes e problemas com umidade não ocorram em épocas de chuva.

Outro material que pode ser aplicado nas áreas externas são os autolimpantes. Esses itens funcionam como uma tinta que, quando aplicadas nas superfícies de diversos materiais, repele a água permitindo que a sujeira não fique aderida. Sendo assim, é um material muito eficiente para ser usado nas áreas externas.

Vimos que uma área externa é composta por diversos elementos que garantem seu conforto, como aquecedor para piscina, móveis, decks e a piscina. Mas, mais que isso, a área externa adequada é aquela que atende ao seu gosto pessoal e aos seus interesses.