Equipamentos do setor de construção

A construção civil é uma área da indústria que movimenta muito a economia nacional, por isso tem sido crescente a atuação de empresas fornecedoras de materiais e equipamentos que contribuem para os processos de construção nessa área.

Atuando na elaboração de prédios, empresas, residências, aeroportos, rodoviárias, rodovias e saneamento de esgoto. Ou seja, todas as construções que a sociedade atual necessita para conseguir viver, trabalhar e se locomover com qualidade de vida.

Assim, como as construções têm sido cada vez maiores e mais dinâmicas, pois um dos grandes gargalos desse sistema tem sido os prazos, principalmente em obras comerciais, que a construção precisa ser realizada rápida para que seu retorno também seja.

Pensando nisso, muitas empresas se especializaram na produção de máquinas e equipamentos com o intuito de assistir de forma mais segura e planejada esse setor e suas demandas, principalmente nos canteiros de obra.

Dentre os equipamentos que auxiliam nesse processo é possível listar o que são mais comuns e primordiais às construções.

Andaimes

O andaime é um equipamento essencial às obras, por ele é possível realizar a locomoção e o transporte de cargas e materiais de forma mais segura.

Com o desenvolvimento das tecnologias, esse equipamento que antes era construído de forma improvisada nos canteiros de obra, hoje eles apresentam estruturas sólidas e rígidas, capazes de suportar uma boa quantidade de peso e são aplicados constantemente, principalmente quando as obras são realizadas em locais altos.

Benefícios

Os benefícios com sua utilização são muitos, dentre eles:

  • Facilidade de montagem e desmontagem;
  • Rapidez na execução das obras;
  • Segurança;
  • Conforto;
  • Qualidade.

Torres de Iluminação na construção

A torre de iluminação é outro equipamento muito requisitado e utilizado na construção civil, isso porque alguns projetos são realizados em horários noturnos ou em locais que a iluminação é escassa.

Assim ao realizar o aluguel de torre de iluminação é possível promover um espaço mais seguro aos trabalhadores e também para os materiais e equipamentos, pois a iluminação dificulta a infiltração de pessoas para furtar tais instrumentos.

Além disso, a sua utilização permite uma economia uma vez que os funcionários não sofrem danos e conseguem realizar toda a obra. Seu transporte e instalação são simples e práticos e ainda otimizam os processos e tempo de execução das obras.

Alisadora de concreto na construção

Outro equipamento muito utilizado é a alisadora de concreto que, como o próprio nome diz, serve para produção de concretos, mais especificadamente pisos industriais e galpões, ou seja, em áreas bem extensas.

A sua aplicação promove a melhora de tempo e realização do trabalho, além de um melhor acabamento. Dessa forma há muitos modelos e marcas disponíveis no mercado, assim a alisadora de concreto preço do aluguel varia de acordo com as características do equipamento, bem como o seu tempo de uso.

Autoclaves

Esse equipamento é comumente encontrado nas indústrias químicas, farmacêuticas e afins, mas também está presente na construção civil e nas industrias de madeira.

Sendo uma opção econômica e sustentável a autoclave é aplicada para proporcionar mais resistência às madeiras que são aplicadas nas obras, trazendo mais proteção a insetos, pragas e fungos, proporcionando mais durabilidade ao material.

Assim, a madeira é introduzida neste equipamento e, ao passar pelos processos apropriados, ela consegue ser impermeabilizada contra essas pragas que danificam o material com facilidade.

Condutivímetro

O condutivímetro serve para medir a condutividade elétrica, sendo um equipamento aplicado mais em estações de tratamento da água, solo e monitoramento do meio ambiente.

Nas obras, o modelo mais aplicado é o condutivímetro de bancada, pois o mesmo pode ser utilizado de forma mais segura e confortável.

Mas devida a sua ampla aplicação nas indústrias, o mercado oferece tanto o modelo portátil que tem a vantagem de ser mais prático para o transporte e acessível a áreas que são mais difíceis dos equipamentos tradicionais alcançarem, e o de bancada que é fixo mas que também tem seus benefícios e vantagens.

Além dos equipamentos mencionados, há muitos outros que são aplicados para auxiliar no desenvolvimentos das obras e seus resultados, tornando os trabalhos mais simplificados e seguros, tanto aos trabalhadores quanto a comunidade ao entorno dessas construções e reformas.

Sendo que ao final, esses projetos agregam muito valor ao espaço e também a sociedade como um todo, uma vez que a maioria das construções é de acesso a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *