5 Dicas para valorizar seu projeto construtivo

Segurança, beleza, conforto e funcionalidade. Essas características são fundamentais para a valorização de um projeto construtivo.

Da pintura de fachada predial das edificações até detalhes do acabamento, há uma série de estratégias que podem melhorar o seu projeto e dar um upgrade na obra, de forma geral.

Especialmente no caso da pintura de fachada, esse é um cuidado que não só valoriza, mas é basicamente uma obrigatoriedade dos prédios residenciais e comerciais, já que a fachada é um cartão de visita do projeto e causa a primeira impressão.

Além da limpeza e pintura de fachada predial, existem vários detalhes que podem tornar seu projeto mais adequado. Quer saber quais? Continue lendo esse post e confira algumas dicas!

1. Tenha um plano de segurança contra incendios em seu projeto

Segundo o artigo 1.346 do  Código Civil, que faz parte  da Lei 10406/02, toda edificação deve  ter um seguro contra risco de incêndios, para destruição parcial ou total.

Antes mesmo do seguro, é fundamental contar com um profissional especializado na elaboração de um plano de segurança contra incendios para seu projeto.

De acordo com a Lei Federal 13.425/17, o plano de prevenção é obrigatório para projetos comerciais, edificações hospitalares, escolas, empresas, igrejas, entre outros espaços.

Fazem parte da elaboração de um projeto estratégias como: instalação de extintores, saídas de emergência, instalação de centrais de alarme e sinalização de segurança.

Órgãos como a ABNT e Corpo de Bombeiros são boas referências para elaborar um bom plano de segurança contra incendios.

Em relação à este assunto, aliás, vale destacar que em São Paulo, a segurança de uma edificação é atestada a partir do Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros, também conhecido como laudo AVCB.

2. Invista na pintura de fachada predial

A fachada de um empreendimento é o cartão de visitas da construção. Portanto, manter esse local limpo e bem cuidado é fundamental. Por isso, investir na pintura de fachada predial é algo que valoriza o projeto.

Assim como os projetos de proteção contra incêndio, o cuidado com a fachada predial é uma questão prevista na legislação.

Na capital paulista, a Lei 10.5118/88, por exemplo, obriga os condomínios a realizarem a manutenção da pintura da fachada predial a cada 5 anos.

Além de valorizar o aspecto visual e estético da construção em si, os cuidados com a fachada predial trazem benefícios como:

  • Redução de manchas e trincas;

  • Prevenção de infiltrações;

  • Melhora na apresentação do prédio;

  • Melhorias na conservação predial;

  • Estética mais agradável.

3. Aposte em aparelhos de ar condicionado 

Uma boa climatização é algo que faz a diferença em qualquer projeto, seja em uma residência ou uma edificação comercial.

Por isso, investir em aparelhos de ar condicionado, climatizadores e soluções do tipo é uma alternativa interessante.

Para manter o desempenho desses equipamentos, cuidar da Limpeza de ar condicionado de janela e de outras demandas de manutenção faz parte do investimento.

Especialmente no caso do ar condicionado de janela, o cuidado com a limpeza é muito importante, afinal esse é um modelo instalado nas paredes da edificação e que pode trazer ácaros, bactérias e poeira para o ambiente caso não haja uma limpeza adequada.

Assim, contratar um profissional especializado em Limpeza de ar condicionado de janela resolve todos esses problemas e mantém seu ambiente com uma temperatura agradável.

4. Capriche no acabamento do seu projeto

Os detalhes do acabamento são muito relevantes para a finalização de um projeto com o máximo de qualidade. Fazer a combinação de itens funcionais aliados à decoração do projeto é uma forma de caprichar no acabamento e valorizar ainda mais seu projeto.

Do forro pvc, fácil de limpar e com uma harmonia estética excelente até detalhes como revestimento em gesso drywall, há várias formas de pensar no acabamento perfeito.

Para complementar o forro feito em pvc, as molduras de gesso são uma ótima aposta. Além de proporcionarem um efeito estético harmonioso para as instalações, a moldura de gesso oferece um ótimo conforto termoacústico para a obra.

Além disso, tais soluções facilitam a personalização dos projetos, ao esconder ferragens e instalações elétricas, por exemplo.

5. Opte por móveis planejados

A otimização dos espaços por meio dos móveis é uma boa forma de valorizar os projetos com estilo.

Se você deseja um ambiente harmonioso e organizado, investir em soluções como uma cozinha planejada pequena ou outros móveis planejados é uma decisão que vale a pena.

Tudo fica mais organizado com os móveis feitos na medida exata dos cômodos e ao optar por móveis planejados, é possível escolher as cores, o modelo dos móveis e planejar a decoração do imóvel de forma mais completa e detalhada.

Gostou das dicas? Aproveite para colocar em prática no seu projeto de construção ou reforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *