Cuidados e manutenção valorizam o imóvel

Os cuidados de um ambiente que está inserido em uma estrutura condominial devem ser discutidos em assembleias, com a associação de moradores, para debater sobre melhorias e o que mais for colocado em prática, para a melhor convivência de todos.

A segurança, de um modo geral, com portaria e acesso de carros nos estacionamentos dos condôminos e de visitantes e a prevenção relacionada a equipamentos de uso comum, como o salão de festas, playgrounds, e piscinas, devem fazer parte da pauta de toda reunião.

Custo menor com a prevenção

Para que o custo não se torne algo exorbitante e reflita no orçamento doméstico dos moradores, é preciso que o síndico realize, em conjunto com uma equipe técnica, a manutenção preventiva dos ambientes e equipamentos.

Isso deve ser feito de modo a valorizar os espaços, com pinturas e consertos em geral, para que um pequeno descascado não se torne algo tão oneroso para todos.

Muitos condomínios possuem áreas de lazer que precisam de cuidados diários, como conjunto de piscinas.

Com o devido acondicionamento da casa da máquinas e a disponibilidade de produtos de limpeza, profissionais da área, isso se torna possível e pode ser feito de forma prática.

A água deve ser cuidada e tratada, principalmente em estações mais quentes do ano, como a primavera e o verão, em que este tipo de equipamento é utilizado pela maioria dos moradores.

Também é preciso estar atento a outros espaços, como salões de jogos e bibliotecas comunitárias, que os condomínios estimulam a criação, para favorecer a sociabilidade daqueles que convivem em um mesmo espaço, de forma harmônica e aprazível.

Logo, quando surge o momento de discutir as manutenções que precisam ser realizadas, um orçamento deve ser apresentado, com os dados atualizados da situação do equipamento ou espaço que precisa ser arrumado.

Vale destacar neste ponto que a apresentação de diferentes orçamentos e fornecedores, para que ninguém seja privilegiado, é essencial.

Nos estacionamentos, em que os veículos ficam expostos ao tempo e às mudanças climáticas, é preciso investir na Manutenção de telhados, que sofrem com o desgaste natural com a incidência de sol, chuva e vento a todo momento.

Quando esse tipo de conserto é discutido, verifica-se a necessidade de troca ou substituição apenas dos que estão com trincas e rachados expostos, ou então na troca total, verificando até mesmo a qualidade dos suportes que sustentam as telhas.

Em outros espaços, é preciso manter a manutenção com contratação de profissionais da área de pintura e até mesmo de serralheiros.

Já para fazer a manutenção de quadras esportivas, é preciso que seja verificado qual o tipo de esporte será praticado e dar a devida atenção aos modelos de linhas que são empregadas no piso.

Há casos em que é possível aplicar uma diversidade de linhas, que não prejudiquem os esportes praticados e transformar em uma quadra poliesportiva, com igual atenção para a prática desportiva, como futebol de salão, voleibol, basquete e handebol.

Quando existe a necessidade de aplicar melhorias que não estejam no planejamento do espaço, uma reforma de quadras esportivas pode ser a solução ideal para atender aos anseios dos moradores de forma constante.

Esta reforma pode estar ligada à instalação de refletores, para o uso noturno, ou então a aplicação de uma cobertura, para que o espaço possa ser utilizado em dias de chuva, sem afetar a saúde dos moradores.

Todos os custos destas manutenções devem ser discutidas, impreterivelmente, em reunião do condomínio, para verificar as reais necessidades de investimento, o custo a ser disponibilizado e quanto há em caixa, recolhido por meio da taxa de condomínio e multas aplicadas, em diferentes situações.

Com os cuidados devidamente aplicados aos espaços do condomínio, os custos serão menores e a valorização do imóvel só tende a crescer, conforme os equipamentos disponíveis para os moradores seja maior e melhor.

Entre outras vantagens, podemos citar:

  • Mais segurança interna;
  • Disponibilidade de espaços no “quintal” de casa;
  • Manutenção predial em ordem;
  • Referência de alto padrão de moradia.

Segurança residencial planejada

Se o estabelecimento imobiliário tiver todas as saídas de emergência devidamente sinalizadas, com escada de incêndio nas laterais externas, isto já demonstra uma grande preocupação com toda a segurança predial.

No aparecimento de problemas, soluções devem estar devidamente planejadas e equipes de socorro devem estar preparadas para atender, de maneira imediata, em imprevistos.

Esse é o caso de um elevador que apresenta defeitos, ou então a falta de energia, em que toda a iluminação de emergência, nos corredores e escadas, devem ser acionadas de forma automática.

Deste modo, os cuidados necessários para manter a estrutura podem ser diversos, atendendo as demandas de seu imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *