Procedimentos importantes em uma obra

A área da construção civil tem muita relevância na sociedade, pois o trabalho realizado pelas empresas resultam na obra de edificações. Os imóveis de pequeno, médio e grande porte criados para diversas finalidades ajudam no desenvolvimento das cidades.

As empreiteiras são as empresas que conseguem atender a demanda dos clientes, criando projetos de construção e reforma de imóveis. Os profissionais da engenharia e arquitetura podem se responsabilizar pela criação da planta e do plano de obra, garantindo o sucesso.

O trabalho no canteiro de obras só é iniciado depois da elaboração de um estudo de viabilidade, análise do terreno e planejamento.

Estas etapas são relevantes, pois ajudam a entender algumas particularidades do local, o que pode ou não ser feito, proporcionando otimização de tempo e evitando problemas que podem atrasar a entrega do projeto.

Processos importantes na construção do imóvel

Um trabalho eficiente é resultado de um projeto bem elaborado. As tarefas realizadas são delegadas pelos responsáveis pela obra e assim os ajudantes podem trabalhar com eficiência e rapidez.

No terreno são feitos:

  • Serviços preliminares;
  • Criação da infraestrutura com as fundações e lajes;
  • Vedação com os pilares, paredes e torre de caixa d’água;
  • Desenvolvimento da cobertura com um forro e telhado;
  • Pisos e revestimentos;
  • Esquadrias (portas e janelas);
  • Instalações elétricas e parte hidrossanitária;
  • Pintura interna e externa;
  • Acabamento.

O uso da estrutura metálica, elemento composto em aço que pode ser utilizado na parte estrutural, é muito comum em treliças de telhado, barrotes de mezaninos, pergolados, terças, vigas, pilares, entre outros.

Um benefício deste item é a rapidez e a possibilidade de ser aplicado em diversos projetos. As peças chegam no canteiro de obras prontas para montagem, fator agrega agilidade no trabalho.

Outro detalhe importante é ter um planejamento para o uso da estrutura, porque não há possibilidade de improvisos. As vantagens deste material são: sustentabilidade, rapidez na obra, resistência, padronização, versatilidade e preço acessível.

Nos imóveis que possuem escadas, o uso de elementos adequados para a segurança como o corrimão, que é uma barra com superfície lisa e arredondada, específica para o uso na lateral da escada, é indispensável.

A instalação deste elemento promove estabilidade, proteção, além de atuar como um apoio para corpo ao subir e descer os desníveis.

Um corrimão de ferro para escada externa tem um design retrô e pode ser utilizado em vários projetos. Este material não sofre desgastes devido às variações climáticas, baixo índice de manutenção e durabilidade.

Os benefícios deste modelo de corrimão se resume em alta durabilidade, fácil adequação em todos os ambientes e desempenho satisfatório.

A relevância de documentos e projetos que aumentam a qualidade da obra

No processo de execução das atividades, os responsáveis devem se preocupar com a segurança na edificação.

Um laudo técnico AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um documento criado pelos bombeiros, certificando que o imóvel possui condições para proteger as pessoas e atende todos os critérios de combate a incêndio.

Este laudo é obrigatório para edificações com grande circulação de indivíduos. Para obter um aval positivo é importante o uso de equipamentos na propriedade como central de alarme, detectores de fumaça, sprinkler, extintores, entre outros.

Um projeto SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas), conhecido popularmente como para-raio. A montagem do sistema de antenas tem como objetivo dissipar para terra a corrente elétrica para o aterramento com segurança, diminuindo os danos que as descargas podem causar.

Este projeto é exigido pelo Corpo de Bombeiros. O uso deste sistema ajuda na proteção dos indivíduos, equipamentos e o patrimônio, evitando explosões, rachaduras no imóvel e incêndios.

A instalação elétrica é um serviço que tem a função fazer a implementação física de todos os componentes e ligações elétricas, criando uma conexão entre a fonte geradora de eletricidade e as cargas elétricas.

Os materiais utilizados no processo são quadro distribuição, disjuntores, fios e cabos, fusíveis, eletrodutos, caixas de luz, condulete, tomadas, lâmpadas, soquete, interruptores e outros elementos que ajudam a proporcionar eletricidade nas edificações.

Pesquisar o custo de serviço de algumas empresas especializadas neste trabalho é um modo de ter energia no imóvel.

Utilizar fontes de energia limpa e renovável é uma forma de ajudar o meio ambiente. Investir na instalação de um sistema fotovoltaico isolado torna o uso da luz solar uma fonte energética.

O uso de um reservatório (boiler) para o armazenamento da energia solar ajuda no momento de utilização, seja para aquecimento de água ou com alternativa a eletricidade.

Sendo assim, uma equipe como profissionais especializados em construção são formas de ter um excelente resultado com um imóvel de qualidade e que atenda as suas necessidades.