Construção: demolição e terraplanagem

O segmento da construção civil é um dos mais importantes em um país, sendo responsável pela edificação de variados imóveis, assim como outros elementos de infraestrutura, como pontes e viadutos.

Em muitos processos que envolvem a construção civil, pode ser necessário realizar a demolição de um espaço. Isso porque o terreno pode ser aproveitado ou até mesmo, determinado imóvel pode apresentar diversas deteriorações, ocasionando problemas futuros.

No entanto, existem vários tipos de demolição e diversos pontos, assim como estudos precisam ser realizados, com o objetivo de verificar quais são os impactos dessa ação.

Os tipos de demolição

Existem três principais tipos de demolição que podem ocorrer em um imóvel. O primeiro trata sobre uma demolição mecânica, utilizando máquinas para remoção de paredes ou lajes, por exemplo.

Outro tipo de demolição é por implosão, ou seja, utilizando alguns explosivos e agentes químicos para derrubada de prédios e imóveis de grande porte.

Nesse caso, o processo é mais complexo e precisa contar com estudo de impacto local, assim como o isolamento da área. Para ações com menor complexidade, também existe o processo de demolição manual.

A importância da terraplanagem

A partir do momento que uma demolição é realizada, muito entulho, sujeira e poeira é espalhada. Com isso, o terreno precisa ficar limpo e compacto para receber a obra. Neste caso, o serviço de terraplenagem é indispensável.

Esse tipo de serviço tem como objetivo deixar o terreno plano, remover buracos, excesso de terra e deixá-lo apto para receber a construção.

Com isso, esse serviço conta com vários equipamentos de auxílio, como é o caso de escavadeiras, assim como os rolos compactadores.

Esse serviço também é feito a partir de um projeto de construção, assim como um projeto topográfico que determina como esse terreno deve estar para o recebimento dos materiais e do próprio processo de construção.

Por se tratar de um projeto complexo, ele deve ser feito a partir de análises técnicas, relatórios e pessoal especializado.

A construção e elementos de segurança

Com a demolição e o serviço de terraplanagem realizados, chegou o momento da construção. Nesse processo, já existe um projeto tanto de construção, como hidráulico e elétrico para orientar a obra.

A obra é um processo complexo que exige vários elementos e falaremos sobre alguns deles nesse artigo.

O primeiro é ressaltar a importância dos elementos metálicos em um processo de construção. Um dos mais utilizados é o aço para construção, exatamente porque esse material apresenta elevada resistência, durabilidade e ao contrário do ferro, não corrói ou enferruja.

Por isso, o aço pode ser utilizado tanto em elementos de estrutura do imóvel ou do empreendimento, assim como elementos de sustentação, como é o caso de sustentação para telhados ou para empreendimentos mais complexos, como é o caso de construções de pontes, por exemplo.

Sem dúvidas, além do aço, outro tipo de metal que é altamente utilizado em uma obra da construção civil é o vergalhão de ferro. Esse tipo de material é altamente utilizado para sustentação e na parte estrutural do imóvel.

Esse vergalhão consiste em uma barra, que também pode ser de aço e contribui para criar um concreto armado. Esse tipo de concreto, por sua vez, é uma estrutura que pode ser utilizada em vários tipos de fundações, como é o caso de:

  • Paredes;
  • Nas calçadas;
  • Em lajes;
  • Para sustentar vigas.

Sendo assim, é um material com uma versatilidade e usabilidade altamente elevada, reforçando sua importância dentro da construção civil.

Além do próprio aço, ou até mesmo do vergalhão de ferro, outro material bastante utilizado é a coluna de ferro, com o levantamento da coluna de ferro para construção preço.

A coluna de ferro é resistente, durável e garante um bom suporte para todo o imóvel. Diante da importância desses materiais é fundamental realizar diversos orçamentos, com o objetivo de encontrar um material que tenha qualidade, por um preço acessível.

Falando um pouco sobre a segurança de um imóvel, esse processo já tem início na segurança da obra. Por isso, tanto os funcionários, como os equipamentos e materiais do local precisam oferecer qualidade.

Uma das ações é prevenir acidentes, como é o caso de incêndios. Por isso, o local deve contar com extintores que tenham passado pelo processo de recarga de extintores e estejam aptos para combater o princípio de incêndio.

A depender do tipo de obra, assim como sua complexidade, em alguns locais existem hidratantes que são instalados, com o apoio de uma mangueira de bombeiro para facilitar o processo.