Obra: materiais e equipamentos que trazem segurança ao ambiente

O setor da construção civil conta diariamente com uma série de máquinas e equipamentos voltados à otimização de diferentes procedimentos, sendo os logísticos alguns dos mais importantes por demandarem soluções extremamente práticas e seguras.

Isso porque a logística de armazenamento e distribuição dentro dos canteiros de obra é fundamental não só para gerar mais rentabilidade ao empreendimento como também para garantir mais segurança aos colaboradores e, com isso, elevar o bem-estar interno.

No artigo que você acompanha a seguir, saiba mais sobre esses procedimentos, os itens que são mais empregados no cotidiano de produção do setor e como eles contribuem diretamente para a execução de atividades construtivas essenciais.

Treliças

As treliças são indispensáveis quando estamos falando de construção civil. Isso porque elas são estruturas feitas de pelo menos cinco unidades em forma triangular que são elaboradas a partir do uso de elementos retos. Esses elementos possuem extremidades ligadas aos pontos que são os chamados nós.

A força externa elevada e as reações provenientes da estrutura construída são aplicadas nesses nós e as forças oriundas dos elementos das estruturas são consideradas de tração ou compressão.

Isso se deve ao fato de que todas as suas articulações são rotuladas e, portanto, as forças externas podem ser seguramente aplicadas nos nós.

As treliças podem ser compostas de ferro, aço e outros tipos de materiais metálicos de acordo com a aplicação e o uso no cotidiano do canteiro. É importante, portanto, avaliar precisamente as demandas internas e o tipo de resistência que se busca fornecer.

No geral, o Treliça de ferro para construção preço pode variar conforme alguns aspectos que não podem ser deixados de lado na hora de escolher o modelo ideal, tais como o tamanho e a composição exata.

As treliças são mais encontradas nos chamados barracões que são construídos nos canteiros, ou espaços de armazenamento, mas também podem ser utilizadas também em:

  • Portas;
  • Janelas;
  • Biombos;
  • Caramanchões.

Empilhadeiras

As empilhadeiras são fundamentais para a locomoção de uma série de cargas de acordo com as necessidades dentro do canteiro, de forma que não podem ser negligenciadas nem com relação ao seu uso e nem com relação à escolha do modelo ideal, pois cada desempenho é voltado para uma melhoria especificamente.

Desse modo, a Empilhadeira patolada é uma das mais procuradas por diversas empreiteiras que estão à procura de segurança, praticidade e agilidade.

Com formato compacto, o que garante de antemão vários benefícios relacionados à facilidade de movimentação, principalmente em corredores, essa máquina também ocupa pouco espaço e tem uma performance elevada.

No uso cotidiano, o seu operador pode estar a bordo, o que é possível com a devida instalação de uma plataforma especializada, ou pode conduzi-la a pé.

Além disso, essa paleteira lida especificamente com paletes abertos e pode ser encontrada em armazéns, almoxarifados, procedimentos de carga e descarga, etc.

Vale lembrar, ainda, que seu acionamento é elétrico e tem como finalidade bombear o óleo hidráulico, que realiza o movimento do pistão de elevação. Suas vantagens são muitas, mas podemos destacar as seguintes:

  • Menor custo de aquisição;
  • Boa manobrabilidade em espaços limitados;
  • Autonomia considerável;
  • Operação simples.

Para-raios

Muitas pessoas acabam se descuidando com os planos de ação contra os efeitos prejudiciais das variadas descargas atmosféricas que atingem o solo a todo instante.

No entanto, levar em conta que é preciso proteger as pessoas e a estrutura de um raio não é um detalhe dispensável, pelo contrário: a instalação de medidas e equipamentos corretos para evitar esse tipo de estrago é obrigatória dentro da construção civil.

Entre os riscos mais severos oferecidos pelas correntes elétricas que podem ser descarregadas nas estruturas, temos:

  • Danos estruturais (rachaduras e incêndios);
  • Danos a equipamentos;
  • Danos às instalações;
  • Danos a pessoas e animais.

Por isso, a Instalação de para raios é absolutamente necessária e deve ser feita contando com o trabalho de profissionais devidamente treinados e capacitados para gerar os melhores resultados e garantir não só a segurança da estrutura como a integridade física de todas as pessoas que a frequentam.

O mais importante, portanto, é sempre se assegurar de que as atividades executadas, seja na operação de máquinas diversas que são utilizadas todos os dias nos canteiros ou no planejamento estrutural do projeto para a concepção de uma edificação mais segura, sejam conduzidas por profissionais preparados e com os conhecimentos necessários para o bom manejo dos utensílios.

Além disso, é importante garantir um bom aterramento e fortalecer a estrutura com materiais resistentes e duráveis.