Elementos para decoração e segurança residencial

A modernidade, a inovação e uso de itens tecnológicos é uma realidade no cenário atual, para uma adaptação do ambiente residencial. Por isso, em momentos de reforma ou de manutenção é importante agregar itens que tragam esse tom de sofisticação.

Dessa forma, é preciso realizar periodicamente a manutenção ou a troca de:

  • Janelas;
  • Esquadrias;
  • Portas;
  • Pisos;
  • Luminárias;
  • Cortinas.

Estes itens são indispensáveis para o ambiente residencial, e por isso merecem uma atenção especial no momento de uma reforma ou de manutenção.

Além disso, também é preciso pensar na inserção de elementos de segurança que são essenciais para o ambiente residencial ou predial.

Os modelos de cortinas e persianas

Reunir elementos sofisticados e modernos significa criar ambientes com vários itens em sua composição que são importantes para garantir mais comodidade para os moradores, proporcionando uma decoração eficiente e arrojada. Através do uso das persianas madeira é possível criar ambientes assim.

Esse modelo de persianas de madeira é eficiente e bonito, além de proporcionar um tom mais rústico ao ambiente, tornando a decoração mais interessante.

Ao mesmo tempo que existe esse tom mais rústico, também é um modelo de cortina que consegue agregar muita sofisticação e um design mais moderno para o imóvel.

Por isso, esse é um modelo que pode ser utilizado no ambiente residencial para o controle da entrada de luminosidade. Além deste modelo, a persiana aluminio, que é um modelo composto por tiras do material, também são importantes para permitir a entrada de ventilação.

Além disso, esse modelo permite realizar o controle de luminosidade através de um sistema manual ou automatizado, dependendo do sistema instalado no ambiente residencial.

É válido ressaltar que existem outros modelos, como a cortina rolô, sendo necessário realizar o conserto de persiana de enrolar, sobretudo, em casos de cortinas automatizadas.

Elementos de segurança para o ambiente residencial

Um dos pontos que merecem a atenção dos moradores, seja os que vivem em prédios ou em casas, é verificar os aspectos de segurança. Uma casa é um local em que é possível ocorrer diversos acidentes, por isso,existem ações de prevenção e instalações mais modernas que podem garantir que o imóvel fique ainda mais seguro.

Manter a segurança do ambiente residencial externo é essencial. Esse modelo de segurança tem como objetivo prevenir ações externas que possam afetar a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores. Dessa forma, prevenir ações de criminosos é essencial para quem deseja ficar mais tranquilo e livre de assaltos.

Alguns recursos que podem ser instalados para a segurança externa são:

  • Cerca elétrica;
  • Câmeras de segurança;
  • Portão automatizado;
  • Sensores de luzes;
  • Sensores de movimento.

Quando falamos sobre o ambiente externo, não são apenas os assaltos que trazem preocupação. A entrada de insetos e roedores também deve ser evitada.

Por isso, é importante realizar a instalação de telas de segurança, pis elas ajudam a evitar não somente as quedas, mas impedir a entrada indesejada de insetos e animais.

No ambiente interno, existem outros procedimentos que também podem ser feitos para agregar mais segurança ao imóvel. Como exemplo, podemos citar a instalação de pisos antiderrapantes, instalação de corrimão e barras nas escadas e a verificação das instalações internas.

Em alguns imóveis de grande porte, sobretudo, em ambientes prediais, é fundamental que exista a instalação de um extintor co2 6kg em cada andar.

Esse elemento deve ser fixado na parede e usado para o combate inicial de incêndio. Em ambientes prediais, onde existe um maior número de pessoas, é fundamental identificar os pontos que podem ocasionar incêndio, realizando uma manutenção preventiva destas áreas.

Inclusive, os ambientes prediais precisam estar em dia com laudos técnicos de segurança, como o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, além de contar com um plano de prevenção aos incêndios, atestando que o local conta com dispositivos técnicos de segurança.

Estes dispositivos técnicos envolvem:

  • Extintores dentro do prazo de validade;
  • Escadas com sistema anti-queda;
  • Saídas de emergência sinalizadas;
  • Detectores de fumaça;
  • Laudo SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas).

Além disso, a instalação de uma mangueira de combate incendio, próxima de pontos de saída de água, como os hidrantes, também pode ser uma boa estratégia no caso de um princípio de incêndio.

Portanto, os investimentos em elementos de segurança e decoração são essenciais para criar ambientes seguros e confortáveis para os moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *