Qual o melhor modelo de telhado para residência?

O início de um projeto residencial pode ter muitas fases que lhe darão dor de cabeça, isso é um fato. Mas para que esses danos sejam diminuídos ao máximo, é bacana pensar em alternativas antes mesmo da construção estar completamente pronta. É o caso dos telhados.

Já parou para pensar qual seria o melhor modelo para a sua residência? Se não, essa é uma dica e uma etapa muito importante que pode evitar diversas confusões.

Antes, no entanto, é preciso avaliar uma série de coisas e questões. As empresas que constroem casas, se contratadas no seu projeto, devem atender a sua demanda principal. O ideal é que seja um empresa séria e de confiança a exercer toda a obra e a definição dos custos para tal.

Como será o seu estilo de vida? O resto de sua residência? E o principal: como será a edificação da sua casa? Essas perguntas são fundamentais para tentar entender qual é a melhor opção de escolha a fazer tanto em relação ao telhado, como em relação as empresas e serviços contratados.

Um Telhado de ferro, por exemplo, é a cobertura que prepara o próprio telhado. Ou seja, ele é a estrutura metália que vêm antes de ser colocado as telhas, elas são essenciais para manter o seu projeto de pé.

Servem para proteger a sua construção e também essa estrutura é aquilo que deve suportar todo o peso das telhas, possuir um isolante térmico ou uma função que seja nada além da estética.

É importante estar atento a essa estrutura, que pode ser metálica de ferro ou de madeira, porque é ela que vai fazer com que o peso das telhas, dos acessórios de revestimento e cobertura em geral sejam suportados.

A  telha galvanizada é muito utilizada por cima dessa estrutura por ser um material de custo acessível e por possuir um conforto térmico, uma instalação rápida e também pouca manutenção.

Confira o que uma estrutura deve suportar em sua execução:

  • Forros suspensos;
  • Materiais de isolamento;
  • Rajadas de vento, chuva e sol;
  • Cobertura;
  • Outros elementos vinculados a estrutura.

Procure analisar o custo-benefício de cada peça e item que irá compor o seu telhado, bem como eventuais manutenções e mão de obra.

É importante nesta etapa primária de decisão que todas as opções sejam avaliadas para que a melhor se aplique em cada caso.

Por onde começar?

Após tomada a primeira decisão, que é a escolha das estruturas que irão segurar a cobertura do seu telhado, é importante pensar em opções de impermeabilização.

Como os telhados de uma forma geral estão sempre expostos a fatores externos como a alta incisão de luz solar, chuvas e temporais, temperaturas que podem variar muito em um só dia e também expostos a sujeiras, poluição e outros elementos, ele necessita de um cuidado constante.

Para isso, existem determinadas prevenções que auxiliam nesse processo. A fim de prolongar a vida útil do seu telhado, a impermeabilização é necessária porque é ela quem vai proteger o seu telhado desses elementos externos tão possivelmente prejudiciais.

Uma subcobertura, por exemplo, faz parte do processo e pode ser eficiente no combate a infiltrações, a proliferação de fungos e outras pragas ou, até mesmo, podem atuar como um isolante térmico em determinados casos.

Mas atente-se ao tipo de telha que você possui ou deseja escolher, pois ao impermeabilizar telhado requer um cuidado especial para cada modelo.

Os tipos de manta

Para cada tipo de manta existente, há um determinado jeito de impermeabilizá-la. 

É importante manter isso em mente pois cada material requer atendimentos específicos.

No caso das mantas, que são as subcoberturas já comentadas, elas podem ser laminadas, líquidas, asfálticas e outros, pois são os tipos mais comuns de serem encontrados nos telhados.

Além disso, também são mantas que possuem fácil aplicação, principalmente em telhados prontos que não necessitam de uma construção do zero. Por isso, atente-se aos detalhes.

manta para telhado, dependendo do seu tipo, deve ser tratada de uma forma com materiais que respeitem as suas características principais.

Isso é, se uma telha é de cerâmica, por exemplo, sua impermeabilização deverá ser contra os raios do sol. Cada qual com suas particularidades. Por fim, não se esqueça de consultar o profissional que está realizando a obra melhor orientação.