As vantagens da tecnologia na construção civil

Os trabalhos da construção civil são importantes para o desenvolvimento e a expansão das cidades. A criação de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte, para diversas finalidades, ajuda no crescimento econômico, com a geração de empregos e a compra e venda de imóveis.

As empresas que realizam os projetos de construção e reforma são chamadas de construtoras.

Essas empresas necessitam de pessoas para formar a equipe de funcionários a fim de executar todas as tarefas. É importante que as construtoras indiquem algumas clínicas para realizarem os exames admissionais para construção civil.

Esse procedimento é uma forma da empresa conhecer o histórico de saúde do colaborador, além de verificar o estado físico e mental para o desempenho das suas futuras funções.

A realização dos exames acontece primeiramente com uma entrevista, com algumas perguntas relacionadas a saúde, pesagem, medição da altura, pressão e análise dos batimentos cardíacos, que ajudam o médicos do trabalho a elaborar um relatório, sobre as condições do funcionário.

Após os procedimentos burocráticos para a contratação dos funcionários — ajudantes, serventes e pedreiros — a construtora precisa investir recursos para os serviços de análises do terreno no qual acontecerá a obra.

Procedimentos de análise do terreno para a construção

Antes de iniciar as obras, é necessário verificar as condições do terreno, ou seja, saber as condições do solo, se há problemas de contaminação, problemas de irregularidades.

Pesquisar informações e os custos de um serviço de análise do terreno pode ajudar a entender melhor as condições do espaço para tomar providências, caso necessário.

Um levantamento planialtimétrico, por exemplo, é um trabalho que pode ajudar, pois, consiste em realizar as medições dos planos horizontais e das diferenças de altura do relevo.

Esse serviço é uma união dos levantamentos altimétrico, que é específico para a altura e o grau de declividade do terreno, e planimétrico, que define as medidas e os limites do terreno.

Depois das medidas, uma representação é feita por dois pontos de estação poligonal, uma mira e o teodolito, juntos de uma estação total.

Em alguns casos, os profissionais precisam recorrer as técnicas de GNSS (Sistema de Navegação Global por Satélite) para aumentar a qualidade e a precisão dos resultados.

A tecnologia pode ser uma grande aliada nesses serviços. Os engenheiros já estão utilizando drones para realizar o levantamento topográfico, pois o aparelho consegue realizar uma ampla captura de informações, que são utilizadas para criar o relatório sobre a situação do terreno.

O georreferenciamento com drone é um procedimento de controle e mensuramento dos limites do local.

Essas opções de serviços de análises do espaço da obra necessitam de um engenheiro profissional especializado e habilitado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

Verificar essa questão antes de contratar alguém para o trabalho é fundamental para evitar problemas durante a construção, e é bom tudo estar devidamente acordado, até mesmo para evitar a possibilidade de acontecer um exame demissional, o que não seria interessante.

Como os equipamentos 3D podem ajudar nas obras?

A utilização de drones amplia as possibilidades de análises, ou seja, o profissional consegue ter mais imagens da situação do terreno e assim elaborar os relatórios.

Uma opção alternativa e diferente de entrega dos resultados captados pelos drones, seria a elaboração de uma planta, produzida com peças produzidas por uma impressora 3D.

Essa máquina tem ganhado espaço nas empresas da indústria nos últimos anos, e na construção civil não seria diferente, já que é um setor de atividade fundamental para a sociedade.

As impressoras 3D funcionam de forma simples e eficiente. A produção da planta acontece, depois que ocorre a digitalização do projeto, ou seja, uma leitura das informações que são transformadas em um arquivo digital.

Investimentos na digitalização 3D peças é um método que pode ajudar na elaboração das peças que serão usadas na criação da planta.

No mercado, existem vários modelos de impressoras 3D que podem ser usadas na criação das plantas e outros itens importantes da construção civil. As opções são:

  • Estereolitografia;
  • Extrusão;
  • Por luz;
  • Sintetização a laser;
  • Síntese seletiva.

Com inúmeros modelos de impressora, pesquisar os valores de cada máquina é uma forma de conseguir escolher uma impressora para ajudar nos projetos de construção civil.

Enfim, como você pôde perceber, são muitas as vantagens da tecnologia na construção civil.