A fase de acabamento de uma obra

Uma obra possui diversas etapas e processos que vão desde a instalação de caixa d’água tipo taça, até os revestimentos e bancadas das cozinhas. Esses elementos são muito importantes para a fase final da obra, que é a do acabamento.

Basicamente, os acabamentos são realizados depois do projeto e da construção, consistindo na fase que mais tem relação com os donos do projeto, pois é quando a casa ou apartamento ganha personalidade.

Os acabamentos não são fáceis pois possuem uma gama variada de opções como cores, texturas, formas, modelos e que se você não possuir uma ideia clara de que linha decorativa seguir, é possível que vire uma grande confusão.

Neste texto falaremos da fase de acabamento, que vão desde a pintura, uso da parede de drywall, até outros elementos que são importantes para o desenvolvimento da elegância do projeto.

Entendendo os acabamentos

Muitos profissionais da construção consideram a fase de acabamentos uma arte. Isso porque essa fase precisa de feeling decorativo e artístico, bem como uma boa dose de decoração e conhecimento de materiais que asseguram conforto térmico, acústico e sem deixar de lado a elegância.

Para passar da fase de colocação da parede de gesso acartonado para a de acabamentos é importante ter em mente o planejamento de cada etapa, que os arquitetos chamam de terminalidade dos serviços.

Essas terminalidades são fundamentais para entrar nos acabamentos, afinal, garante que eles sejam feitos sem que restem pontos e arremates a fazer na obra bruta.

Outro ponto extremamente importante dentro dessa fase de acabamento é saber a sequência correta, pois isso permite que a limpeza seja feita com mais eficiência e os processos ficam mais dinâmicos.

Desse modo, é importante pensar que o aquecedor a gás rheem precisa ser instalado (ou melhor, que seja definido o local de instalação) antes do gesso, para que as tubulações não fiquem por fora e que, portanto, não haja necessidade da quebra da parede.

Principais serviços de acabamento

Há muito o que se fazer antes da fase dos acabamentos, como vimos no tópico acima, e é um momento que a obra tem uma gama de profissionais diferentes presentes, como marceneiros, pintores, gesseiros, entre outros.

Essa é uma das partes mais prazerosas para quem é dono do projeto, pois seu sonho começa a ganhar forma – mesmo que demande atenção por conta dos inúmeros detalhes.

Há vários tipos de serviços que são feitos nessa fase, como:

  • Revestimentos de forro;
  • Revestimentos de piso;
  • Revestimentos de parede;
  • Pinturas internas e externas;
  • Colocação de gesso;
  • Instalação de parede drywall;
  • Colocação de azulejos, ladrilhos e outros.

Iremos falar sobre alguns pontos importantes em alguns serviços feitos nas obras de acabamento.

Pisos e azulejos

A primeira parte de um acabamento pode se dar pela colocação de piso e azulejo. Para isso, é importante verificar o alinhamento das soleiras e o corte dos pisos e azulejos, para que a instalação seja correta.

Depois da colocação das cerâmicas, o ponto é fazer o rejunte. Eles podem ser de várias cores, porém devem combinar com as cores e com as texturas da cerâmica.

Em um piso branco, é preciso forrar a área com papelão, para que o piso não fique escurecido durante a aplicação.

Bancadas e aplicação de gesso

Depois de feita a colocação dos pisos e azulejos, pode-se pular para a próxima etapa que é a instalação dos detalhes de gesso, da instalação de bancadas, além de molduras e esquadrias.

Pinturas

Por fim, essa é a hora de preparar o local para a pintura. É importante fazer o lixamento das paredes, tratar com massa corrida e aplicar a pintura.

A tinta usada pode ter muitas características, como ser mais vibrante e metálica, ou então com cores foscas. As tintas podem ser usadas na decoração das texturas ou mescladas com o uso de papéis de parede e demais revestimentos.

Uso das louças e metais

Para que a obra seja finalizada, é importante realizar a instalação de louças, vidros, tomadas e iluminação. É importante que essa etapa seja a última para que não sejam danificados durante as outras etapas.

De acordo com o planejamento e seguindo esses passos é possível que sua obra seja finalizada com muita elegância e conforto.

Vale lembrar que as instalações como a caixa dagua taça devem ser feitas antes da fase dos acabamento, garantindo que essa etapa seja feita com qualidade e sem danos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *