Do desdobro de lote ao descarte de entulhos: soluções para o canteiro de obras

Uma obra de qualidade e que ofereça todos os recursos para a promoção completa e garantida de segurança, otimização e funcionalidade vai muito além da escolha dos materiais e das estruturas mais indicados. Isso porque é importante levar em conta os itens que fazem parte da composição das coberturas, por exemplo, e as demandas operacionais do cotidiano construtivo.

Por isso, o setor da construção civil conta com métodos adequados de descarte de entulhos e também com soluções práticas e eficientes que geram benefícios também no aspecto econômico na hora de viabilizar coberturas resolutivas.

Outra questão que não pode ser deixada de lado é a obediência às normas regulamentadoras, garantindo a execução legal do projeto.

No artigo que você confere em seguida, saiba mais sobre os aspectos levantados anteriormente e entenda como cada um deles é relevante para o contexto dos canteiros de obras.

Além disso, confira também como promover mais eficiência e qualidade dentro do setor por meio de métodos resolutivos e de acordo com as prescrições da lei.

Desdobro

O chamado desdobro de lote é um procedimento absolutamente importante para o parcelamento do terreno quando há a demanda pela formação de mais de um lote em um mesmo espaço.

Dessa forma, vale lembrar que o desmembramento só pode ser feito dentro de um loteamento previamente aprovado, ou seja, devidamente regularizado perante a Prefeitura Municipal de sua cidade.

Além disso, todas as alterações realizadas devem ser do conhecimento municipal, o que pode ser feito por meio de processos administrativos específicos.

Isso é fundamental para a garantia de alvara de funcionamento, sem o qual a atuação e a construção em qualquer tipo de local ou terreno se torna ilegal e, nesse caso, pode gerar multas, penalidades graves e o imediato embargamento do projeto.

Cobertura de vidro ou policarbonato?

Já quando estamos falando das coberturas, é importante sanar as dúvidas a respeito dos materiais que podem ser empregados nesse contexto. Isso porque, muitas pessoas se perguntam – por exemplo – se o vidro ou o policarbonato são os mais indicados.

Vale esclarecer, portanto, que o primeiro aspecto a ser levado em conta é a demanda do local, já que ambas as composições oferecem diversas vantagens.

A Cobertura em Vidro, por exemplo é muito comum em ambientes externos e cria um efeito de luz e transparência que causa um forte impacto visual, promovendo sofisticação acima da média tanto durante o dia quanto durante os períodos noturnos.

Por isso, os profissionais da arquitetura e da decoração de espaços externos recomendam bastante esse tipo de telhado, que pode ser aplicado em locais sem forro.

Uma das principais vantagens com relação ao seu uso é a qualidade da iluminação natural durante os períodos diurnos, promovendo economia com o consumo de energia elétrica realizado pelas lâmpadas e sistemas de iluminação artificial.

Já a cobertura de policarbonato, que também conta com um índice de transparência bastante elevado, também possui suas diversas vantagens e seu benefícios, motivo pelo qual é aplicada em diversas composições, especialmente quando há uma demanda por mais economia e resistência.

Dessa forma, podemos destacar os seguintes aspectos positivos da utilização de telhados produzidos em policarbonato:

  • Resistência elevada contra impactos;
  • Transparência garantida;
  • Facilidade de limpeza e manutenção;
  • Instalação simplificada;
  • Leveza acima da média.

Isso sem falar que esse tipo de estrutura não propaga chama e ainda promove uma proteção anti-raios UV em um dos lados de cada chapa de policarbonato. Essas chapas podem ser instaladas sobre estruturas metálicas, como de alumínio ou de aço, e também em estruturas de madeira.

Coleta correta de entulhos

A produção de resíduos e entulhos faz parte do cotidiano construtivo, mas esses materiais não podem ser deliberadamente descartados, pois existem normas com relação a esse tipo de descarte, que deve ser feito em locais apropriados.

Além disso, a utilização das caçambas, que são as estruturas de armazenamento para a coleta, deve ser feita de forma cuidadosa e conforme as leis do Código de Trânsito Brasileiro.

O serviço especializado demanda a utilização de um caminhão caçamba que possa içar esse conteúdo com segurança, depositá-lo no veículo e locomovê-lo até o local adequado para o descarte dos materiais dispensados.

Por isso, é necessário contar com uma empresa com experiência no ramo e jamais tentar fazer esse serviço por conta própria, de forma amadora, pois isso coloca as pessoas em risco e pode causar diversos transtornos e até mesmo tragédias.

Nesse caso, conte sempre com um Disk caçamba, obtendo de forma prática e eficiente o serviços seguro de qualidade que deve ser promovido quando estamos falando do armazenamento, transporte e descarte de resíduos e entulhos em geral dentro do cotidiano da construção civil.