Recursos que fazem a diferença em edificações

Quando se trata de uma estrutura de qualidade, uma série de recursos pode ter impacto, principalmente no que diz respeito a segurança. É importante se ater ao fato de que se por um lado há alguns elementos que são assegurados pela administração, que é o caso dos itens contra incêndio, existem outros que estão sob responsabilidade dos proprietários.

Por exemplo, a rede de proteção é um item de grande significado para evitar quedas de pessoas, animais de estimação e objetos. Podem ser instaladas em locais variados, como em escadas, varandas e janelas.

A tela de proteção para gatos, de um modo geral, apresenta grande resistência devido a composição por monofilamentos de poliamida torcida (nylon) ou polietileno. Há também modelos mais diferenciados, que são aplicados para a cobertura de piscinas e proporcionam a prevenção de afogamentos e acúmulo de impurezas.

A principal distinção entre as duas alternativas, é que no caso do polietileno, há certa semelhança com o plástico, especialmente pela rigidez, enquanto o nylon, além de ser torcido, apresenta grande maleabilidade.

Os materiais devem apresentar densidade notória e contar com tratamentos adequados para esse tipo de aplicação. Dessa forma, pode-se evitar substituição precoce, assim como acidentes fatais.

No que diz respeito a instalação e período de troca, naturalmente, é imprescindível que atenda aos quesitos básicos para que, de fato, seja segura, o que envolve fatores como os tipos de gancho, prazo adequado para troca e garantia.

De um modo geral, a vida útil das redes de proteção é de cinco anos, mas dependendo do local e forma de instalação, esse tempo pode ser maior ou menor.

Qual é a importância da barra antipânico?

Além das redes de proteção, a procura por barra antipânico preço também é muito comum em diversas edificações, em especial, ao considerar que se trata de um elemento que viabiliza uma abertura ágil de saídas de emergência.

Basicamente, a aplicação da barra, que também é chamada de barra de travamento, otimiza o tempo e potencializa a praticidade por dispensar o uso de maçanetas ou até mesmo de alavancas. Isso se deve ao fato de que apenas com o peso direcionado na barra, o mecanismo abre as portas.

É preciso que as empresas responsáveis pela fabricação e instalação se atenham às normas técnicas, uma vez que esclarecem diversos pontos sobre este importante item, tais como:

  • Desempenho;
  • Materiais;
  • Instalação;
  • Dimensões.

Isso se deve ao fato de que a barra pode ser instalada em diferentes portas, da mesma forma que pode ser encontrada em portões, e contar com exigências divergentes de acordo com cada local.

Conheça alguns sistemas contra incêndio

Sabidamente, um incêndio pode ter consequências graves e muitas vezes fatais. Por esse motivo, há uma série de normas que devem ser atendidas em prol da prevenção desse tipo de ocorrência e, dependendo do local, a rigidez perante os cuidados é evidente.

Uma solução comumente instalada é o extintor de incendio e o mais interessante ao abordar esse tipo de item é que há modelos que variam de acordo com as propriedades do incêndio.

Por exemplo, um extintor que contém água, é recomendado para ocorrências da classe A. Isso se deve ao fato de que opera por intermédio de resfriamento em materiais como plásticos, tecidos e madeiras.

Além de recursos como os extintores, há o detector de temperatura e a central de alarme, que podem estar relacionados. O primeiro item têm como principal funcionalidade a detecção de incêndios, dependendo do modelo, podem ser ocorrências que tenham ou não fumaça.

Há taxas distintas de sensibilidade e quando a taxa máxima é excedida, um aviso é enviado para a central para viabilizar que algum tipo de ação seja tomada, além das ações que são previamente programadas.

Os modelos de centrais podem variar de forma significativa, sendo que os mais modernos contam com opções como filtros contra interferências internas e externas, detecção de quem desativa ou ativa os alarmes e conexão em tempo integral com a central responsável pelo monitoramento externo.

Os recursos apresentados estão relacionados com a segurança e, nesse cenário, é válido dar ênfase ao fato de que a prevenção é decisiva, seja em uma edificação residencial ou comercial.

Por essa razão, em qualquer tipo de instalação, torna-se imprescindível recorrer aos serviços de profissionais qualificados e contar com os melhores recursos, principalmente para atender as normas vigentes e aumentar a segurança do local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *