Tendências de esquadrias de alumínio e de PVC

Um dos nichos mais importantes quando o assunto é construção civil e arquitetura é o de fabricação e instalação de Esquadrias de alumínio ou de PVC (que é um tipo de plástico, também conhecido como vinil).

Embora o mercado ainda ofereça opções bastante variadas, que podem ir de outros tipos de metais ou plásticos até soluções feitas em madeira, as Portas e janelas feitas de alumínio e PVC têm ganhado cada vez mais espaço e preferência entre os clientes.

Além delas, as opções atuais oscilam entre os seguintes modelos:

  • Esquadrias de ferro;

  • Esquadrias de vidro;

  • Esquadrias de madeira;

  • Esquadrias de aço, etc.

Como nós sabemos que esses dispositivos são fundamentais não apenas por razões estéticas, mas também no que concerne à iluminação, ventilação e até segurança dos ambientes, é sempre bom ler a respeito.

Seguem abaixo várias razões por que as soluções feitas em alumínio e PVC têm se popularizado e são uma excelente indicação!

Vantagens das esquadrias de alumínio

Naturalmente, as esquadrias precisam combinar com todos os demais elementos estruturais do cômodo ou do espaço em que serão instaladas. Além disso, o gosto do cliente é quem decide em uma hora dessas.

Não há certo e errado. Além de depender da apresentação e harmonização dos demais elementos da construção, as esquadrias precisam ser pensadas em termos de fabricação, de instalação e da manutenção futura que terá de ser feita com frequência.

Uma das principais vantagens de uma Janela de alumínio, por exemplo, é que ela apresenta soluções bastante simples em termos de limpeza e manutenção preventiva.

Após serem instaladas, elas precisam passar por limpeza, pois a cal e o cimento são produtos que podem respingar nelas e sua ação prolongada danifica o alumínio.

A vantagem é que essa limpeza é bastante fácil e pode ser feita por qualquer um. O único cuidado é o de não aplicar produtos químicos; o que também é uma vantagem: basta utilizar água e detergente neutro.

Quando combinada com vidro, sua aparência é bastante moderna. Além disso, o alumínio pode ser pintado ou envernizado, o que dá um acabamento especial e permite seu uso em edificação de alto padrão.

Assim, suas vantagens mais comumente apontadas são:

  • A facilidade de instalação;

  • A durabilidade e resistência;

  • A facilidade de manutenção;

  • O ótimo custo-benefício;

  • A leveza do material, etc.

Aliás, por ser a solução mais leve do mercado, a janela de alumínio também costuma ser aplicada em soluções de tipo basculante, guilhotina, pantográfica, etc.

Nesses casos, a instalação de recursos como o de uma Tela mosquiteira para janela basculante, que tende a somar mais peso ao dispositivo é perfeita, pois o alumínio contrabalanceia o peso geral.

E no caso do PVC, quais as vantagens?

Como dito, decoração e acabamento de casas e salas comerciais é questão de qualidade e custo, mas também é questão de gosto!

Além disso, quando o assunto é eficiência, cada material tende a agregar de um modo diferente. No caso do PVC (sigla para “polyvinyl chloride”), não é diferente.

Existem janelas mistas: algumas têm esquadria feita de PVC e o restante em vidro comum; outras soluções têm a esquadria de alumínio e no lugar do vidro o plástico; e algumas são totalmente de PVC.

Naturalmente, cada tipo é feito para uma demanda diferente. A versatilidade dessas combinações é tão grande que hoje uma das pesquisas mais comuns da internet remete ao termo Janelas de pvc onde comprar.

Como nos demais casos, os custos podem variar muito e dependem das dimensões da peça, bem como da quantidade comprada e de demais fatores, alguns de fábrica, outros comerciais.

Em todos os casos, as vantagens e benefícios dessa solução costumam passar pelos seguintes pontos:

  • Isolamento térmico e acústico;

  • O recurso estanque nas laterais;

  • Resistência ao meio ambiente;

  • A sustentabilidade ecológica, etc.

Ou seja, além de blindar o ambiente contra boa parte do barulho sonoro da rua, de ter boa resistência contra raios UV (ultravioleta), e de conter emendas laterais reforçadas/estanques, que impedem entrada de água, ela é ecologicamente correta.

Por isso, sua universalidade permite uma série de aplicações, indo desde uma casa de campo, passando por um apartamento à beira da praia, até uma sala comercial em centros urbanos.

Tal como no caso do alumínio, também aqui a compatibilidade com outros dispositivos é grande, como no uso de Tela para janela contra mosquito, ou mesmo de soluções de tipo blackout contra a luz do sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *