Diferentes tipos de revestimento para ambientes

Cada ambiente vai demonstrar e requerer diferentes tipos de revestimento, ou até, no mesmo ambiente, pode-se ter a escolha de utilizar variados estilos e formas de revestir os diferentes cômodos da casa e do prédio a ser construído, ou ainda pensar em unir esses modelos de se revestir para proteger diferentes áreas do mesmo ambiente.

Paredes, teto, piso, cada um tem especificidades que necessitam análise para escolher da melhor forma possível os acabamentos que se adaptem melhor e cumpram mais fielmente as necessidades do consumidor.

Onde procurar os seus revestimentos?

O consumidor paulistano tem à sua disposição uma gama enorme de possibilidades e lugares para procurar e escolher o melhor acabamento da sua obra.

Empresas de gesso em SP, por exemplo, podem fornecer essas possibilidades, ou ainda mais. O mais comum uso do gesso é para o revestimento superior de ambientes, o teto. Porém, é possível utilizar esse material para as paredes também.

Assim, podemos pensar no gesso de diferentes formas, analisar os mais versáteis usos desse material que pode auxiliar e muito na hora de escolher o acabamento da obra.

Algumas vantagens do revestimento com gesso são:

  • Custo-benefício;
  • Muito acessível e fácil de achar no mercado;
  • Grande versatilidade para moldar;
  • Esteticamente muito agradável.

O custo-benefício do gesso salta aos olhos quando pensamos na rapidez e a diminuição de desperdício na obra, pois o material tem simples, rápida e fácil colocação, o que também facilita por ser um produto de acesso facilitado para o consumidor achar no mercado.

Já pensando no tratamento do material, a versatilidade e possibilidades do gesso por ser um material moldável trazem grandes vantagens a esse acabamento, porque pode entregar um tratamento estético muito agradável aos olhos e estilos modernos.

Pé no chão, mas qual chão?

Escolher entre diferentes tipos de piso requer análise do ambiente em que esses serão instalados. Um assoalho de madeira, por exemplo, proporciona um clima aconchegante e elegante ao cômodo.

Ele vai conferir uma estabilidade térmica ao ambiente, a madeira é uma escolha perfeita e clássica, pois nunca sai de moda. Salas e quartos chegam a ganhar um ar de conforto e aconchego.

Por sua vez, a instalação de piso vinílico traz muita praticidade. Confere também uma resistência maior à líquidos, mesmo ainda sendo recomendada a limpeza nesse acabamento com aspiradores de pó ou vassouras de cerdas bem macias, a limpeza pode ser feita com um pano úmido sem maiores preocupações.

Não se pode deixar a impressão que o piso madeira laminado tenha um processo longo de instalação, pelo contrário. Após 24h de instalado, ele já pode ser usado normalmente.

O que também confere uma praticidade enorme à escolha desse piso. Mais ainda, esse piso oferece a possibilidade de, por exemplo, desmontá-lo e leva-lo para outro lugar para que seja colocado e utilizado novamente.

Escolher onde pôr os pés também passa por conhecer as necessidades do ambiente, é preciso análise e conhecimento das possibilidades para uma decisão correta que contemple todas as necessidades do contratante.

Manutenção do revestimento

Fazer a manutenção do acabamento também é parte essencial da função de revestir, pois com o tempo, o desgaste é inevitável.

Esteticamente e funcionalmente o revestimento vai perdendo suas características iniciais, então como todo empreendimento da construção, a reforma e manutenção são vitais para manter um desempenho de qualidade do acabamento.

Esteticamente, quando se utiliza um revestimento é necessária sua manutenção mais contínua no dia a dia. A conservação do mármore, por exemplo, passa também pela atenção diária com o material.

O cuidado constante serve para manter a boa aparência, porém, manchas amareladas podem aparecer com o tempo, o que sugere uma limpeza mais profunda do mármore.

Mas, os cuidados com o material devem acontecer sempre, a manutenção também é prevenção. O cuidado em não danificar o mármore é necessário, pois a sua restauração é muito dificultosa.

O que sugere, finalmente, ao efetivo polimento de mármore é o tratamento para enaltecer o detalhe estético glamouroso do material.

O brilho carrega e engradece o ambiente revestido e decorado com mármore, por isso surge a importância em deixa-lo sempre belo.

Já para a manutenção de locais que sugerem a passagem frequente de pessoas e máquinas, recomenda-se o uso da pintura epóxi, essa traz o diferencial de alta resistência e grande durabilidade, entregando ao ambiente uma longevidade do lugar, além de facilitar a limpeza e manutenção.

Revestimentos e acabamentos são essenciais na construção e manutenção dos espaços da construção, é importante conhece-los e saber como melhor utilizá-los para cada ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *