Tipos de pisos e os procedimentos de instalação

O universo que corresponde a construção civil possui diversas possibilidades de criar espaços e ambientes que são importantes e ajudam as pessoas diariamente. Isso vale, inclusive, para o uso de pisos.

Os profissionais da área, como arquitetos, engenheiros, auxiliares e mestres de obras, juntos, podem trabalhar para elaborar um projeto de acordo com as necessidades do cliente.

A eficiência e organização é o segredo para ter um projeto bem elaborado, com o esboço para guiar os profissionais durante o serviço faz toda a diferença, evitando problemas e resultados indesejados pelo cliente.

Por isso, conversas e reuniões são necessárias, pois, com a troca de ideias, a planta e o planejamento financeiro, organização que ajuda no momento de decidir os insumos para começar o trabalho.

Após a aquisição dos materiais, estruturas, itens de acabamento e a compra ou locação das máquinas e equipamentos, o serviço pode ser executado com agilidade e segurança.

As etapas de estruturação e formação das paredes são muito importantes para que os cômodos ganhem a sua forma. O uso de materiais que proporcionem resistência é essencial para evitar problemas de desmoronamento.

O bloco de concreto é uma peça criada com uma mistura de água, elementos agregados e cimento. É muito usado como o alicerce da obra, ajudando a suportar o peso da construção.

As principais vantagens desse material são: alta resistência, possibilidade de maior produtividade nas obras, bom isolamento térmico e acústico, dimensões precisas, variedade de formas e medidas, além da aplicação direta de revestimentos, gerando economia de tempo.

As estruturas são muito importantes em uma construção, mas, outra parte fundamental nas construções são os pisos e revestimentos, que correspondem a parte de acabamento.

A importância dos pisos e revestimentos na construção civil

Os revestimentos na obra correspondem a uma camada de argamassa ou pasta de gesso que é aplicada nas paredes e entre os pisos, em serviços de alvenaria e estruturas de concreto.

As opções de camadas que podem ser colocada no projeto são: chapisco, emboço e reboco, em casos que envolvam a argamassa. O gesso é um produto que necessita de uma única camada para ter um ótimo efeito.

O mercado possui muitos modelos de pisos que podem ser usados em espaços residenciais, comerciais e empresariais, agregando qualidade e durabilidade ao imóvel. Os mais populares nas obras são:

  • Cerâmicos;
  • Porcelanatos;
  • Granito;
  • Laminados;
  • Mármore;
  • Tábua corrida;
  • Tacão.

Entre outros pisos que podem agregar beleza, conforto e outros benefícios que deixam o imóvel mais agradável.

A parte interna dos imóveis pode receber as instalações e pisos vinilicos, um piso de custo acessível, que diminui a sensação ruídos, é leve e pode ser aplicado sobre o contrapiso, usando uma cola especial.

Essa é uma opção muito versátil, porque pode ser colocado em todos os ambientes da casa como salas, dormitórios, até em banheiros e cozinhas, desde que esses ambientes não recebam água.

É possível combinar a cor do piso vinílico, por exemplo, com a bancada de cozinha um fator que pode deixar a decoração do ambiente harmônica, agradando o cliente.

As empresas e estabelecimentos que trabalham com pisos, oferecem vários modelos, cores e texturas diferentes.

Por isso, pesquisar em diversos lugares antes de comprar piso vinílico é importante para conseguir o produto na cor e efeito desejado, para deixar o seu imóvel perfeito.

Áreas externas

Na parte externa, a colocação de pisos é uma forma de deixar o espaço com segurança e dar um ótimo acabamento. Os pisos de área externa são muito diferentes dos que são colocados na parte interna.

Em calçadas, por exemplo, o ladrilho Copacabana é uma opção clássica, que proporciona um visual diferente e único.

Para a instalação desse piso é necessário aplicar argamassa, que ajuda na fixação. Em lugares com grande circulação de pessoas, este ladrilho é uma ótima opção, devido à resistência e modernidade, aliada a durabilidade.

Outro modelo de revestimento para a área externa é o piso intertravado de concreto, pavimento composto por blocos de concreto com intertravamento de areia com selagem.

O intertravamento ajuda na distribuição de carga e podem ser usados em pavimentação de ruas, calçadas, estacionamentos, áreas de passeios e outros espaços.

Um piso intertravado de concreto preço costuma ser uma ótima opção, graças a facilidade na manutenção e o custo-benefício que proporciona economia a longo prazo.

A precificação é de acordo com a quantidade de blocos e a instalação possui custo por m2.

Isto posto, com inúmeras modelos de piso, pesquisar informações e conversar com o arquiteto é uma maneira de conseguir uma ótima aquisição para a sua obra.

Com isso, os profissionais poderão fazer um bom trabalho e que atenda as suas necessidades, gerando satisfação para ambas às partes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *