Elementos que agregam qualidade na obra

O trabalho de construção de imóveis para finalidades residenciais é de responsabilidade das empresas de construção civil. Essa área possui muita relevância no desenvolvimento e crescimento das grandes cidades por meio da obra, com o surgimento de edificações de pequeno, médio e grande porte.

Desse modo, essas empreiteiras, com os seus trabalhos, contribuem para os índices econômicos do país, graças a compra e venda dos imóveis.

Os serviços no chão de obras são muito complexos e exigem pessoas com experiência para ajudar no desenvolvimento da construção. O uso de máquinas, ferramentas e equipamentos modernos são um grande auxílio na execução das tarefas.

O projeto de construção acontece depois que os engenheiros elaboram a planta do imóvel e calculam os gastos da obra.

A quantidade de materiais e elementos fundamentais são listados no planejamento. Organizar todos os detalhes técnicos antes de iniciar o trabalho é uma maneira de deixar o projeto bem alinhado e evitar problemas que possam atrasar as tarefas e, até mesmo, a entrega do imóvel.

Definido todos os itens necessários para o serviço, o engenheiro pode iniciar as atividades. As etapas mais importantes para desenvolver uma edificação são:

  • Elaboração de projeto;
  • Desenvolvimento das fundações e lajes;
  • Vedação (paredes e torre de caixa d’água);
  • Cobertura (estrutura do telhado e telhas);
  • Revestimentos
  • Esquadrias;
  • Instalações elétricas e hidrossanitárias;
  • Pintura interna e externa.

Paredes: obra e revestimento

A criação das paredes nos imóveis é para dividir os ambientes e dar mais privacidade aos cômodos.

A parede de alvenaria é um clássico nas obras civis, sendo elaboradas com tijolos e concreto.

No entanto, outra opção semelhante é a alvenaria estrutural, no qual é usado bloco de concreto para aumentar a sustentação e resistência no imóvel.

Parede de gesso

O gesso é um produto que pode ser usado para a criação das paredes de uma casa.

Uma parede de drywall, como também é chamada, é composta por placas de gesso acartonado. Esse material é muito útil para o revestimento de teto, embutir iluminação e fazer a divisão de ambientes.

Nas lojas e estabelecimentos de materiais de construção há opções das placas de drywall que possuem diferentes finalidades: Branca para ambientes secos e forros; rosa, que possui resistência ao fogo; e verde, para ambientes úmidos.

As vantagens da parede de gesso acartonado são:

  • Baixo custo;
  • Fácil instalação;
  • Bom isolamento acústico;
  • Limpeza na obra;
  • Conforto térmico;
  • Estrutura menos robusta;
  • Aproveitamento da área útil;
  • Variedade de acabamento;
  • Facilidade na manutenção;
  • Qualidade.

Telhado

A função de um telhado é proteger a área interna do imóvel e criar um design na parte externa.

No momento de construir, é importante definir a estrutura, ou seja, se terá um formato reto ou vários lados. Os materiais usados para a estruturação podem ser de madeira ou peças metálicas.

Já as telhas, há uma grande variedade de modelos no mercado, como colonial, portuguesa, sanduíche, galvanizada, fibrocimento e vidro.

Para ter um bom isolamento térmico e acústico, as telhas sanduiche onde comprar é uma ótima escolha.

Em depósitos e lojas de materiais de construção essa telha pode ser adquirida com um excelente custo-benefício para a criação do seu telhado.

Os principais ganhos ao usar essa telha são a economia de energia, não necessita usar forro, reduz a umidade e manutenção simples.

Sistema de armazenamento de água

Investir em um sistema para guardar a água vinda da rede de distribuição é essencial para fazer as atividades diárias na sua casa. Assim, a caixa d’água instalada no telhado é a maneira mais simples e utilizada em diversos imóveis para o fornecimento de água.

No entanto, não é a única opção.

O reservatório tubular, por exemplo, é uma estrutura excelente para quem precisa fazer o armazenamento de uma grande quantidade de água.

O líquido fica no tubo, até o topo, conseguindo suportar de 3 mil até 200 mil litros. Assim, é possível desenvolver uma excelente pressão de água e agregar um design diferenciado.

A fabricação com aço carbono garante resistência e força contra as variações climáticas. Esse tipo de caixa dagua taça necessita de espaço, pois é instalada no chão do terreno, diferente dos modelos tradicionais que ficam no telhado das casas.

Vale dizer ainda que a limpeza desse modelo de caixa é muito simples e prática.

Janelas e controle de luz na obra

Há muitos modelos de janelas que podem ser usadas em uma residência. A veneziana industrial é uma boa escolha para quem deseja ventilação e iluminação nos ambientes, somado a um belo design.

Sendo assim, a utilização de materiais de qualidade criam um toque de sofisticação e resistência para a edificação, conseguindo agradar os clientes e gerando ótimos resultados para as empresas de construção na realização da obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *