Sonho americano: veja como transformar a sua cozinha

Atualmente, a cozinha é uma das partes da casa que mais ganha atenção, fazendo parte essencial de um projeto arquitetônico adequado de forma a agradar o sonho de qualquer um e ser mais seguro.

Contudo, é preciso atenção em diversos detalhes para não errar na escolha de um acabamento, por exemplo, para que o sonho seja atingido. Às vezes, isso parece um trabalho mais difícil do que é.

Por este motivo, algumas dicas são necessárias para se atentar a pontos que realmente são importantes e conseguem miudar o ambiente de forma significativa. Pensando nisso, este artigo irá mostrar como executar o seu sonho americano de transformar a sua cozinha.

Armário

O armario de cozinha é, sem dúvidas, a peça que merece mais atenção dentre toda a decoração da cozinha.

Ele é, basicamente, a apresentação do lugar. Isso porque é a maior peça que fará parte da mobília e que deve ser a chave do ornamento de todos os outros equipamentos.

Antigamente as cozinhas contavam com espaços muito grandes e que cabia toda a mobília sem dar a impressão de serem menores do que realmente eram.

Com uma nova tendência arquitetônica de divisão de espaços, as cozinhas foram ganhando cada vez menos espaços e, hoje, surgiu a cozinha americana para suprir essa necessidade.

O projeto consiste em fazer com que a cozinha não tenha divisões, de forma a apresentar uma sintonia maior do ambiente também dando a impressão de ampliá-los.

Nesse sentido, o armário foi se adaptando para responder de forma adequada a essa necessidade. Hoje ele conta com variados modelos para atender a qualquer gosto e necessidade de tamanho e espaço.

É possível encontrar vários modelos desse produto no mercado, como:

  • Armários modulados;

  • Armários embutidos;

  • Armários de parede;

  • Armários em 6 peças.

Como planejar uma cozinha?

O planejamento de uma cozinha pode ser feito de várias formas, mas normalmente é a construção – ou aquisição – de peças que se encaixem de forma a aproveitar o espaço e também entregar o design que o dono deseja.

O mais comum é utilizar uma cozinha planejada americana, que engloba todos os benefícios de uma cozinha totalmente montada com elegância e sofisticação.

Itens para personalizar e decorar sua cozinha

Como dito anteriormente, existem diversos objetos que podem modificar completamente um ambiente. Além dos próprios móveis que irão compor a cozinha, é possível contar com itens decorativos ou ainda estruturais para torná-la mais agradável. Isso sem mencionar que o espaço pode ser ainda mais embelezado e otimizado para a rotina do morador.

Vamos entender algumas modificações que podem ser feitas para implementar uma cozinha planejada.

1. Mesas

Da mesma forma que os armários, as mesas vêm tendo cada vez um papel mais ativo dentro das cozinhas. Hoje pode-se contar com uma gama de modelos deste produto no mercado, facilitando a decoração dos ambientes para além da funcionalidade do item.

A mesa de madeira, por exemplo, tem como principal vantagem a durabilidade do material. Isso porque a madeira é muito resistente as ações do tempo, fazendo com que dure por muitos anos.

Outro ponto a se destacar é referente ao visual, que pode dar uma cara rústica e elegante ao ambiente.

Já a mesa de vidro é uma peça fundamental caso queira apresentar um ambiente mais elegante, fazendo o ornamento com praticamente qualquer peça. Desse modo, é possível investir nesse material de forma efetiva e sem gastos grandiosos.

Esse tipo de mesa também é de fácil manutenção e muito durável quando bem cuidada.

Na verdade, o vidro tem feito parte essencial de vários tipos de construções que necessitam de elegância e conforto.

Muitas da vezes são peças encomendadas sob medida. Para isso é possível achar vidraçaria em guarulhos, ou outras regiões, que realizam esse trabalho de forma adequada e que garantem qualidade e um ótimo acabamento ao trabalho.

Em contra partida, a principal vantagem de usar mesas de inox é que o material é extremamente resistência a impactos, pressões e corrosões. Então, se a sua intenção é focar em durabilidade, esse tipo de material irá responder de maneira muito efetiva.

Por último, a mesa de alumínio é uma opção com foco mais voltado para o custo-benefício.

Isso porque o material é muito bom e pode casar adequadamente com o ambiente e ainda auxiliar na economia do orçamento para outros itens e investimentos na mobília.

O alumínio, ao contrário do se pensa, é um material muito resistente. A recomendação é optar por peças únicas feitas sob medida, que trarão um ornamento a mais para o ambiente.

2. Vidros

Além da mesa feita de vidro, é possível investir e utilizar esse material em vários locais.

Para se ter uma ideia, o material ainda ajuda para um maior aproveitamento do espaço, ou ainda a sensação de que ele é maior.

Divisórias em vidro, por exemplo, são muito comuns por gerar uma transição muito positiva entre áreas diferentes do mesmo ambiente, como da cozinha para a varanda, dando uma impressão de que os 2 espaços são maiores.

3. Moldura de gesso

O uso de moldura de gesso para teto tem se tornado cada vez mais comum, pois podem fornecer todo o acabamento necessário para uma cozinha planejada.

Alguns ambientes necessitam de certos tipos de molduras ou de certos tipos de desenhos. Para isso, é preciso pesquisar no mercado para achar qual irá se enquadrar melhor na sua cozinha dos sonhos.

Vale destacar que a moldura proporciona para o ambiente maior elegância, principalmente quando conciliada a uma sanca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *