Conheça as melhores opções de telhados e coberturas

A instalação de toldos e coberturas é um dos fatores mais importantes quando estamos falando da construção civil. Isso porque é necessário fornecer o máximo desempenho em proteção às pessoas e aos espaços, garantindo maior conservação das estruturas e evitando desgastes causados pelas intempéries do clima, tais como as chuvas e a forte incidência solar.

Mais quais são as opções oferecidas atualmente pelo mercado desse segmento? É melhor contar com telhados, que possuem uma composição mais convencional, ou com as coberturas, que podem até mesmo apresentar desempenho retrátil? Além disso, quais são os benefícios fornecidos por cada modelo?

No artigo a seguir, fique por dentro das respostas para essas e outras perguntas sobre o tema. Acompanhe, ainda, detalhes sobre a relação custo-benefício e como garantir aplicações e instalações de qualidade sem abrir mão da economia e da redução de custos.

Telhados de cimento

São diversos os modelos de telhados, motivo pelo qual é importante optar por composições que sejam coerentes tanto com as demandas estruturais do espaço quanto com as demandas estéticas, ou seja, de impacto visual.

No geral, os telhados não ficam à mostra quando avistados das vias públicas, de modo que o mais indicado é pensar em uma arquitetura que favoreça o uso desse item em prol da decoração.

O telhado de cimento é altamente indicado nesse contexto, pois ele dispõe de extrema uniformidade e ainda garante benefícios com relação à resistência e à durabilidade.

Tudo isso sem falar que auxiliam na regulagem de temperatura interna, sendo ideais para ambientes mais frios, e podem durar muito mais tempo.

No canteiro de obras, o telha de cimento preço é um destaque por conta da ótima relação custo-benefício oferecida por esse produto.

Afinal, uma de suas principais vantagens é o fato de que essas telhas raramente se quebram, mesmo durante a locomoção no canteiro de obras. Porém, vale lembrar que todo cuidado é pouco, evitando prejuízos e acidentes.

Além de possuírem mais permeabilidade, essas telhas se encaixam perfeitamente e garantem um visual uniforme e impecável que chama a atenção mesmo a distância. Além do alinhamento perfeito, ainda, vale a pena destacar o fato de que esse tipo de telhado apresenta uma vida útil prolongada.

Telhas sanduíche

Já a chamada telha sanduiche é obtida a partir da mistura de diversas camadas produzidas por materiais distintos, garantindo o melhor efeito de fechamento e a firmeza necessária para a estruturação de telhados e coberturas, sejam elas destinadas a empresas, instituições ou residências.

São diversos os benefícios promovidos pelo uso desse tipo de telha, dentre eles:

  • Custo-benefícios de excelência;
  • Resistência e durabilidade extremas;
  • Isolamento térmico garantido;
  • Isolamento acústico de qualidade.

Existem diferentes modelos de telhas sanduíche disponíveis no mercado. Os modelos feitos a partir de perfis ondulados ou trapezoidais, por exemplos, são mais utilizados em demandas de formação de arcos, enquanto as coberturas curvas exigem a utilização de lã de vidro na composição da telha.

Coberturas

Já as coberturas são opções mais práticas e que não deixam a desejar na eficiência e nem mesmo no aspecto visual. Vale lembrar, porém, que existem diferentes tipos de cobertura, sendo que elas são indicadas especialmente para áreas externas e segmentos de atuação mais hostis, como os galpões e armazéns em fábricas e indústrias.

Por isso, a cobertura de estacionamento é um exemplo muito comum para ilustrar o efeito promovido.

O que não pode deixar de ser mencionado, porém, é que existem modelos especialmente desenvolvidos para a instalação em espaços residenciais, tornando-os muito mais protegidos contra chuvas e a constante incidência solar sem deixar de lado o aspecto estético.

Isso porque materiais como o vidro podem gerar um impacto visual extremamente positivo e que garante muito mais elegância e sofisticação. Quando a demanda é por praticidade, por sua vez, a cobertura móvel é a opção ideal.

Entre as principais vantagens das coberturas retráteis, podemos destacar:

  • Versatilidade de modelos, formatos e materiais;
  • Garantia de desempenho elevado;
  • Praticidade e comodidade no cotidiano;
  • Manejo simples e intuitivo.

Com isso, é possível obter uma varanda, um espaço de produção ou até mesmo uma área gourmet muito mais sofisticada e sem abrir mão da iluminação natural por meio do uso de materiais como o policarbonato ou o vidro.

Além disso, o desempenho retrátil permite que a cobertura seja aberta ou fechada conforme as preferências de cada momento, proporcionando também mais qualidade em ventilação natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *