Esquadrias, corrimãos e guarda-corpo: entenda a importância

Os acessos de entrada e saída são imprescindíveis nas construções. As portas têm um papel fundamental para isso, mas as janelas são igualmente importantes, possibilitando a entrada de ar nos ambientes.

É essencial que qualquer projeto de construção inclua, desde o início, as informações relacionadas às estruturas, garantindo segurança e funcionalidade.

Para isso, as esquadrias se destacam como peça chave. Elas devem ser escolhidas com atenção às propriedades dos materiais, valor estético e qualidades econômicas.

Além disso, vale a pena analisar a necessidade de instalação de corrimão ou guarda corpo, principalmente no caso de sacadas, varandas, escadas ou mezaninos.

O primeiro passo para fazer boas escolhas, evitando o arrependimento com investimentos ruins, é pesquisar muito sobre as principais tendências em construções, o que se aplica a basicamente qualquer fase das obras.

Dessa forma, fica mais fácil compreender as funções de esquadrias, corrimãos e guarda-corpo, os principais materiais e formatos utilizados.

O que são esquadrias?

Esquadrias são as estruturas que servem como bases para portas e janelas, fornecendo a sustentação necessária para as construções. Elas são fabricadas para resistir a vibrações, a força de ventos e chuvas, incidência solar e variações de temperatura.

Por isso, as esquadrias que são localizadas na parte inferior dos prédios costumam ser ainda mais reforçadas, porque sofrem uma grande pressão dos andares acima.

No entanto, a resistência e a durabilidade das esquadrias são aspectos que estão diretamente relacionados ao material escolhido, assim como a fatores como a exposição aos raios solares, poeira e outros efeitos do tempo.

Versáteis, elas podem ter diversos formatos e funções diferentes, mas sempre na tentativa de agregar segurança e beleza aos imóveis. A escolha das esquadrias geralmente depende do tipo de porta ou janela desejado para a construção. Tendo isso em vista, os materiais mais comuns são:

  • Alumínio, o material mais comum;
  • Madeira, o material mais tradicional nas residências;
  • PVC, versátil e que já vem com acabamento de fábrica;
  • Ferro, que proporciona resistência e beleza;
  • Aço, com boa resistência e acabamento.

As esquadrias de alumínio, entretanto, são as mais convencionais, por terem um custo acessível, grande variedade de modelos e durabilidade que pode alcançar até 30 anos.

Com relação à manutenção, é bastante simples, consistindo na lavagem das peças, sem produtos ou utensílios abrasivos.

Com relação ao acabamento, pode ser anodizado ou com pintura eletrostática a pó. Ambos os processos formam camadas protetoras de óxido sobre o metal, aumentando a resistência anticorrosão e colorindo as esquadrias de alumínio SP.

Entre as esquadrias também há subdivisões para portas, janelas e portões. Basicamente, portas podem ser de correr, de abrir, sanfonadas, camarão, pantográfica ou pivotante.

Já as janelas, geralmente são de correr, basculantes, guilhotina, com folha fixa, entre outros modelos. Algumas também permitem instalar grades, telas ou persianas.

Com tanta diversidade, torna-se fundamental a busca por referências, para garantir a melhor escolha de modelos e materiais.

Corrimão e guarda-corpo: diferenças e importância

Nos sobrados e até nos apartamentos outra estrutura auxilia na segurança dos usuários, principalmente na existência de porta balcão, sacada ou varanda, escadas, mezaninos, passarelas, e outros espaços de trânsito de pessoas.

Nessas situações, a existência de guarda-corpo e corrimão de ferro, alumínio, inox, madeira, ou outros materiais é fundamental. As estruturas são muito importantes para prevenir acidentes, principalmente em ambientes frequentados por crianças, idosos e animais de estimação.

Enquanto o guarda-corpo consiste em uma barreira que impede a queda, corrimãos oferecem um apoio confortável para as mãos, facilitando o equilíbrio e a locomoção das pessoas, e aumentando a segurança.

Como ambas as estruturas também acabam compondo o projeto estético dos imóveis, a dica é não se atentar apenas à barra de ferro preço, mas fazer o máximo de orçamentos em busca de um material que ofereça as características, a estética e o preço desejados.

Para garantir a qualidade das construções, além de investir em materiais de boa procedência, é preciso atentar-se à contratação de profissionais experientes e qualificados. Isso se aplica tanto à mão de obra, quanto à realização dos projetos envolvidos na construção.

A contratação de profissionais como arquitetos ou designer de interiores pode ser bastante benéfica, auxiliando nas escolhas, apresentando tendências e ajudando na resolução de problemas comuns nas obras.

O resultado é um imóvel bonito, de acordo com o gosto dos proprietários ou moradores, funcional, seguro e durável.