Segurança patrimonial exige planejamento

A segurança física de uma propriedade residencial pode ser formada por diversos elementos estruturais. Podem ser grades nas janelas, portões reforçados e equipamentos eletrônicos devidamente instalados.

Empresas especializadas desenvolvem projetos que atendem desde casas e sobrados individuais até condomínios prediais, onde é preciso mão de obra treinada e capacitada para uma ampla cobertura.

Elementos instalados para segurança patrimonial

No caso de complementos que podem ser instalados de forma física, é preciso contar com um projeto adequado. Não basta a construção de um muro ao redor do terreno, ou um portão social e outro na entrada da garagem.

Muitas residências construídas em áreas urbanas, onde a segurança pública precisa contar com a colaboração da população, é importante estar atento com as possibilidades de reforço estrutural.

O mesmo arame farpado para cerca pode ser instalado sobre o muro residencial, proporcionando um aspecto de mais segurança. Esse tipo de serviço precisa ser realizado por uma empresa especializada, pois demanda ferramentas apropriadas e mão de obra capacitada.

A instalação desse metal em torno de um terreno é comum também em áreas rurais, onde impede que animais de grande porte evadam do espaço, como chácara, sítio ou fazenda. Nos centros urbanos serve para afastar maus elementos, que podem se machucar em uma tentativa de invasão.

O arame farpado é composto por uma material resistente, que exige esforço para ser cortado, além de ter um custo acessível. Por isso é comum visualizar a presença sobre muros residenciais.

Animais domésticos precisam de segurança

Diferente dos animais de grande porte encontrados na zona rural, ou para evitar que ladrões ou assaltantes invadam o espaço alheio, as residências podem contar com um elemento apropriado para garantir a segurança dos animais domésticos.

As janelas que recebem uma tela de proteção para gatos e cachorros proporciona uma sensação de segurança para que esses animais não saiam de dentro de casa. Essa estrutura pode ser de tecido ou de polietileno, um material resistente que não sofre desgaste tão fácil.

Mesmo assim, é preciso estar atento às condições do material frequentemente, fazendo a manutenção necessária de limpeza. A verificação dos parafusos que prendem a estrutura também é importante, pois a vibração da estrutura pode apresentar um afrouxamento natural se não estiverem bem apertados.

Vale lembrar que há telas mais finas, que impedem a saída dos animais de dentro da residência e garantem mais conforto, pois evita a entrada de mosquitos, pernilongos e outros insetos para o interior da casa ou apartamento.

Projeto barateia custo e dispensa pessoal

Por falar em entrada e saída, os condomínios residenciais, seja qual for o tamanho do empreendimento imobiliário, precisa contar com uma portaria de controle de acesso de moradores, visitantes e profissionais que realizam serviços internos.

Para baratear o custo e aplicar a tecnologia a favor dos proprietários de imóveis nessas condições, muitos condomínios optam por sistemas de portaria remota, oferecidos por empresas especializadas em segurança patrimonial.

Esse tipo de serviço exige alguns equipamentos que estão disponíveis no mercado, entre os quais:

  • Câmeras de identificação;
  • Sistema de áudio e vídeo integrado;
  • Internet de alta velocidade;
  • Energia elétrica.

Para garantir a segurança dos moradores e do patrimônio, como um todo, as empresas oferecem pacotes que incluem geradores de energia individualizados e internet dedicada ao sistema instalado.

Todo esse equipamento dispensa um porteiro presencial, fornecendo uma equipe especializada que está disponível durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Uma ronda veicular pode fazer parte do pacote, reforçando o trabalho de segurança do condomínio.

Equipamento permite acesso com tecnologia moderna

Os condomínios que optam pelo serviço tradicional contam com profissionais devidamente treinados, com equipamentos modernos que fazem os controles de acesso identificando cada pessoa que passa pela portaria e na entrada do estacionamento.

São computadores que fazem o cadastro de cada indivíduo, inclusive dos moradores, para que ocorrências internas possam ser notificadas de forma certeira.

Esse tipo de serviço permite a reunião de dados para que o síndico e o conselho de moradores possam tomar medidas sempre que necessário.

Além disso, é possível fazer uma integração de sistemas para que sejam feitas reservas de espaços, como salão de festa ou churrasqueiras compartilhadas.

O controle das cancelas de estacionamento podem ser automatizadas, utilizando tecnologia de ponta com reconhecimento de tarjas individuais instaladas dentro dos veículos dos moradores.

Isso facilita a identificação de quem entrou e saiu do condomínio, com horário e data devidamente registrados nos arquivos digitais.

Empresas oferecem plano residencial e condominial

Os serviços podem ser adaptados para uma residência particular, em um bairro de qualquer cidade. Os planos diferem dos condomínios pela carga de trabalho.

Em ambos os casos, é preciso lembrar que a manutenção sistema de segurança deve ser realizada periodicamente, para que todos os equipamentos estejam em funcionamento sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *