Como são feitas as instalações elétricas na construção civil?

O planejamento das instalações elétricas é uma das etapas mais importantes na construção civil, porque a distribuição de energia no imóvel interfere diretamente na sua utilização.

Por isso, a contratação de eletricista capacitado, com experiência de mercado e acesso aos melhores materiais, garante uma boa instalação elétrica.

A qualidade é uma peça chave para beneficiar os usuários e atividades realizadas no espaço, sejam elas industriais, comerciais ou residenciais.

As instalações elétricas são capazes de aumentar a produtividade, ao impulsionar a otimização do uso de energia, desde que sejam projetadas corretamente.

Sistemas de distribuição de energia

Nas aplicações em que a potência exigida excede a fornecida pelas concessionárias, o que pode ocorrer em empresas e indústrias, principalmente, é comum a instalação de cabine primaria e secundária.

Os equipamentos estão ligados aos sistemas de alta ou média tensão, atuando na adequação da corrente elétrica. Tratam-se de subestações de distribuição, destinadas a consumidores com demanda maior que 75kw.

A energia passa por ambas as cabines, sendo que a rede primária tem uma distribuição de energia maior, com média tensão. Isso possibilita a alimentação de residências inteiras ou até mesmo de comércios. Por sua vez, a secundária atua com baixa tensão, com capacidade para alimentar cargas específicas.

A principal vantagem na instalação dos sistemas é a economia de energia elétrica, que pode ter uma redução de até 30% nas faturas das concessionárias.

Com relação à fabricação de cabine primaria preço e secundária, é possível citar pelo menos quatro tipos:

  • Cabines convencionais em alvenaria;
  • Cabines convencionais com blindagem;
  • Cabines simplificadas e compactas;
  • Cabines em alvenaria simplificada;
  • Entre outros variados tipos.

Todos os tipos de cabines disponíveis são extremamente duráveis, com alta resistência contra choques mecânicos, ações da umidade, variações de temperatura e até processos de corrosão. Lembrando que elas servem tanto para a primária quanto para a cabine secundária.

Devido ao fato de serem montados e testados em fábrica, os equipamentos podem ser considerados de alta precisão. Isso implica em menor incidência de falhas, contribuindo para menos acidentes.

Controle do bom funcionamento

Os projetos de engenharia civil também demandam a instalação de painéis de comando elétrico. Ele é formado como uma espécie de caixa ou quadro de metal, abrigando todos os disjuntores, interruptores, temporizadores e outros elementos elétricos envolvidos nas instalações.

O painel elétrico tem como funções, portanto, a distribuição e o controle dos sistemas de eletricidade, operando como um centralizador de comandos elétricos.

No projeto de eletrica, os componentes impossibilitam a sobrecarga de energia, dificultando danos aos maquinários ou aparelhos conectados às fontes de alimentação.

Com relação à montagem do painel elétrico, ele é feito em estrutura metálica, garantindo maior proteção e segurança às instalações.

Também é do painel elétrico que partem um ou mais circuitos de alimentação ou terminais de alimentação elétrica. Os circuitos podem ser monofásicos, ou 110v, bifásicos, com 220v, ou ainda trifásicos.

Os últimos são indicados especialmente para o uso de equipamentos de alta tensão, e por isso se fazem mais presentes nos ambientes industriais ou empresariais.

A opção de montagem de painel elétrico com barramentos é imprescindível para a segurança, impedindo a ocorrência de incêndios originados de curtos circuitos ou sobrecargas. Portanto, no caso de sobrecarga no recebimento ou distribuição de energia, o sistema evita danos maiores.

É estritamente necessário que cada componente seja fabricado segundo as normas técnicas de regulamentação, como uma forma de certificar a segurança de todos os usuários do imóvel.

Além disso, para garantir o funcionamento de todos os equipamentos envolvidos nas instalações elétricas, recomenda-se a consultoria em serviços elétricos.

Consultoria em instalações elétricas

Por meio da consultoria, o atendimento de profissionais especializados pode facilitar os projetos, oferecendo soluções modernas e antes impensadas. A contratação de empresas especializadas também tem o benefício de oferecer todo o suporte técnico necessário para as instalações.

Com isso, todos os componentes têm seu funcionamento monitorado, o que também envolve sistemas de iluminação e demais componentes elétricos dos empreendimentos. As análises têm o objeto de prever aspectos que podem agir como causadores de desequilíbrio no consumo de energia.

As contratações devem ser feitas mediante orçamentos detalhados, em busca do preço mais competitivo do mercado. Também recomenda-se muito cuidado ao ler e firmar contratos, evitando desentendimentos com as equipes de responsáveis pelos projetos.

As recomendações ajudam a alcançar instalações elétricas de qualidade, com capacidade para contribuir para a produtividade e otimização de todas as atividades realizadas nos empreendimentos em questão.