Cuidados prediais ajudam na manutenção

Os empreendimentos comerciais recebem diversos clientes, diariamente, a todo momento. Por isso, suas instalações devem contar com equipamentos de segurança e manutenção.

Tanto para os funcionários, quanto para as pessoas, que procuram produtos e serviços, e esperam ter uma experiência agradável, a partir do momento em que pisam no local, até finalização das compras.

Por isso, a instalação de pisos antiderrapantes, a disponibilidade de cadeiras confortáveis na área de recepção e um ambiente arejado e bem iluminado, devem fazer parte do planejamento daqueles que querem atender bem a sua clientela.

Para garantir que as atividades serão feitas de maneira correta, é preciso contar com os serviços de terceiros, como concessionárias públicas e privadas que fornecem energia elétrica e abastecimento de água.

Sem as instalações adequadas, pode ser que o cliente nunca mais volte para realizar as compras, ou até mesmo, indicar os serviços para outras pessoas.

Potenciais clientes que podem ser perdidos por desatenção a certos problemas e que podem ser resolvidos com a manutenção predial.

Comerciantes devem garantir segurança

São diversos pontos que devem ser observados, para garantir a permanência de um cliente, enquanto ele estiver consumindo dentro do estabelecimento comercial.

Lâmpadas acesas, para deixar o espaço completamente iluminado, ou então, janelas abertas, para garantir a passagem da corrente de ar, deixando a luz natural entrar, em uma composição eficiente entre os móveis e a decoração do local.

Como muitos equipamentos utilizados em diferentes comércios, precisam contar com o fornecimento de energia elétrica, este tipo de abastecimento não pode faltar.

Para garantir que eles não parem de funcionar mesmo durante um apagão, os comerciantes têm se precavido com a instalação de nobreak, entre a tomada e os equipamentos eletrônicos.

Este tipo de equipamento dá um suporte por um período de tempo, favorecendo:

  • O salvamento de dados;
  • O funcionamento de máquinas de cobrança;
  • A melhoria na vida útil dos equipamentos;
  • A proteção contra surtos elétricos na rede.

Este tipo de equipamento também pode estar atrelado a outros aparelhos eletrônicos, principalmente os voltados à segurança do local, como câmeras e cercas elétricas.

Os monitores de visualização também não perdem o abastecimento de energia, garantindo suporte por um longo período, conforme a capacidade de atuação do nobreak.

Ainda relacionado à segurança, os comerciantes precisam estar atentos quanto à manutenção de porta de aço de enrolar, que precisa receber graxa em todo o sistema, garantindo o pleno funcionamento para abertura e fechamento.

Sem isso, acidentes podem acontecer, e até mesmo impedir a abertura do comércio, afetando todo o planejamento de atendimento, e refletindo no orçamento ao final do período fiscal e financeiro.

Este tipo de manutenção não requer mão de obra especializada, mas a contratação de um profissional pode ser mais eficaz, pois ele pode verificar a situação de todo o conjunto, como as trancas e fechaduras.

Para atender de forma eficaz os clientes, empresas que funcionam em prédios comerciais também devem estar atentos quanto às manutenções realizadas em todo o condomínio.

A contratação de empresas de manutenção de elevadores deve constar do orçamento anual, pois assim garante o acesso de todos, funcionários e clientes, a todos os andares, de forma confortável e efetiva.

Este tipo de serviço também faz parte do planejamento de segurança, que verifica a qualidade de todo o sistema de elevação, como correntes e a caixa que compõe o elevador, a situação das portas de acesso, e todo o painel indicativo para os respectivos andares.

Manutenção: prevenir é melhor que remediar

Muitos acidentes ocorrem por falta de uma manutenção preventiva. E isto é válido para tudo que precisa de uma atenção, como motores de veículos, como motocicletas, carros, ônibus e caminhões.

Nas residências e estabelecimentos comerciais, a máxima também é válida. Muitas vezes, a estrutura de um telhado não recebe a devida atenção, e o proprietário não dá a mínima atenção, por ser uma simples goteira no telhado.

Quando percebe, perde-se toda a estrutura, principalmente quando acontecem chuvas de verão, que são acompanhadas por um grande volume de água e ventos acima da velocidade normal.

O risco de acidentes causados por incêndios também é grande. Por isso, é preciso estar atento quanto à manutenção eletrica predial, principalmente quando a construção tem muito tempo de uso.

Com o avanço da tecnologia, muitos equipamentos eletrônicos foram adquiridos pelas famílias, celulares, computadores, televisores e aparelhos de som competem entre si pela atenção dos moradores.

Somado a estes equipamentos, ainda há os eletrodomésticos, como geladeira e microondas, ventiladores e aparelhos de ar condicionado, chuveiros e secadores de cabelo.

O uso destes equipamentos podem causar um curto circuito, se todos os fios e cabos elétricos não forem devidamente instalados, e a rede passar por uma substituição eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *