Móveis modulados, pré-moldados e planejados

Móveis modulados e pré-moldados têm virado os queridinhos dos arquitetos e decoradores contemporâneos. Se o termo não lhe diz muita coisa, é importante ressaltar que os moveis modulados são aqueles que possuem medidas padronizadas e são desenvolvidos seguindo um padrão preestabelecidos – e, por isso, são mais baratos.

Os pré-moldados são aqueles fabricados por meio da colocação de concreto em um molde – apesar de serem utilizados em obras de grande porte como pontes, edifícios e viadutos, esse material tem sido incorporado em obras menores e mais comuns.

Há ainda a opção dos moveis planejados,
onde todo o espaço é medido para que a construção dos móveis seja exclusiva para o ambiente desejado.

Desta maneira, cada centímetro do espaço é aproveitado de maneira completa, sem que seja necessário ter de ajustar o ambiente aos móveis – já que o inverso já acontece.

Cozinha modulada

A cozinha de madeira maciça modulada é uma opção interessante para quem quer aliar durabilidade e funcionalidade para a cozinha.

Com diversas opções de módulos como balcões, cristaleiras e ilhas, é possível personalizar o espaço ou estação de trabalho de acordo com o gosto do cliente ou o que sugere o arquiteto e o decorador do espaço.

Quando fabricados em madeira maciça, este tipo de móvel modulado consegue entregar um resultado ainda mais interessante à cozinha da sua casa ou apartamento.

No Brasil, a madeira maciça é de árvores reflorestadas de Eucalipto ou pinus e também em madeiras mais nobres, como imbuia e araucária.

Este tipo de madeira é conhecida por ser resistente e ter uma longa vida útil, além de não ser afetado com fatores como umidade, por exemplo – o que é excelente para uma madeira localizada na cozinha.

Outra opção interessante é pensar numa cozinha modulada espelhada, cujos armários possuem superfícies espelhadas, que conseguem oferecer ao ambiente uma sensação de amplitude, fazendo com que, mesmo que a sua cozinha não seja tão grande, ela pareça maior do que realmente é.

Dormitório modulado

Para quem deseja montar um quarto cujas peças sejam encaixadas de maneira ideal, desde o guarda-roupa, a nichos e estantes, uma opção interessante é optar por móveis modulados, que permitem um ambiente ainda mais aconchegante, uma vez que todo o dormitório modulado se encaixa e se complementa.

Cabe ao cliente escolher as cores e partes que mais interessam, de modo a montar um cômodo que faça jus a todo o seu repertório e história.

Quando for optar por determinados móveis para a sua casa, é importante seguir uma série de etapas, de modo que tudo saia conforme o esperado e que nenhuma surpresa desagradável venha a atrapalhar o andamento da sua reforma.

A seguir, listaremos algumas etapas importantes deste processo:

  • Busque orientação de arquitetos e decoradores;
  • Escolha a melhor opção de móveis com a ajuda profissional;
  • Meça cuidadosamente todo o espaço do cômodo;
  • Escolha quais serão as partes do móvel modulado;
  • Pesquise sobre o melhor material para compô-lo;
  • Contrate um bom marceneiro para realizar o trabalho;
  • Faça a montagem de maneira cuidadosa e eficaz.

A escolha da madeira é uma etapa que pode passar desapercebida pela maior parte das pessoas, mas é bastante importante. Além de escolher a melhor madeira graças a suas qualidades estéticas, a sua durabilidade e proveniência também devem ser consideradas antes de escolher a composição do seu móvel modulado.

Sempre que possível, opte por madeiras provenientes de plantações reflorestadas, para que a natureza seja preservada e você esteja em consonância com tudo que as normas ambientais sugerem para a preservação do meio ambiente como um todo.

Para se certificar acerca da origem da madeira, procure saber se ela possui certificados e nunca faça uso de madeira ilegal – por este motivo a pesquisa é tão importante.

Para que não haja surpresas negativas, sempre busque boas referências acerca das lojas onde você irá adquirir os produtos ou dos marceneiros responsáveis por executá-lo.

É indicado que você procure recomendações com amigos e conhecidos que já utilizaram este tipo de serviço e também ouça as dicas do arquitetos e decorador do seu espaço.

Além disso, buscar referências na internet sobre antigos clientes destas empresas, para saber qual o feedback eles podem ofertar sobre o serviço. Desta maneira, as chances de receber um trabalho de primeira, aumentam consideravelmente.