Conheça as opções de cobertura para a sua garagem

Garagem descoberta pode ser um problema para os carros que ficam expostos à ação da chuva ácida e do Sol.

Por isso, contar com uma cobertura para garagem pode ser uma ótima opção para evitar o desgaste e deterioração da tinta, além de evitar possíveis acidentes com a queda de objetos em cima dos veículos.

No mercado, existem diversos tipos de coberturas e toldos que podem ser instalados em espaços diferentes.

Por terem mecanismos distintos, essas soluções trazem, além do benefício, um ar estético adequado ao seu local de instalação.

Quais os tipos de cobertura?

A cobertura retratil é uma das novidades mais recentes e mais utilizadas hoje em dia. Com a estrutura da base toda em metal, que pode ser de aço, ferro galvanizado ou alumínio para serem mais leves, esse tipo de cobertura é ideal para quem divide a garagem com o espaço de lazer.

Por ser móvel, o mecanismo permite sua abertura e fechamento de forma prática, sempre deixando uma parte do ambiente coberta. Pode ser de vidro ou policarbonato e ainda há a possibilidade de ser manual ou automatizada.

Já a cobertura de policarbonato alveolar preço também é uma ótima opção para quem busca por uma estrutura fixa, altamente resistente e que, ao mesmo tempo, tem um apelo estético muito bonito.

Esse tipo de cobertura permite que ela seja instalada em diversos espaços com tamanhos e formatos diferentes.
Isso porque a telha de policarbonato pode ser moldada em formas arredondadas para garantir o melhor acabamento estético e funcional, colaborando, também para o escoamento da água das chuvas ou limpeza.

Além disso, o policarbonato alveolar pode ser encontrado no mercado em cores diferentes como o branco, azul, fumê, transparente liso e transparente fosco.

Já para quem busca por uma opção diferenciada, mas que também traz o resultado esperado, pode optar pelo toldo retrátil.

Sua estrutura pode ser feita em ferro galvanizado, alumínio ou aço, e ele pode ser acionado de maneira manual, com redutores, manivelas ou molas de pressão, ou de maneira automática por meio de controle.

Confira algumas medidas e projeções (o quanto o toldo irá abrir ou cobrir) que o ambiente pode ter para tornar a instalação mais assertiva, trazendo um resultado de ótima qualidade para o uso do toldo para garagem:

  • Largura mínima de 0,80 metros;
  • Largura Máxima em Alumínio 4,50 metros;
  • Largura Máxima em Alumínio 7,00 metros;
  • Largura Máxima em Ferro Galvanizado 7,00 metros;
    Projeção mínima de 0,50 metros;
  • Projeção Máxima em Alumínio de 2,00 metros;
  • Projeção Máxima em Ferro Galvanizado de 3,00 metros.

Atente-se aos acessórios

Seja qual for a sua escolha, não deixe de instalar materiais complementares que ajudam no escoamento de água das chuvas ou mesmo de limpeza.

Independentemente de qual estrutura utilizar, é importante fazer o uso de materiais complementares como calhas e rufos para que a captação de água da chuva ou limpeza seja feita de forma correta e não escorra pelas laterais, correndo o risco de atingir alguém ou alguma parte do ambiente.

Afinal, quando cobrimos uma garagem, queremos que o veículo fique abrigado do Sol e da chuva.

Para realizar a instalação de Calhas, é importante saber qual o material mais adequado para aquele ambiente. É possível encontrar em lojas de materiais de construção calhas de alumínio, ferro galvanizado e plástico.

Pesquise sobre as empresas

Saber a reputação da empresa contratada para o serviço é muito importante na hora de decidir por um orçamento.

As coberturas podem ter um preço inicial um pouco elevado, afinal, dependem de estruturas físicas grandes, o que leva ao uso de uma boa quantidade de materiais.

Todavia, é importante levar em conta que quanto melhor a qualidade dos materiais utilizados, maior será o preço. Por isso, busque por referências e saiba qual a reputação daquele fornecedor no mercado.

Além da qualidade dos materiais, também pesquise sobre o tempo que aquela empresa leva para entregar o serviço e se ele é feito da forma adequada, sem deixar nenhuma parte da estrutura solta ou com vazamentos.

Após a contratação do serviço e instalação da cobertura, faça testes na presença do representante da empresa contratada, para ver se todas as estruturas estão funcionando adequadamente e em harmonia.

Não tenha medo de jogar água nos toldos e telhas, afinal, é necessário saber se o produto instalado está sem vazamentos e bem vedado.