Diversidades que envolvem a construção civil

A construção de casas e prédios é complexa e demanda planejamento e conhecimento técnico. O objetivo principal é garantir que todo esse processo tenha segurança e qualidade máxima para o cliente.

Antes mesmo de iniciar as obras é preciso realizar procedimentos para preparar o terreno, assim como outras ações que são indispensáveis para deixá-lo adequado para a construção de um novo imóvel..

Ações iniciais: a terraplanagem

Antes de iniciar a construção é preciso realizar a terraplanagem. Este procedimento consiste na remoção excessiva de terra e pedras, e consequentemente um processo de compactação do solo por meio de um compactador a gasolina.

Para que uma construção tenha início e possa investir na fundação e infraestrutura, o terreno não pode apresentar desnivelamento, pois isso comprometeria todo o projeto da obra, sendo necessário nivelar o terreno a partir dos conhecimentos de densidade do solo, tipo de solo ou ambiente rochoso.

No caso do compactador a gasolina, também existe o modelo elétrico, que também pode ser chamado de socador de terra a gasolina, conhecido como “sapo”.

É importante ressaltar que estes materiais de construção podem ser locados em uma empresa especializada. Com isso, é possível contar com uma máquina moderna para a realização das atividades sem gastar além do orçamento previsto.

Outros materiais podem ser locados na construção, como é o caso do andaime tubo roll locacao, andaimes, escavadeiras, tratores e caçambas de lixo.

A instalação de poços artesianos na construção

Em uma construção, muitos clientes decidem perfurar um poço artesiano, com o objetivo de realizar o abastecimento de água residencial e da construção civil. Mas, o processo de instalacao de poco artesiano é complexo e requer uma equipe especializada.

Primeiro, deve ocorrer uma análise da área para verificar qual é o ponto que deve receber os furos para instalar esse poço tubular com mais profundidade. Depois deste processo de perfuração, é preciso instalar os equipamentos responsáveis pelo bombeamento e captação da água.

Neste processo, é importante que ocorram testes de vazão e que a qualidade da água seja analisada por meio de relatórios feitos por profissionais qualificados no segmento.

Para instalar esse tipo de poço geralmente é utilizado um kit com:

  • Motobomba;
  • Tubos diversos;
  • Cabeamento ligado à eletricidade;
  • Conexões da parte hidráulica;
  • Painel elétrico para o comando.

Para que a instalação desse kit seja feita da melhor forma, é importante que esse teste de vazão aponte também a profundidade do poço. Neste cenário, também é possível realizar ações de personalização, dependendo do cliente.

O processo de impermeabilização residencial

Na construção das paredes e telhas, assim como de elementos que utilizam concreto, é fundamental aplicar algum material de impermeabilização.

Os impermeabilizantes são utilizados como uma camada de proteção nas paredes ou telhado, com o objetivo de evitar:

  • Infiltrações;
  • Vazamentos;
  • Surgimento de mofo e fungos;
  • Danos na pintura residencial;
  • Corrosão das estruturas utilizadas no telhado.

Por conta disso, esse material é aplicado para aumentar a durabilidade e a proteção do imóvel, evitando novos gastos. Porém, existem vários tipos de material impermeabilizante, e por isso o contato com profissionais qualificados é fundamental para que o cliente saiba qual é o melhor material para sua construção.

Por exemplo, existem materiais de impermeabilização que são rígidos e outros flexíveis. Além disso, a versatilidade do material, sua durabilidade e o custo influenciam no processo de tomada de decisão. Diante de tantos modelos disponíveis, existe a impermeabilizacao de parede com manta.

Também conhecida como “manta líquida” esse tipo de impermeabilização é considerada como flexível ou versátil, sendo indicada para áreas externas e internas do ambiente residencial. Seu uso é de fácil aplicação e sua composição é à base de material acrílico.

Finalização da construção

Após a construção, existem alguns processos de finalização que podem ser realizados com o objetivo de tornar o ambiente residencial ainda mais moderno e confortável.

Por isso, os processos decorativos são tão importantes e precisam ter orientação profissional de um arquiteto ou design de interiores.

Esses profissionais conseguem orientar sobre os elementos decorativos que são tendência no mercado, assim como direcionar os melhores móveis e aspectos para otimizar o espaço e agregar novas áreas.

Como dica desse processo decorativo, podemos ressaltar:

  • Uma pintura moderna, com texturas;
  • Pisos sofisticados;
  • Móveis planejados e com material resistente;
  • Instalação de cortinas;
  • Instalação de tapetes;
  • Eletrodomésticos com qualidade e tecnologia Wi-fi;
  • Acessórios do gosto do cliente;
  • Uso de painéis.

Inclusive, esses painéis podem ser variados, como painel para a parede com a televisão e até mesmo um painel ar condicionado. Esses painéis trazem um destaque para o ambiente, podendo ter um em três dimensões, com o gesso como material principal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *