Como é feito o transporte e armazenagem da areia de construção?

Areia para construção é um material essencial em qualquer obra ou reforma. É utilizada em muitas partes, ou seja, pode ser usada nas fundações e até em coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Existem alguns tipos de areia: fina, média e grossa.

A areia fina é a mais empregada na construção civil, pois ela é ideal para realizar rebocos em geral; é utilizada para a produção de concretos; é uma das misturas nas argamassas de bases (mais grossa) e, também, compõe as areias grossas ou médias para melhorar a distribuição do tamanho entre os grãos.

É denominada areia fina para indicar o inerte com grãos, de diâmetros entre 0,05 a 0,42. Ela é empregada na produção do concreto e das argamassas que deverá ter a maior quantidade de areia natural, assim, podendo ser implementada por produtos originados de britagem para preencher as lacunas da granulometria das areias naturais.

A areia média lavada é muito aplicada, porque seus componentes possibilitam que seja empregada em praticamente todas as etapas da construção e na fabricação de artefatos de concreto, mas pode ser usado em:

  • Áreas de lazer;
  • Praias artificiais;
  • Campos de futebol de areia, vôlei de praia;
  • Tanques para recreação infantil.

É denominado areia média grãos com diâmetro entre 0,42 a 2 mm.

Já a areia grossa é aplicada para fazer concreto em geral. Assim, igual a areia média, pode ser empregada na preparação para fazer o chapisco, ou seja, sendo usada em muros e paredes externas e, também, é um produto ideal para a mistura na massa de cimento.

Usada como agregado miúdo na construção civil para produção de concretos e assentamentos de tijolos em paredes rebocadas. O termo de areia grossa é utilizado para designar grãos com diâmetro entre 2 a 4 mm.

Lembre-se de procurar uma empresa especializada no ramo para garantir a procedência da mercadoria e, assim, ter um material de alta qualidade.

Fique por dentro dos aspectos do depósito de areia

Depósito de areia é um meio considerado seguro para um fornecimento de areia de forma correta e dentro do prazo, assim, o mercado disponibiliza empresas específicas nesse segmento para suprir a matéria-prima essencial para o funcionamento da obra.

O depósito deve garantir que a areia seja entregue em qualquer momento do ano, pois a areia é extraída do leito dos rios em épocas sazonais.

Isto é, no período de seca é mais difícil efetuar a extração, dessa forma, caso o fornecedor não tenha uma boa estrutura e planejamento do depósito pode faltar na construção.

O depósito também tem a função de regular preços, porque em épocas escassas, os valores nos portos de areia tendem a ser elevados, apenas retornando ao seu preço quando retornam ao período das águas.

No acervo dele são encontrados: areia fina, média, grossa, marinha e pedras mais usadas, e areia para paisagismo, parquinho e quadras.

Veja os aspectos que envolvem as luvas de proteção epi

As Luvas de proteção epi fazem parte dos equipamentos de proteção individual (EPI) e são destinadas à proteção das mãos nas mais variadas tarefas.

Possuem formatos simples, mas também há modelos mais complexos para trabalhos específicos. Precisam ser utilizadas para segurança e proteção.

São consideradas itens obrigatórios em chão de fábricas, canteiros de obras, setores de diferentes indústrias, assim, deixando a tarefa mais segura de ser realizada.

Elas são usadas por profissionais que precisam mexer com substâncias corrosivas, de natureza química, que podem provocar algum dano ou alergia na pele.

Também são necessárias para serviços de manutenção e limpeza de locais públicos como: terminais rodoviários, metrô, trem, hospitais, entre outros, pois tem alto fluxo de público e, também, é usado para manipular substâncias dentro de laboratórios ou em clínicas, pois o uso de seringas e agulhas é corriqueiro.

Além da proteção, ela deixa a mão mais bonita esteticamente, vale ressaltar que a área das mãos pode ser considerada a área do corpo que mais envelhece se comparada a outras regiões corporais.

Para manusear qualquer tipo de materiais para construção é necessário usar os EPIs específicos para não expor a integridade física do colaborador.