Tipos de blindagens que você precisa conhecer

Blindar significa, por definição, tornar algo blindado, proteger, revestir, tornar resistente ou impermeável. Portanto o ato da blindagem deve trazer proteção e resistência às pessoas.

A blindagem é amplamente usada em diversos tipos de itens do cotidiano e, embora a blindagem esteja no imaginário popular como um item intrinsecamente ligado à guerra, combate e armas de fogo, a blindagem vai além disso.

Portanto, trataremos agora de diferentes tipos de blindagens, seus usos, e porque são tão essenciais.

Quais os tipos de blindagem?

Blindagens são usadas em diferentes partes do cotidiano, em situações que a maioria das pessoas sequer espera.

Confira alguns dos tipos de blindagens existentes, e o motivo de serem tão necessárias:

1. Blindagem radiológica

A proteção radiologica é a proteção feita contra a radiação usada em aparelhos de raio-x. Todo aparelho de raio-x funciona com uma radiação ionizante que é disparada pelo aparelho.

Essa radiação passa pelo objeto a ser estudado (tecidos humanos, tecidos animais ou vegetais, malas de aeroportos, etc.), e atinge uma chapa, que registra a intensidade de radiação recebida, formando uma imagem contrastada.

De acordo com a densidade e material dos objetos analisados, a radiação tem maior ou menor penetração e, portanto, chega à placa receptora com mais ou menos intensidade, e isso possibilita a formação de uma imagem.

O raio-x digital, faz a troca da placa analógica (chapa) receptora, por um receptor com sensores digitais, que transmite um resultado em tempo real no monitor, sem a necessidade de revelação de filme radiológico.

A radiação ionizante dos raios-x possui limites de exposição para seres humanos, consideráveis como saudáveis.

Ultrapassar esses limites pode ser muito perigoso e é um risco inaceitável aos órgãos de fiscalização.

Portanto, para garantir a segurança dos operadores, que ficam mais tempo expostos, e das pessoas próximas aos ambientes, é necessária uma série de procedimentos. E um deles é a blindagem radiológica.

Os locais onde se usa o equipamento devem possuir blindagem radiológica no piso, teto e paredes, incluindo portas.

O piso, teto e paredes, geralmente são blindados com argamassa especial, e para os vãos de porta, geralmente é colocada uma porta radiológica blindada com chumbo.

2. Blindagem contra acidentes e vandalismo

Um exemplo de blindagem contra acidentes e vandalismo, é a blindagem de vidros de espelhos e janelas. Para evitar o estilhaçamento de vidraças e janelas, é possível colocar uma película de segurança.

Esse tipo de película pode proteger crianças e até adultos, em caso de acidentes onde poderia haver o estilhaçamento de vidro, evitando assim lesões sérias.

A pelicula antivandalismo evita também esse problema e protege espelhos de elevador e saguões, assim como vidraças e janelas de carro, contra a ação de vândalos.

3. Blindagem contra agressões e invasões

O tipo mais conhecido de blindagem pode ser aplicado em:

  • Residências;
  • Automóveis;
  • Estabelecimentos comerciais;
  • Clubes;
  • Associações religiosas;
  • Aviões;
  • Etc.

A blindagem contra agressões e invasões tem como objetivo barrar e neutralizar qualquer ação que vá contra a integridade da pessoa ou do bem.

A blindagem passa conforto e tranquilidade de se sentir seguro

O crescente número de casos de violência tem levado muitas pessoas a procurar empresas de blindagem para revestir seus carros e casas contra balas e arrombamentos, para que, dessa forma, possam se sentir mais seguros.

Nos automóveis, as medidas defensivas mais comuns são blindagem de carroceria, janelas e parabrisas, e a instalação do insulfilm espelhado. E se tratando das residências, as opções de proteção também são diversas.

Pode ser instalada uma porta blindada, que impedirá arrombamentos; janelas blindadas, que impedirão invasões e vandalismo; insulfilm residencial, para aumentar o conforto e privacidade dentro da residência, etc.

O insulfilm residencial é utilizado, principalmente, mas não exclusivamente, em prédios, para garantir a privacidade dos moradores, que muitas vezes têm suas janelas voltadas diretamente a outros apartamentos; e também nas guaritas, que utilizam o filme espelhado para intimidar invasores, e proporcionar maior conforto para o porteiro.

Escolha do material e empresa

Como qualquer outro tipo de equipamento de segurança, o material das blindagens é essencial, pois a blindagem é feita para evitar o risco, então o equipamento não pode falhar na hora do real uso.

Caso o comprador não tenha conhecimento na área, é indicada a contratação apenas de empresas conhecidas e indicadas para que se possa ter certeza da qualidade e procedência do serviço.