A importância da segurança nos imóveis

A área da construção civil executa ações relacionadas a construção e reforma de imóveis e empreendimentos empresariais e comercial.

Os serviços relacionados a construir e reformar são de responsabilidade das construtoras, empresas que possuem uma equipe de profissionais especializados e experientes para trabalhar nos projetos que as companhias desejam executar.

As equipes para atuar na construção ou reforma, são compostas por:

  • Arquitetos;
  • Ajudantes;
  • Engenheiros;
  • Mestres de obras;
  • Pedreiros;
  • Serventes.

O engenheiro, antes de inciar as obras, no seu escritório elabora o projeto de construção, ou seja, planeja todos os detalhes que influenciam no tempo de execução do trabalho.

Quantidade de materiais, equipamentos e maquinários que serão usados e o número de ajudantes que estão envolvidos no trabalho.

Definido o projeto, o responsável por chefiar o canteiro de obras, divide os funcionários em equipes para facilitar os processos, assim, cada grupo pode cuidar de uma tarefa e a construção pode terminar dentro ou até antes do prazo de entrega.

Os processos mais importantes para a criação de um imóvel são:

  • Elaboração da infraestrutura com fundações e lajes;
  • Levantar as paredes para a vedação da edificação;
  • Um telhado para a fazer a função de cobertura;
  • Instalações hídricas e elétricas;
  • Pintura das paredes;
  • Colocar pisos e revestimentos.

Essas são as principais etapas para conseguir ter um imóvel de qualidade e resistência necessária para evitar acidentes de desmoronamento e situações que ofereça riscos aos moradores.

Documentações e processos importantes para os imóveis

Durante o processo de construção de um imóvel, é muito importante saber qual será a finalidade dele, pois, dependendo do caso o proprietário precisa providenciar documentos para regularizar a situação, mostrando que a propriedade segue os padrões corretos.

O projeto AVCB, por exemplo, é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do estado no qual você reside.

O AVCB é um conjunto de normas organizacionais e técnicas relacionadas a edificação, que tem como objetivo garantir a segurança e proteção contra situações de incêndio. Esse documento é obrigatório nos seguintes casos:

  • Construções e reformas;
  • Ampliação da área construída;
  • Construções provisórias;
  • Regularização das edificações e das áreas de risco.

Na vistoria feita pelos bombeiros, o espaço é analisado e os profissionais verificam se há a presença de extintores, hidrantes, mangueiras de incêndio, luzes de emergência, porta corta fogo e outros itens que ajudam na prevenção e combate de incêndio.

Em edifícios comerciais e residenciais esses itens são obrigatórios para a segurança das pessoas.

A instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas é outra exigência dos bombeiros.

O principal objetivo desse sistema é minimizar os efeitos e os impactos que as descargas atmosféricas podem provocar, por exemplo, explosões, incêndios e danos materiais que provocam riscos a vida dos animais e pessoas.

A implementação desse tipo de sistema deve ser realizada por empresas especializadas neste serviço, por isso, pesquisar no mercado as opções de companhias e a credibilidade delas na execução deste trabalha é muito importante, pois, ajuda a garantir que o sistema fique nos padrões exigidos pelos bombeiros.

O trabalho de empresas de avaliação de imóveis para verificar o valor da sua edificação em casos de venda e outras burocracias importantes para o proprietário, por exemplo, aluguéis, inventários, entre outros.

Cuidados com a parte elétrica

A parte estrutural precisa ter padrões de qualidade para evitar riscos aos indivíduos. Com a parte elétrica não seria diferente, pois, se os sistemas e componentes para a eletricidade não tem qualidade, podem causar problemas a edificação.

Essa questão da eletricidade com segurança e qualidade já começa no momento de execução das obras, ou seja, é necessário ter um laudo de aterramento, documento que é emitido depois de uma vistoria específica da rede elétrica e do SPDA – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas.

Esses órgãos verificam se o imóvel está obedecendo os padrões estabelecidos pela ABNT – Associação Brasileira de Norma Técnicas e se a NBR 5410 e a NBR 14039 foram seguidas, regras que corresponde as instalações elétricas.

No serviço de instalação elétrica, usar um protetor de surto eletrico, item que ajuda na proteção contra picos de tensão que é provocado por descargas atmosféricas. Possui a função de regular a tensão que é fornecida por um dispositivo elétrico.

A instalação das redes usada para interconectar dispositivos, é uma realidade nos imóveis residenciais, empresariais e comerciais.

O uso de tecnologia para as atividades rotineiras, exige um serviço de cabeamento de rede feito por profissionais experientes, que entendem do assunto e pode indicar os cabos corretos para um ótimo resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *