Manutenção residencial: as mais comuns

Os imóveis são parte de nosso dia a dia e é neles que vivemos e trabalhamos. Por conta desse uso diário e também por conta da exposição contínua dos imóveis às alterações climáticas constantes, eles sofrem diversos desgastes que precisam de manutenção.

Para lidar com esses desgastes, é necessário que sejam feitas manutenções periodicamente que envolvam diferentes pontos da construção.

Muitas pessoas, principalmente as mais inexperientes, têm muitas dúvidas com relação ao tipo de manutenção que precisa ser feita em seu imóvel.

Essas dúvidas são comuns e é por isso que neste artigo vamos dar algumas dicas e informações sobre os tipos de manutenção em imóveis mais comuns. Confira.

Por que a manutenção é importante

Antes de darmos algumas dicas sobre os principais tipos de manutenção, primeiro precisamos falar porquê ela é importante. De um bodo geral, existem dois tipos de manutenção, sendo a preventiva e a corretiva.

A manutenção preventiva é aquela que visa identificar os problemas antes mesmo que eles ocorram. Dessa maneira é possível realizar a troca ou conserto de itens sem antes precisar passar por um problema pior. Esse tipo de manutenção traz benefícios como:

  • Conservação do imóvel;
  • Valorização do imóvel;
  • Custo mais baixo;
  • Mais praticidade.

Mas, também existe a manutenção corretiva, um tipo de manutenção que é realizada para consertar algo que de fato já apresentou problema inesperado.

Esse tipo de manutenção é mais caro e é recomendada apenas em casos de necessidade. Agora que você conhece um pouco sobre os principais tipos de manutenção e sua importância, no próximo tópico vamos falar sobre alguns processos comuns na manutenção. Acompanhe.

Manutenções comuns em imóveis

Existem diversos tipos de manutenção que são realizados nos imóveis e um dos mais comuns é a procura por assistência técnica ar condicionado.

Nós moramos em um país quente praticamente o ano todo, por conta disso, praticamente em todas as residências e empresas é utilizado ao ar condicionado. Ele melhora a qualidade do ar do ambiente, refrescando-o e tornando-o muito mais agradável em climas quentes.

A assistência técnica é a melhor maneira de garantir em funcionamento todos os equipamentos de um imóvel.

A assistência técnica de aquecedores a gás, por exemplo, garante que esse equipamento funcione devidamente, sem apresentar defeitos como vazamentos ou mal funcionamento que prejudique o desempenho do equipamento.

Em residências, o aquecedor pode ser utilizado para o aquecimento de chuveiros e torneiras.

A rede elétrica é outro ponto importante de um imóvel, isso porque é por meio dela que realizados praticamente todas as atividades de nosso dia a dia.

Mas, com o passar do tempo, a rede elétrica pode ser danificada, o que exige uma manutenção eletrica feita por meio de um eletricista ou de um engenheiro elétrico.

A fiação não pode ser ignorada, pois as instalações elétricas precárias de um imóvel podem desencadear diversos problemas como curtos, choques e até mesmo explosões.

Os imóveis também ficam expostos continuamente a diversos fatores externos, como as chuvas. As chuvas podem acumular umidade e trazer uma série de prejuízos para o imóvel, como no caso de infiltrações, rachaduras e mofo.

Para evitar que o imóvel seja prejudicado, existem diversas maneiras de evitar o acúmulo de água no imóvel.

Uma dica muito útil é instalar um sistema de captação de água de chuva, pois por meio desse sistema é possível utilizar essa água para diversas finalidades, economizar o uso de água encanada e ainda evitar que o acúmulo de água prejudique o imóvel.

A impermeabilização também é uma das maneiras mais eficazes de combater e prevenir os danos causados pela umidade.

Por meio da impermeabilização, o imóvel estará sempre protegido dos efeitos do tempo e é recomendado realizar esse procedimento em todos os tipos de imóveis, mas principalmente naqueles que estão localizados em locais mais úmidos.

Seja qual for a necessidade de uma manutenção predial, existem diversas possibilidades, técnicas e produtos que ajudam a preservar a construção e mantê-la longe de danos severos.

É importante estar sempre cuidando bem do imóvel para evitar que você precise realizar grandes reparos ou até reformas.

A manutenção preventiva irá conservar o seu imóvel como novo, mas sem que haja necessidade de gastar muito com isso. Assim você conserva a sua construção, valoriza o imóvel, garantindo sua segurança e usabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *