A importância dos telhados e tipos de isolamento para residência

A construção civil é um ramo bastante abrangente quando o assunto é materiais de construção e telhados. Por isso, é importante estar atento aos diferentes tipos de cada construção com o objetivo de obter, de fato, materiais que ofereçam qualidade.

Um dos momentos mais cruciais durante a construção é conseguir escolher os revestimentos que serão utilizados entre as paredes, o tipo de telhado e se o local terá algum tipo de isolamento térmico ou acústico.

Todos esses detalhes serão definidos desde o começo, podendo sofrer algum tipo de alteração mínima.

Por conta da importância dos telhados e tipos de isolamento para sua residência, esse artigo vai trazer algumas dicas sobre o assunto. Não deixe de conferir!

Quais tipos de telhados escolher?

Uma das dúvidas que surgem quando se está finalizando uma casa ou imóvel (de modo geral), é sobre qual tipo de telha pode ser escolhida. O mercado oferece diversos modelos que vão de telha de vidro, cerâmica, fibra até outros tipos.

Um tipo de telha que tem conquistado espaço, principalmente, em ambientes de comércio e industrial é telha com isolamento térmico, por garantir um maior equilíbrio da temperatura do local.

Existem diversos tipos de telhas que oferecem esse tipo de isolamento. Um exemplo desse tipo de telha é a telha sanduíche e as termoacústicas, que oferecem um excelente encaixe no momento da construção além de oferecer diversos benefícios ao local.

Outro tipo de telha bastante interessante é a galvanizada, que recebe uma pintura eletrostática para aumentar sua resistência diante da oxidação e corrosão. Muitas telhas que são feitas à base de ferro podem acabar desgastando com o passar dos anos e exposição a fatores externos.

Por isso, vale a pena buscar por uma empresa de telhas galvanizadas que ofereçam diversos modelos para que o cliente possa escolher aquele que mais se adequá a sua realidade e residência.

Isolantes e mantas: qual é a melhor opção?

Além das telhas e sua importância no sentido da proteção é possível utilizar outros elementos para proteger o telhado de fatores externos, evitar infiltrações e ainda, evitar o aumento da temperatura na residência.

O Isolamento térmico para telhado, geralmente, ocorre no momento da construção com o objetivo de que o trabalho obtenha maior qualidade. As vantagens de se investir um isolamento térmico para telhado são:

  • Proteção diante de vazamentos e infiltrações;
  • Maior climatização do local;
  • Economia de energia elétrica;
  • Versatilidade na escolha de diversos materiais;
  • Conforto acústico;
  • Evita a propagação do fogo (sendo considerada muito segura);
  • Altamente resistente.

Além dessas vantagens incríveis, o isolante termico para telhado ainda oferece uma instalação que pode ser feita de forma facilitada e é ideal para telhados de fibrocimento, concreto e até mesmo de barro.

Outro detalhe interessante também é que esse material pode ser instalado logo abaixo da telha, em um espaço conhecido como ripamento. Além desse tipo de isolante existem outros elementos.

Um dos isolantes pode ser uma manta isolante para telhado, que geralmente pode utilizar o alumínio como um elemento base. As mantas são fundamentais para a redução da temperatura.

Só para se ter uma ideia, existem mantas térmicas que conseguem proporcionar a redução da temperatura em até dez graus célsius, ou seja, o ambiente fica muito mais confortável e com temperatura agradável. Além disso, o material é impermeável, sendo mais resistente.

A instalação de aquecedores solares: cuidado com o meio ambiente

Em uma residência, principalmente, as que apostam em mais modernidade e tecnologia, uma alternativa é investir em um aquecedor solar. O aquecedor solar Campinas utiliza energia solar e é instalado por meio de placas que transformam energia mecânica em elétrica.

Nesse caso, esse tipo de energia consegue iluminar todos os pontos da residência, como também oferecer eletricidade e aumento da temperatura da água.

Em um mundo cada vez mais poluído e com esgotamento das fontes renováveis de energia, investir em um aquecedor solar por meio da energia solar tem se mostrado uma excelente opção.

As vantagens que se aplicam não correspondem somente ao meio ambiente, mas também à economia nas contas de luz.

Vale ressaltar que a instalação de placas de energia solar precisa ser feita por uma equipe qualificada, e que existem procedimentos de manutenção que devem ser cumpridos com o objetivo de aumentar a vida útil do equipamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *