Construção civil investe em equipamento eficiente

O planejamento estratégico para a construção civil é essencial, em diversos aspectos. É preciso verificar todos os pontos de início, desenvolvimento e conclusão de uma obra.

Na parte estrutural de uma construção, deve-se identificar o tipo de solo, a disposição de sistema hidráulico, o abastecimento de energia elétrica e a instalação da fundação estrutural da obra.

Para isso, é preciso ter à disposição diversos equipamentos para construção civil, que parte desde uma simples colher de pedreiro, até máquinas pesadas, como tratores, escavadeiras e retroescavadeiras, pá carregadeira, caminhões basculantes e rolos compressores.

Todas estas máquinas pesadas têm um trabalho fundamental, dentro de um canteiro de obras, e que não podem ser ignoradas, para alcançar todos pontos de fixação, fundação, e estruturação de uma construção.

A presença de profissionais capacitados também é de extrema importância, pois ajudantes de pedreiro, pedreiros, mestres de obra devem estar atentos à realização de tarefas, conforme especificações técnicas repassadas por engenheiros e arquitetos.

Economia de tempo e mão de obra na construção

A preparação de matéria-prima, para aplicação em toda a estrutura de uma obra, também conta com maquinas de construção civil práticas, que misturam areia, pedro e cimento, preparando o concreto para diferentes estágios, como fundação, colunas e vigas, paredes e lajes de concreto armado.

Estas máquinas possuem funções diferenciadas, e por isso, podem ser alugadas, para etapas diferentes, conforme o avanço das obras.

Desde a terraplanagem do terreno, com a disposição de terra removida em uma área adequada, até os acabamentos finais de uma construção, com a aplicação de pintura, na área interna e na área externa, é preciso que os profissionais e as ferramentas sejam adequadas a cada serviço.

A agilidade deve ser uma aliada, dentro da programação sugerida, no desenvolvimento de uma construção.

Por isso, estas máquinas e ferramentas devem ser operadas por profissionais capacitados, pois até mesmo uma betoneira aluguel preço vai refletir, de maneira positiva, no andamento dos processos de aplicação de concreto nos espaços necessários.

A utilização da betoneira permite uma mistura homogênea do concreto, com a economia de tempo e mão de obra aplicado neste tipo de serviço.

Os caminhões que possuem este tipo de equipamento, também facilitam o transporte e a disposição, em áreas amplas de piso e até mesmo lajes.

Para os profissionais que atuam, durante todo o processo de construção, nas mais diferentes etapas de uma obra, precisam utilizar equipamentos de segurança individual.

As botas de segurança do trabalho protegem os pés, pois o contato com o concreto pode causar descamações, entre outros problemas com a pele humana.

A proteção da cabeça, com o capacete, dos olhos, com óculos específicos para trabalhos de marcenaria ou serralheria, e uniformes desenvolvidos com tecido especial, para proteger os membros superiores e inferiores, devem ser disponibilizados pelos contratantes.

Adequação para trabalhos em nível superior

A construção de prédios requer um planejamento estratégico geral, para atender todas as normas de segurança, voltados para os funcionários, colaboradores e até mesmo a terceiros.

A delimitação de perímetro, com tapumes e redes de segurança, no entorno de um canteiro de obras, é bastante comum e eficaz.

Os profissionais que trabalham neste setor de uma obra, precisam ser capacitados, tecnicamente, para atuar em ambientes externos, e com a altura como um fator de risco.

Por isso, as incorporadoras e construtoras devem disponibilizar um espaço adequado, e até mesmo, alugar andaime, para a fácil movimentação entre pontos de alcance.

Os equipamentos de proteção individual, como capacetes, luvas e, nestes casos, cintos de segurança, também devem estar devidamente disponíveis e ajustados aos usuários.

O acesso aos patamares mais altos de um edifício, conforme avança a construção, podem ser adequados com elevadores de serviço.

Algumas tarefas ficam sob a responsabilidade de uma empresa de içamento, que trabalha com guindastes estruturais, com alcance superior a outras máquinas de trabalho da construção civil.

Também há a possibilidade de realização de outras funções, como:

  • Distribuição de matéria-prima, como blocos e sacos de cimento;
  • Colocação de manilha, para assentamento;
  • Contribuição no transporte de peças de andaime e escoramentos;
  • Içamento de vigas e colunas para o alto.

Desta forma, a qualidade dos serviços realizados na construção civil é refletida em toda sua estrutura, com equipamentos eficientes e mão de obra especializada, e devidamente protegida, durante todo o período de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *