Tipos de acabamentos e a escolha de coberturas

A construção de um imóvel é feita em diferentes etapas, que vão desde a fundação até os acabamentos. Como é sabido, a estrutura de levantamento de uma edificação deve ser feita de maneira cuidadosa, pois influencia diretamente na vida útil do imóvel, evitando possíveis problemas futuros, como rachaduras e infiltrações.

Por isso, é fundamental contar com profissionais qualificados, que possuam conhecimento sobre as diferentes etapas de uma obra, de modo a garantir que o local será construído corretamente, desde um levantamento de parede até a instalação de uma cobertura de estacionamento.

Após o término de uma obra, entram as etapas de acabamento de um imóvel. Sem dúvida, essas são as partes preferidas dos proprietários, pois é o momento em que as escolhas e a personalização de um local começam a aparecer e se tornam cada vez mais parecidas com o projeto idealizado inicialmente.

Os processos de acabamentos comportam partes como:

  • Pintura interna;
  • Pintura externa;
  • Aplicação de pisos;
  • Aplicação de azulejos;
  • Instalação de cobertura.

Tanto quanto a construção, os processos de acabamento devem ser feitos cuidadosamente, pois são as partes visíveis que mais agradam aos proprietários.

Eles são, principalmente, vistos em paredes, pisos e coberturas e devem ser escolhidos e confeccionados de acordo com o gosto pessoal dos moradores do imóvel.

Sendo assim, é preciso conhecer os modelos mais comuns de acabamentos, que ajudam no momento da compra.

Acabamento de paredes

Sejam internas ou externas, as paredes são as superfícies mais chamativas de um imóvel. Elas podem ser decoradas com azulejos, pinturas ou texturas, atendendo ao desejo do proprietário e ornando com outras áreas da edificação.

Normalmente, os azulejos são aplicados em cômodos internos, como banheiros e cozinhas. Esses são locais que precisam de limpeza constante das superfícies, que ficam sujas de acordo com a utilização interna de uma residência.

Além disso, são áreas que lidam constantemente com uso de água ou com preparo de alimentos e essas atividades podem danificar uma simples pintura de maneira rápida, precisando passar por processos constantes de manutenção.

As pinturas são feitas em áreas internas ou externas de um imóvel. Cômodos como sala, quarto e escritório podem utilizar da pintura tranquilamente, já que a demanda do local não exige cuidados específicos.

A incidência de raios solares e de chuva são os que mais influenciam na demanda por reforma de uma pintura externa, que pode ser feita periodicamente para valorizar o imóvel.

As texturas são, geralmente, aplicadas em áreas externas. Elas oferecem um design diferenciado para as superfícies, tornando sua aparência caracterizada.

Acabamento de pisos

Os pisos podem ser aplicados em áreas externas e internas de um imóvel, sendo comum o uso de:

  • Piso de cerâmica para cozinha e banheiro;
  • Piso de madeira para sala e quartos;
  • Piso de decks para quintais;
  • Piso de concreto para garagem.

A aplicação de cada modelo pode variar de acordo com o desejo do proprietário, que pode optar pela instalação preferida baseado nas tendências atuais de decoração ou ainda às necessidades termoacústicas do local.

Coberturas e toldos

As coberturas para área externa podem ser de diferentes tipos, desde uma simples tenda até uma cobertura abre e fecha.

As tendas são do tipo portátil, que podem ser montadas e desmontadas com facilidade, além de serem ótimas opções para diferentes ocasiões, usadas em momentos de lazer para proteger pessoas da incidência solar ou da queda de chuva.

A cobertura abre e fecha é do tipo fixo, que pode ser instalada em uma área externa da residência e utilizada conforme a necessidade. Ela possui um sistema prático de acionamento, que pode ser manual ou automático, tornando seu uso ainda mais prático.

Para saber sobre cobertura abre e fecha preço, é preciso definir o seu tamanho, assim como o tipo de abertura escolhido.

Ainda sobre tipos de coberturas fixas, existem estruturas diferenciadas para áreas externas, que podem ser construídas com uso de madeira ou elementos metálicos.

Essas coberturas permitem uma decoração mais rústica para um quintal, por exemplo, sendo possível realizar uma ornamentação natural dessas estruturas com o uso de plantas.

Normalmente, são finalizadas com telhado de vidro, que permite a entrada da iluminação solar no ambiente.

Por isso, é importante conhecer os diferentes tipos de acabamentos, que permitem aplicar nos diferentes espaços domésticos algumas características diferenciadas.

Esses elementos valorizam o imóvel, oferecendo áreas personalizadas de acordo com as preferências do proprietário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *