Confira algumas dicas para manter a segurança da sua casa

A insegurança é algo que, infelizmente, faz parte do cotidiano dos seres humanos. Nos últimos tempos, a procura por itens de segurança residencial vem aumentando.

Percebendo este interesse, as empresas estão aprimorando seus equipamentos para garantir maior comodidade e tranquilidade para seus clientes.

Entretanto, os itens clássicos ainda sim são os mais procurados, como por exemplo as cercas elétricas, alarmes e câmeras de segurança, entre outros.

Telas galvanizadas

Como opção mais comum, a tela galvanizada ondulada é feita de materiais extremamente versáteis, de forma que eles possuem diferentes aplicações, sempre entregando ótima performance em todas elas.

Essa tela pode ser aplicada em diversos projetos, como de proteção e cercamento de espaços, na construção civil ou decoração, de modo a evitar invasões, podendo ser instalada em

  • shoppings;

  • áreas residenciais;

  • escolas;

  • parques;

  • indústrias.

Além dessa ampla variedade de uso, a tela ondulada apresenta o benefício de ter preço acessível. Há, ainda, outros usos, como cercamento de hortas (para proteger plantas e minimizar o risco de danificá-las) e áreas de criação de animais, minimizando a possibilidade de fuga.

Arame farpado de segurança

arame farpado de segurança é uma opção um pouco mais eficiente quando se trata de segurança de imóveis, sejam residenciais, comerciais ou industriais e é utilizado para evitar invasões, pois se trata de um material extremamente cortante, onde o mínimo contato com a pele pode causar ferimentos graves.

Ele é formado por dois ou mais fios de arames que são envoltos entre si, formando um cabo grosso e bastante reforçado que contém, de espaço em espaço, farpas afiadas como se fossem espinhos.

Ele também pode ser em dois formatos, aquele mais comum onde o fio é reto e o que possui fio em espiral, porém ao invés de espinho, possui pequenas lâminas sem praticamente nenhum espaço entre elas. Deve ser instalado no topo de muros ou alambrados da forma correta por uma empresa especializada.

A tecnologia, assim como em outras áreas, está presente buscando praticidade e eficácia para manter terrenos seguros, seja com monitoramento ou até mesmo a cerca eletrica, que é um aparelho de segurança que tem como função básica repelir e assustar quem tentar passar por muros de propriedades, ilegalmente.

Assim como o arame farpado, as cercas causam ferimentos graves no invasor. Porém devem conter uma amperagem extremamente baixa que não ocasione morte na pessoa, apenas uma sensação desagradável devido ao choque de efeito inibitivo.

Dentre as vantagens de se investir em uma cerca eletrica estão o baixo custo de energia para seu funcionamento, material resistente, durável, ótimo meio de segurança, confiável e barato em relação a outros meios de segurança.

Além do fato de que quem tentar cortar ou quebrar cerca elétrica terá problemas, já que é quase impossível e o choque nesses casos será inevitável.

Alarme residencial

Outra opção são as cameras de segurança que, além de intimidar um possível invasor, possibilita a verificação do que está acontecendo no local e quem entra ou sai do ambiente.

Outro ponto, é que em caso de invasão, qualquer ação realizada por esse intruso no local será gravado pela câmera de segurança, o que ajuda na identificação do indivíduo e aumenta a chance para a vitima fazer seu reconhecimento posteriormente, além de em alguns casos estarem conectavas a uma central permitindo uma ação mais rápida e eficaz.

As câmeras de segurança podem e devem ser utilizadas não apenas em momentos nos quais não há pessoas, ou seja, deve funcionar também em horários em que exista fluxo de pessoas naquele ambiente, possibilitando ter um controle maior e mais efetivo sobre tudo que está acontecendo o tempo todo.

No caso do alarme residencial, não são nenhuma novidade nessa área. Mesmo assim, não deixam de ser eficientes, afinal, o invasor dificilmente permanecerá no local com um barulho ensurdecedor incomodando toda a vizinhança e alertando de que algo está errado.

Ele é formado por uma série de sensores apontados para portas e janelas que envia um sinal para a central que tem suas configurações bloqueadas por uma senha, fechando uma espécie de circuito. Quanto esse sinal é cortado o alarme é disparado imediatamente.

Deste momento em diante, os próximos passos variam de empresa para empresa, algumas utilizam disparo de flashs para enviar fotos do local diretamente a central ou até mesmo aviso automático à polícia.

O uso desse tipo de ferramenta vem se tornando mais comum pois seu custo de manutenção é baixo e possui grande eficácia. Não se esqueça de contatar profissionais qualificados para realizar esses serviços.