Segurança e design alinhados para o conforto do seu lar

É um verdadeiro desafio deixar a casa mais segura sem que a decoração seja prejudicada.

Por exemplo, muitas pessoas se incomodam com a Grade de proteção para janela, não conhecendo formas de encaixar esse novo elemento na decoração.

No entanto, hoje em dia os modelos de grades são diversos e podem ser verdadeiros itens de decoração.

Por exemplo, as grades marroquinas, geralmente feitas de ferro, contam com ornamentos e formam figuras.

Quem opta pelas marroquinas geralmente combina a grade com os portões da casa e aposta em uma decoração mais romântica e vintage.

Há pessoas que não estão preocupadas com a invasão de possíveis criminosos na residência, mas sim com possíveis acidentes que as crianças ou os animais de estimação possam sofrer.

Para esses casos, o ideal é escolher por redes de proteção.

Geralmente essas redes aparecem na cor branca e são muito discretas, podendo ser formadas por cordas de maior ou menor espessura.

Assim, não é preciso se preocupar com a integração das grades no estilo decorativo da residência.

Saiba como utilizar o vidro no design da casa

O vidro é um material que tem se tornado cada vez mais presente nos projetos de arquitetura modernos, pois permite a entrada de luz e um estilo mais minimalista para o design do ambiente.

Muito sofisticado, ele aparece não apenas em janelas, mas em portas, móveis, na área externa, em objetos decorativos, o vidro, assim como a madeira, vem adentrando cada vez mais espaços.

No entanto, muitas pessoas ficam receosas com a vidraçaria e os possíveis acidentes que podem acontecer.

De fato, dependendo do tipo de vidro escolhido ou da qualidade da instalação, há riscos.

Por isso, é necessário investir em material de qualidade e contar com a atuação de profissionais especialistas na área.

A principal dica é nunca optar pelo vidro cristal, mesmo que esse seja o tipo mais comum e mais barato.

Alguns dos tipos de vidro usados na construção civil que estão em alta são:

  • Laminado;
  • Temperado;
  • Blindado;
  • Insulado;
  • Aramado;
  • Espelhado;
  • Controle solar;
  • Acidado.

O diferencial dos vidros laminado e temperado são a sua resistência, o que previne alguns acidentes que o vidro cristal pode causar.

Para quem escolhe por ter ainda mais segurança nesse sentido, a opção do vidro blindado, embora mais cara, é perfeita.

Já o vidro insulado tem um efeito de isolamento acústico, perfeito para quem vive em grandes cidades ou próximo de avenidas muito movimentadas, pois preserva o ambiente residencial silencioso.

Para quem também deseja um isolamento térmico, há o vidro aramado (considerado de segurança), o espelhado e o de controle solar seletivo.

No entanto, há pessoas que se preocupam com possíveis acidentes causados pelo fato de que o vidro é transparente e pode não ser visto, pessoas podem acabar “trombando” em sua superfície e se machucando.

Para esse caso, o vidro acidado é ideal, visto que seu efeito fosco torna impossível não o enxergar.

O mesmo vale para o espelhado. Assim, é possível ter uma Porta de Vidro Temperado de Correr sem preocupação nenhuma.

As portas de correr são um diferencial na arquitetura porque liberam mais espaço para os móveis.

Não é necessário que se reserva uma área para que a porta seja aberta, visto que elas ficam rentes à parede.

Além disso, quando o material escolhido para ela é o vidro, a porta serve como uma grande janela e garante que o espaço esteja sempre bem iluminado, o que implica em uma economia de eletricidade.

As paredes podem ser parte da decoração

O grafiato é uma técnica de pintura que confere à parede um efeito de ranhuras, sendo considerado próprio da decoração rústica.

Uma das principais vantagens desse tipo de revestimento para paredes é que ela protege a parede contra umidade e infiltrações.

Entretanto, embora tenha um efeito visual positivo, algumas pessoas, sobretudo as que têm crianças em casa, têm receio em optar por ele.

Isso porque ele exige uma Lavagem de fachada ou de parede, já que acumula poeira e sujeira em suas ranhuras, porque é muito difícil de se remover da parede depois de colocado e porque a sua superfície pode “arranhar”.

Para solucionar esses problemas, é possível optar por um material hidrofóbico (muito fácil de se limpar) e escolher cores claras para a parede (mais fáceis de serem sobrepostas por outra tinta posteriormente).

Ainda assim, vale lembrar que há diversos tipos de revestimento de paredes no mercado, desde as pedras decorativas até a madeira.