Máquinas e ferramentas usadas na construção civil

Para o desenvolvimento de casas e construções, no geral, são utilizados diversos procedimentos, máquinas e métodos, dessa forma, cada vez mais os projetos estão sendo otimizados.

E por serem mais otimizados, as obras estão se tornando cada vez mais em conta, tornando os processos de construção e reforma mais acessíveis.

Esse setor é um dos que apresenta maior inovação tecnológica, já que há diversos elementos que auxiliam nesse processo. Este artigo abordará as máquinas e ferramentas que permitem que o canteiro de obras seja mais eficiente.

É importante ressaltarmos, antes de tudo, que muitas das ferramentas e máquinas utilizadas em obras são alugadas, como betoneira para alugar, que permite economia no orçamento.

Para entender melhor os benefícios da locação de equipamentos, podemos citar as seguintes vantagens:

  • Não é preciso se preocupar com local para estoque;
  • O pagamento ocorre somente em relação ao tempo da obra;
  • Se a máquina quebrar, há a substituição das peças;
  • Toda a manutenção é feita pela locadora.

Por causa desses detalhes, a locação tem sido escolhida pela maioria dos projetos, principalmente em aluguel de betoneira, grandes máquinas e ferramentas.

Tipos de máquinas para locação

Outro ponto importante para a locação é que o catálogo é muito grande, podendo escolher a máquina ideal para o projeto, não precisando improvisar uma máquina para fazer determinada função.

Assim, podemos abordar algumas máquinas mais usadas na construção civil. Confira-as a seguir.

1. Retroescavadeira

A retroescavadeira é uma das máquinas-ferramenta mais usadas dentro de um canteiro de obras, principalmente porque atua de forma eficiente na escavação de valas e redes, além de ajudar no transporte de materiais e no carregamento de caminhões.

2. Escavadeira hidráulica

É uma máquina bastante potente e sempre atua com o aluguel de guindaste, pois ajuda na escavação e na elevação de alguns elementos que podem estar amarrados e prontos. É uma máquina de grande produtividade.

3. Pá-carregadeira

As pás carregadeiras são máquinas ideais para o carregamento de materiais e outros elementos como asfalto, solos e também de terraplanagem. São essenciais para estocagem de materiais.

4. Motoniveladora

Essas máquinas são altamente potentes e são específicas para serviços de terraplanagem, ajudando no corte e também no aterramento de diversos ambientes, sejam de sub leitos, sub bases, bases de acordo e outros elementos, principalmente seguindo as estacas de marcação topográfica.

5. Caminhão de içamento

Um equipamento bastante usado em substituição da locação de andaimes é a locação de caminhão de içamento, que é um caminhão que possui um braço hidráulico que tem diversas usabilidade como:

  • Ajuda na distribuição dos blocos de concreto;
  • Traz as ferramentas de diversos espaços;
  • Pode ser usado com gaiola para trabalhos em altura;
  • Realiza o içamento de peças e materiais.

Locações de andaimes

Os andaimes são um dos equipamentos mais utilizados dentro dos canteiros de obras. Esses equipamentos permitem que os trabalhadores realizem serviços em alturas, para diversas funções.

Os andaimes são obrigatórios em todas as obras que possuem mais de quatro metros, e precisam ser fabricados em aço carbono e galvanizado — processo que garante que o aço seja anticorrosivo para maior durabilidade. Com isso, há mais segurança no trabalho em ambientes elevados.

Há alguns tipos de andaimes, e cada um é adequado para um uso e uma utilização e para diferentes projetos, e para isso, é preciso conhecer quais são esses modelos existentes.

1. Andaime tubular

É um dos modelos mais procurados na locadora de andaimes, pois tem um grande rendimento e promove segurança por causa do formato modulado.

Esses andaimes são compostos por painéis montados dois a dois, e formam torres para fixação. Há modelos com base fixa e modelos com rodas, que facilitam a movimentação.

O andaime tubular é bastante prático em razão da sua movimentação e dos seus encaixes firmes, que garantem versatilidade no uso.

2. Andaime industrial

São adotados nas rotinas de manutenção industrial e em construções muito complexas. Possuem duplo travamento e garantem a estabilidade nas alturas.

3. Andaime multidirecional

São aqueles que possuem diversas possibilidades de configuração, pois o seu formato é maleável e remodelável, o que permite um acesso fácil e adequado a qualquer ambiente.

4. Andaime fachadeiro

É aquele que é fixado na fachada dos projetos, permitindo a circulação horizontal dos trabalhadores de maneira mais fluida na plataforma.

Outro serviço muito buscado é o aluguel de escoras, para a composição de lajes. Essas escoras são metálicas e ajudam muito na qualidade da obra.

Em suma, com este texto, vimos que uma boa construção utiliza essas ferramentas para uma obra altamente eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *