A importância da manutenção em estruturas prediais

Os lares são ambientes nos quais as pessoas se sentem seguras e mais confiantes. Por isso, se algo ameaça essa sensação que proporciona saúde e bem-estar aos seus moradores, é necessário realizar alguns tipos de manutenção e reformas e mudanças para que esse sentimento seja restaurado novamente.

Diante dessa realidade, o mercado precisou desenvolver mecanismos que atendessem a essa demanda que apresenta uma constância em sua realização.

Com o crescimento populacional, cada vez mais as pessoas moram em prédios, que conseguem ter um aproveitamento maior do espaço e abrigar, ao mesmo tempo, mais famílias.

Por apresentar uma estrutura diferente das casas, os prédios precisam ter manutenções que ocorram de forma periódicas e mais intensas, pois o fluxo de pessoas é maior e consequentemente o desgaste nas estruturas também é.

Manutenção

A manutenção predial consiste em uma integração de manutenções e fatores que fazem com que o prédio apresente características seguras para instalações e permanência de moradores.

Dentre as manutenções presentes, há a corretiva, que ocorre sempre que o problema não foi identificado antes de ocasionar danos e paralisações, como as infiltrações, canos estourados e afins, ou seja, todos os imprevistos que podem ser evitados caso outras manutenções e acompanhamentos das estruturas sejam realizados.

Além dessa, há também a manutenção preventiva, que é muito conhecida e amplamente aplicada, tanto em ambientes residenciais como, e principalmente, em ambientes corporativos, isso, porque esse modelo de manutenção é o responsável por evitar que máquinas e estruturas sejam danificadas ou apresentem falhas.

Por ter como objetivo principal evitar as manutenções corretivas, esse modelo precisa ser realizado de forma periódica e programada.

Sendo responsável por toda a vistoria e acompanhamento, por vezes, esse processo é terceirizado para que seja realizado com maior eficiência e prioridade necessária.

Além dessa, há a manutenção preditiva que é realizado com o auxílio de equipamentos que conseguem realizar diagnósticos mais profundos e completos de todos os equipamentos e estruturas dos prédios.

Aqui o processo também é terceirizado, pois além de necessitar de equipamentos específico, há uma demanda maior de conhecimentos técnicos.

Nesse escopo de manutenções ainda está inserida a manutenção eletrica que é uma das mais importantes e essenciais a todo sistema de controle e funcionamento do prédios e atividades cotidianas de seus moradores, como higiene pessoal e alimentação.

Além disso, algumas falhas podem oferecer risco à vida das pessoas.

Diante disso, além de ter uma alta periodicidade de controle e manutenção, esse é um serviço que precisa ser executado por profissionais capacitados e devidamente uniformizados, para evitar acidentes e danos a todos os envolvidos nesse processo.

Ações

Algumas ações que estão inseridas nos processos de manutenções dos lares de apartamento são a modernização de elevadores rj, pois elevadores antigos e mal cuidados gastam muita energia.

Além disso, é muito importante manter o bom funcionamento desses equipamentos, pois um elevador é um agente facilitador e de acessibilidade aos lares, assim, prédios mais antigos precisam realizar essa atualização, para proporcionar, aos seus moradores e visitantes, mais:

  • Economia;
  • Conforto;
  • Segurança;
  • Acessibilidade.

Outro detalhe importante quanto às ações de reforma e manutenção é quanto a estrutura física do prédio, que precisa ser bonita esteticamente, mas o mais importante é que essa estrutura seja segura e resistente às ações de intemperismo, ou seja, sol, chuva e vento.

Assim, a pintura assume duas funções: de embelezamento e proteção.

Uma forma de assegurar a qualidade dela é realizando o jateamento abrasivo na estrutura externa. Esse método consiste em prolongar a vida útil tanto da pintura quanto da estrutura, além disso, esse processo permite a identificação de falhas e danos que precisam ser reparados.

Outra questão importante, e que tem se mostrado cada vez mais presente em muitos projetos, são ações e medidas mais sustentáveis, ou seja, projetos que tenham como preocupação a proteção do meio ambiente e a diminuição do impactos negativos sobre a natureza.

Assim, além da reciclagem que, em muitos locais, é um processo obrigatório, há também a possibilidade da instalação de um sistema para o aproveitamento de água de chuva, para irrigar jardins e realizar a limpeza de áreas externas.

Assim, realizando todos os processos de manutenções e ações que, por vezes, são obrigatórias é possível ter um prédio residencial seguro e bem cuidado, tanto para as pessoas como para o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *