Dicas de segurança para reformas e construções

Reformar e construir requer muitos cuidados quando o assunto é segurança. É muito importante primar por esse quesito e se atentar a todas as necessidades que a obra venha a apresentar.

As instalações elétricas, por exemplo, precisam ser bem planejadas para que funcionem corretamente e não apresentem riscos de curto circuito ou até incêndios.

Para que seu projeto tenha toda a segurança de que precisa, é importante contar com profissionais experientes que irão analisar as necessidades que a construção precisa para o sistema elétrico, além de garantir que haja todos os itens necessários de prevenção contra incêndio.

Neste artigo vamos dar algumas dicas para você não se esquecer da segurança.

A importância de um bom projeto elétrico industrial

A eletricidade é uma necessidade diária dos seres humanos. É por meio dela que conseguimos realizar diversas atividades como trabalhar, ter acesso à informação por meio da televisão, rádio e internet, utilizar diversos equipamentos para cozinhar, como fornos micro-ondas, geladeira, etc.

Mas para que um imóvel atenda a essas necessidades, ele precisa de um bom projeto eletrico residencial, que conta com itens como:

  • Disjuntores;
  • Cabos;
  • Fios;
  • Eletrotubos e tubos;
  • Lâmpadas;
  • Tomadas;
  • Interruptores.

Todos esses componentes precisam ser corretamente pensados para que o sistema elétrico de uma residência seja corretamente instalado.

Tomadas mal projetadas, fios expostos ou uma corrente elétrica falha podem trazer diversos prejuízos, como riscos de incêndios e explosões, consumo exacerbado de energia, dentre diversos outros problemas.

Para que seu projeto de construção tenha acesso a um sistema elétrico adequado, é importante contar com boas empresas de instalações elétricas em SP, pois essas empresas dispõem de profissionais como engenheiros elétricos e eletricistas que são altamente capacitados para promover o bom funcionamento elétrico de sua residência ou empresa.

Quando uma pessoa está construindo, é comum que se preocupe com uma estrutura segura e bem planejada, por isso, procuram por profissionais como engenheiros e arquitetos.

Também existem as empresas de engenharia civil SP que estudam minuciosamente o terreno e o tipo de construção mais adequado e, se a estrutura é prioridade, o sistema elétrico também.

Mas isso também é importante na construção de imóveis comerciais, aliás, quando o assunto é esse tipo de imóvel, é importante que ele conte com alguns sistemas de segurança contra incêndio. Vamos falar um pouco mais a respeito disso no tópico a seguir, confira.

A importância da segurança contra incêndios

Proteger-se e evitar incêndios é importante em qualquer tipo de imóvel, mas quando se trata de imóveis comerciais ou condomínios, é importante que eles possuam alguns itens específicos que visam à prevenção.

Os principais elementos que compõem um sistema de prevenção e combate a incêndios são:

  • Extintores;
  • Alarmes;
  • Sprinkles;
  • Detectores de fumaça.

Além desses itens, diversas empresas têm um projeto de prevenção e combate a incêndio, que conta com a formação de brigadas, realização de treinamentos e disposição de equipamentos adequados.

Para que um imóvel comercial ou um condomínio possa realizar suas atividades e ser utilizado diariamente, ele precisa estar em dia com esses sistemas de prevenção, para ter acesso a um laudo obrigatório do corpo de bombeiros.

Esse laudo, conhecido como laudo avcb, constata que o imóvel possui essas condições e está seguro para o uso.

O laudo avcb corpo de bombeiros sp possui de 1 a 5 anos de validade e deve ser renovado sempre que necessário. Imóveis que não possuam esse laudo podem estar sujeitos a interdições, dentre diversas outras punições previstas em leis.

Para evitar esse tipo de prejuízo, as empresas responsáveis estão sempre em contato com um sistema eficiente de prevenção e combate a incêndios e buscam informações sobre laudo avcb preço.

Mas é importante lembrar que esse laudo apenas pode ser emitido pelo corpo de bombeiros da sua cidade, não tendo validade se emitido por outros órgãos ou instituições.

O corpo de bombeiros conta com profissionais aptos a avaliarem as reais condições do imóvel, bem como as reais possibilidades e riscos de incêndio.

Projetar corretamente o sistema elétrico de um imóvel e garantir que ele possua todas as condições de combate e prevenção contra riscos de incêndio é fundamental.

Isso garante segurança, conforto e melhora o dia a dia, seja na sua residência ou na sua empresa. Prezar pela segurança nunca é demais, aliás, é uma obrigação que visa a proteger a integridade física e oferecer o que há de melhor para o seu imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *