Como fazer da sua casa um ambiente sustentável

“Ao ler esse texto você vai encontrar dicas de como transformar sua casa em um ambiente sustentável ”

A preocupação com os danos que causamos ao meio ambiente vêm aumentando cada vez mais com o passar dos anos. Hoje muitas pessoas estão aderindo a um estilo de vida mais sustentável, seja não consumindo produtos de origem animais, diminuindo o uso de canudos plásticos e até mesmo reutilizando roupas e sapatos.

Essas atitudes já fazem uma grande diferença no dia a dia, mas ao olharmos nossa casa com a perspectiva social e não como só um bem pessoal quanto impacto ela causa no mundo?

Se olharmos por esse ângulo essa pode ser a chave para um fio condutor da mudança de alguns atos que cometemos no dia a dia e acabam causam danos muito grandes ao meio ambiente.

Tendo consciência destes atos podemos começar com alguns atos que apesar de serem pequenos fazem uma grande diferença, e então investir em grandes mudanças como, por exemplo, telhados de verde, jardins suspensos muito comuns em alguns imóveis em São Paulo, hortas, compostagem e até itens de decoração sustentáveis. Separamos algumas dicas para que não perca tempo e comece ainda hoje esses pequenos passos!

Pequenas atitudes

Ao começarmos a mudar nossa casa gradativamente conseguimos perceber a nossa evolução de como passamos do pessoal para o social.

Um hábito que gera muito lixo é a utilização de guardanapos de papel e sem perceber acabamos utilizando mais de um por refeição, para evitar esse tipo de produção em excesso de lixo comece trocando seus guardanapos de papel por guardanapos de pano, desta forma você estará diminuindo uma grande parcela da produção de lixo em sua casa.

Ao escovar os dentes você nem imagina o quanto sua escova pode ser prejudicial ao meio ambiente, pois a principal matéria prima das escovas são o plástico e petróleo que além de precisarem de muita energia para serem produzidos levam anos para se decomporem e durante seu processo de decomposição liberam toxinas que são prejudiciais ao meio ambiente.

Troque sua escova de dente de plástico pela a de bambu os cabos são inteiramente de bambu a escova foi pensada para ser biodegradável  com certas feitas de nylon-4 que se degrada em menos tempo do que nylon-6 utilizado nas escovas comuns.

A água não é um recurso que pode acabar um dia então não podemos desperdiçá-lo, comece lavando sua roupa e aproveitando a água para lavar calçadas carros caso você não consiga utiliza a mesma água de suas roupas para essas tarefas armazene água da chuva muitas pessoas já utilizam desta técnica, além destes cuidados você deve verificar se não existe nenhum vazamento de água em sua casa, pois o desperdício será imenso.

Decoração

Quando pensamos em decorar nosso imóvel de forma sustentável parece um grande desafio, mas com pequenas mudanças podemos deixar nosso lar além de bonito sustentável.

Lâmpadas

As lâmpadas incandescentes consomem muito mais energia do que as lâmpadas de LED que não consomem tanta energia e ainda acabam iluminando muito melhor do que as incandescentes que podem até deixar o ambiente mais quente e desagradável.

Uma boa pedida são as lâmpadas fluorescentes, conhecidas por serem mais frias e brancas e podem economizar até 66% de energia algumas casas a venda em São Paulo já possuem instalado esse tipo de lâmpada. Para reduzir o uso das lâmpadas você pode sempre abrir bem suas janelas e cortinas deixando a luz natural entrar e aproveitando para que o ambiente fique muito mais agradável.

Plantas

As plantas são uma ótima opção para decorar o ambiente e apesar de vermos elas apenas como um objeto de decoração e cultivo elas fazem a purificação do ar no ambiente uma ótima opção é a planta aranha também conhecida como Clorofito, esse tipo de planta é muito resistente e se adaptam em ambientes com sombra dando flores brancas e com uma folhagem pendente e elegante que garantem um charme ao ambiente.

Reutilize

Os caixotes carretéis e pallets de madeira podem ser reutilizados e trazer um toque único para sua casa. Caixotes que são muito comuns em feiras para armazenamento de frutas e verduras podem servir desde centros de mesa, estantes para organização e até de caminha para seu animalzinho de estimação os caixotes ficam bem em qualquer ambiente, mas antes é preciso lixá-lo e passar um anticupim caso você queira também pode se passar algumas camadas de tinta da cor que mais lhe agradar, caso você queria pintar busque por tintas ecológicas.

Os pallets assim como os caixotes são muito versáteis na hora de decorar, você pode usá-los no jardim ou até mesmo criar móveis lindos como um sofá ou cama, se você que um ambiente organizado mais não gosta do espaço que uma estante ocupa os pallets são ideais nesse caso, pois eles ficam suspensos e trazem um charme á mais ao ambiente, além desta opção você também pode fazer um móvel mais diferente como, por exemplo, um balanço no seu quintal.

O pallets combina com uma decoração mais clássica e até em um ambiente com um ar mais rústico mas antes de utilizá-los lembre-se de lixá-los e passar o anticupim esse é um processo que deve ser realizado em qualquer tipo de material reutilizado de madeira.

 Os carretéis são um pouco mais difíceis de achar eles são utilizados para transportar cabos e fios de rede elétrica e telefônica, o carretel proporciona um toque de estilo e sofisticação, em qualquer ambiente de sua casa é só preciso um pouco de criatividade e você terá ambientes lindos cheios de estilo e únicos, ele pode ser utilizado como mesa de centro, estante e até mesmo criado mudo.

Essas foram nossas dicas para você ter um casa mais sustentável, com um passo de cada vez fazemos a diferença e o meio ambiente agradece! 

“Gostou desse texto? então compartilhe com seus amigos para eles também mudarem seus  hábitos e ajudarem o meio ambiente ”