Proteção de estruturas imobiliária e telhado

A construção civil ainda não encontrou uma fórmula mágica para proteger as estruturas imobiliárias contra as alterações climáticas, como vento, sol, chuva e outros agentes que provocam infiltrações e rachaduras nas paredes. Ou melhor, encontraram, mas devido às diversas necessidades e especificidade é preciso procurar o projeto mais adequado.

Os telhados imobiliários servem como uma proteção de todo o local, com uma cobertura que se estende por toda a área construída, protegendo paredes, lajes e o que mais estiver sob sua estrutura.

A engenharia civil aplica diversos modelos de telhado nos mais diferentes empreendimentos imobiliários, desde as casas construídas em conjuntos habitacionais até grandes obras, como fábricas, indústrias, prédios e edifícios comerciais e residenciais.

O mercado oferece alguns acessórios e estruturas que ajudam no reforço de proteção, garantindo um prazo maior para manutenção, que deve ser realizada de maneira periódica.

Projeto de telhado para cobertura eficiente

Proteger toda a estrutura de um imóvel, a partir do ponto mais alto, é a tarefa principal de um telhado.

Entre colunas, vigas e paredes, o escoramento de laje com ferro sob telhas de cerâmica fabricadas a partir da argila é um importante equipamento de proteção dentro de um projeto arquitetônico que conta com este elemento em sua estrutura.

Esse sistema é usado em diferentes modelos imobiliários, como edifícios, casas residenciais e estabelecimentos comerciais, pois tem como características principais:

  • Material leve e resistente;
  • Precisão geométrica;
  • Alta capacidade de suporte de carga;
  • Facilidade de montagem.

Para a montagem e desmontagem dos equipamentos de escoramento, é preciso utilizar ferramentas apropriadas para este tipo de serviço, como martelos com proteção de cabeça de borracha e evitar o uso de pé-de-cabra para acertar o distanciamento das peças.

Ao final de uso, é preciso realizar a limpeza dos tubos utilizados, eliminando os restos de argamassa e concreto aplicados na laje, além do engraxe das roscas para aumentar a durabilidade e vida útil do equipamento.

Sobre a laje, o projeto deve contemplar tesouras telhado fixos, com as armações correspondentes ao sistema de vigas estruturais em formato de treliça, formando triângulos interligados e constituindo uma cadeia rígida com apoio nas extremidades do imóvel.

Acessórios e estruturas garantem mais proteção interna

Antes da instalação das telhas, é possível aplicar alguns elementos que proporcionam um acabamento mais protetivo para toda a estrutura imobiliária, funcionando como um impermeabilizante para laje.

Também conhecidas como mantas asfálticas, são aplicadas de maneira uniforme, por toda a extensão de cobertura, produzindo uma camada resistente contra ações climáticas e funcionam de maneira eficiente contra infiltrações proporcionadas por goteira.

Em ambientes residenciais e comerciais, este tipo de elemento ajuda na redução de ruídos e na temperatura interna, mantendo um espaço mais agradável para os usuários.

Isso reflete no desempenho de trabalhadores, ajudando no aumento de produtividade nos afazeres domésticos ou profissionais.

A manta aluminizada para telhado possui entre suas características uma solução adequada para infiltrações que podem surgir sem o conhecimento do proprietário do imóvel, agindo como um agente impermeabilizante no combate à corrosão e condensação de umidade, gerando economia na manutenção corretiva de forma eficiente.

Pontos externos também recebe proteção

As estruturas internas devem garantir toda a segurança dos moradores e usuários, no caso de estabelecimentos comerciais como lojas e escritórios.

Do mesmo modo, a área externa também deve ter toda a atenção dos projetistas, já que o mercado oferece diversos equipamentos que podem ser instalados, proporcionando mais proteção à estrutura do imóvel.

A calha quadrada, por exemplo, tem como principal função drenar a água pluvial, sendo muito importante em toda a estrutura de cobertura. Junto a isso, é preciso instalar os rufos, conjunto de elementos que atuam na vedação entre a cobertura e a alvenaria, proporcionando uma barreira física que ajuda a evitar infiltrações.

Esse acessório de proteção pode ser estender para o muro, quando presente dentro de um terreno urbano, por exemplo, com uma cobertura metalica que pode ser instalada por toda a extensão do terreno.

Isso deve ser feito de modo a proteger e eliminando qualquer possibilidade de infiltração de água de chuva e com direcionamento correto para escoamento adequado aos canais de captação e distribuição do sistema pluvial.

Toda essa estrutura tem como principal característica a resistência por um longo período.

Assim, a manutenção preventiva vai depender do tratamento aplicado na madeira ou na estrutura de ferro de suporte das telhas, assim como o material utilizado nas calhas e rufos, tanto na parte interna quanto na parte externa.

De todas as maneiras, é preciso sempre verificar, principalmente após períodos de chuva prolongados, o acúmulo de sujeira em tubos de queda, que podem ficar entupidos e provocar infiltrações.

No mais, um projeto adequado, com execução da mão de obra e impermeabilização eficiente são suficientes para proteger toda a estrutura imobiliária por um longo tempo.