A utilização do ferro na construção civil

A construção civil faz uso de diversos tipos de materiais e ferramentas específicas para que a produção tenha mais qualidade e seja mais segura.

Um desses materiais é o ferro em suas mais variadas formas e tipos. Isso ocorre por esse ser um material altamente resistente e pode ser usado de diversas maneiras.

Nas construções, por exemplo, ele esta presente desde as portas até os telhados, afinal, esse material oferece muito mais qualidade e resistência.

Se você deseja saber mais informações sobre o aço e o ferro, este artigo traz algumas curiosidades sobre como esse material é usado e quais as suas vantagens.

Por que vale a pena usar o ferro?

O ferro é um material muito resistente e que está presente em nosso dia a dia de diversas maneiras. Na indústria construtiva não seria diferente.

Visando trazer mais qualidade ao resultado final da construção, a utilização desse material agrega em outras vantagens, como:

  • Prazos mais rápidos;
  • Obra limpa e organizada;
  • Flexibilidade;
  • Possibilidade de reciclagem.

Portanto, como você pôde ver, a utilização dos ferros na construção civil pode trazer todos esses benefícios, além da eficiência e resistência oferecidas. Veja, no tópico a seguir, de que maneiras os ferros podem ser usados nas construções.

Opções de uso dos ferros na construção

Sendo muito versátil, esse produto oferece uma utilização bem variada, o que permite sua aplicação em diversos pontos das construção.

Nesse contexto é possível, por exemplo, usar a telha metálica ondulada.

Essas telhas são muito econômicas e oferecem muita mais resistência do que as telhas comuns. Além disso elas podem servir como cobertura, ou ainda pode ser utilizada como fechamento de lateral.

Quando fabricada em aço galvanizado, esse tipo de telha se torna ainda mais resistente, isso porque o processo de galvanização evita que o material seja enferrujado por conta das ações do tempo como umidade constante.

Residências e empresas localizadas em regiões litorâneas costumam usar essas telhas, pois somente com elas é possível evitar a necessidade constante de troca.

Outro tipo bastante utilizado são as telhas galvanizadas sanduíche. Quem busca por uma alternativa inteligente para coberturas, que ofereça resistência e conforto acústico, acaba escolhendo a telha galvanizada sanduíche.

De longa vida útil, essas telhas são uma excelente opção e oferecem vantagens como:

  • Economia de energia;
  • Conforto acústico;
  • Retenção de chamas;
  • Não absorve água;
  • Feitas sob medida.

Essas telhas também são conhecida como telhas termoacústicas, porque oferecem maior conforto térmico e acústico para o local onde estão instaladas.

Além de poder ser fabricada com a chapa de ferros, também pode ser feita de fibrocimento. Ou seja, existe a versão ferro isopor ferro, ou fibrocimento isopor fibrocimento. Mas, é importante ressaltar que a opção feita de ferro é muito mais resistente, não necessitando de muitas manutenções.

Outro uso bastante comum dos ferros na construção civil é para o fechamento de portões. Seja para preservar mais a privacidade de quem está do lado de dentro, para impedir a entrada contínua de luz solar, ou para impedir que animais tenham acesso à rua pelos portões, os ferros também podem ser utilizados para fechar os vãos de vários tipos de portões.

Com a ajuda de uma chapa de aço é possível fazer esse fechamento, utilizando um material de excelente qualidade e grande durabilidade.

Dessa maneira, é possível garantir mais privacidade e proteção, fazendo uso de um material que dura bastante tempo, não sendo necessária troca ou manutenção constantes.

A barra de aço redonda é outro exemplo de material utilizado na construção civil para locais como as escadas, por exemplo.

Para fazer os corrimãos das escadas de maneira mais segura e duradoura, o aço pode ser um excelente aliado, além de possuir um design moderno e que orna com os mais variados tipos de construções.

Essas barras também podem ser utilizadas em bordas de piscinas, como corrimão de escadas externas entre outras utilizações.

Deu para você perceber o tamanho da variedade de opções quando o assunto é usar o aço nas construções civis? É claro que existem outras possibilidades e todas são exploradas de acordo com a necessidade de cada projeto.

Por ser um material altamente resistente, sua durabilidade torna-se superior, fazendo com que o resultado final seja bastante superior. Explore as opções e utilize o aço de maneira inteligente na sua construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *