Procedimentos de combate a incêndios

Os incêndios são uma ameaça para qualquer tipo de estabelecimento e eles podem começar das mais variadas maneiras. Um curto-circuito, um vazamento de gás, a explosão de algum equipamento, tudo isso e as mais variadas situações podem desencadear um incêndio e, por isso, é importante estar sempre prevenido.

Medidas preventivas são importantes, assim como possuir sistemas de proteção contra incêndios e equipamentos corretos para o combate ao fogo. Essas ações evitam desastres maiores que possam custar a vida das pessoas.

Por esse motivo, este artigo traz algumas informações sobre medidas importantes que precisam ser tomadas, além de informações sobre alguns equipamentos contra incêndio indispensáveis. Confira.

Procedimentos importantes contra incêndio

Proteger os lugares contra o risco de incêndio é uma medida importante e uma obrigação. Cuidados mínimos devem ser tomados, como evitar vazamentos de gás, fios expostos, cuidados redobrados com produtos inflamáveis dentre outras atitudes.

Além disso, estabelecimentos comerciais, industriais, bem como condomínios precisam contar com itens importantes como:

  • Hidrantes e extintores;
  • Sprinklers;
  • Saídas de emergência;
  • Iluminação de emergência;
  • Sinalização de emergência;
  • Alarmes de incêndio;
  • Proteção contra descargas atmosféricas.

Uma medida super importante também é a renovação avcb corpo bombeiros sp. Esta sigla significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e trata-se de um documento que certifica que a construção possui condições mínimas de segurança contra incêndio.

Esse documento engloba um série de medidas estruturais, técnicas e organizacionais que são integradas e garantem que determinado imóvel possui proteção contra incêndios.

De um modo geral, o certificado possui um prazo de validade, sendo necessários realizar a sua renovação, que vai depender do tipo de estrutura e o serviço realizado por ela. Esse documento é obrigatório em situações como:

  • Construção e reforma;
  • Mudança de uso;
  • Ampliação da área construída;
  • Regularização do imóvel ou áreas de risco;
  • Imóveis provisórios.

Vale mencionar ainda que o certificado pode ser emitido em diversos estados, como o auto de vistoria do corpo de bombeiros MG.

Portanto, todos que se encaixarem nas características citadas acima, precisam dessa vistoria.

Outra medida que precisa ser adotada para conseguir o laudo de vistoria é um curso para situações de incêndio, bastante realizado em empresas.

Isso porque esses locais precisam se preocupar constantemente com a segurança para garantir bem-estar aos colaboradores e as condições mínimas necessárias para que desempenhem suas funções.

Por conta disso, de acordo com a legislação vigente, é obrigatório que toda empresa com mais de 20 funcionários conte com uma brigada de incêndio.

Em decorrência disso, é realizado um curso brigada de incêndio, que demonstra que a empresa tem respeito e preza pela segurança, cumprindo com uma determinação legal.

Além de possuir esse laudo e realizar o curso, é importante contar com alguns equipamentos. No tópico a seguir você conhecerá alguns deles.

Equipamentos importantes contra incêndio

Conforme você viu no tópico anterior, existem diversos equipamentos que são utilizados contra incêndios e muitos são popularmente conhecidos.

Neste contexto, um dos mais conhecidos é o extintor de incêndio. Mas antes de comprar e instalar extintores por todos os lados, é importante saber que tipo de extintor comprar, pois cada um deles combate um tipo de incêndio, dependendo de sua causa. Os tipos mais utilizados são:

  • Extintor com água pressurizada;
  • Extintor com gás carbônico;
  • Extintor com pó químico seco;
  • Extintor com pó químico especial.

Cada um desses extintores é adquirido de acordo com o tipo de incêndio que pode-se instalar nos locais.

Além dos extintores, outro equipamento bastante comum é o hidrante. Trata-se de um dispositivo instalado em edifícios, visando a segurança de todas as pessoas que frequentam o local.

Ele é composto por um reservatório de água, bombas de incêndio, tubulações, registro de manobra, local para uso de mangueiras e registro de recalque.

É muito importante contar com a presença desse equipamento porque ele auxiliará no combate ao incêndio e deixará qualquer tipo de construção muito mais segura.

Uma das medidas mais seguras de combate ao incêndio é a instalação de uma central de alarme de incendio. Trata-se de um equipamento moderno e de fácil instalação bastante indicado para ambientes de variados tamanhos.

É uma medida segura que previne contra os desastres provocados por incêndios de várias proporções.

Como você pôde ver, existem diversas maneiras de preservar os locais contra os estragos do fogo. As empresas precisam estar sempre atentas quanto a isso para evitar colocar em risco a vida de funcionários e preservar o patrimônio. Fazendo uso dos equipamentos corretos e tomando todas as medidas de segurança, combater o fogo fica muito mais fácil.