Uso do gás nas residências e laudos de segurança

Em uma residência, seja ela em uma casa ou condomínio, um aspecto bastante interessante refere-se as instalações de fluidos e gás, que consiste em um bom sistema hidráulico e pneumático.

Por conta de vazamento de gás, muitas pessoas já morreram em sua própria residência, ou por desmaio ou até mesmo por conta de ações inflamáveis.

Por conta disso, é importante que essas instalações sejam feitas de forma confiável e que testes e laudos sejam emitidos com o objetivo de verificar se não existe nenhum tipo de vazamento de gás ou liquido em sua residência.

Esse elemento é importante por ajudar a garantir a segurança, já que todo mundo tem um fogão em casa, pode ter gás encanado, aquecedor e até mesmo, um ar condicionado.

Por conta disso, esse artigo vai tratar sobre os aspectos referentes ao uso do gás nas residências e laudos de segurança.

Laudo de Estanqueidade: você sabe o que é?

A estanqueidade significa que algo está hermético, fechado, ou até mesmo estancado.

Quando falamos em Laudo de estanqueidade dizemos que esse é um material importante por ajudar a garantir a segurança a partir do momento que comprova que nenhum fluido está em vazamento em tubulações ou até mesmo em um recipiente.

Esses fluidos podem ser tanto líquidos, mas também gasosos.

Esse tipo de certificação assegura ainda que um tubo ou objeto não tem furos, trincos ou até mesmo algum tipo de rasgo.

No caso de uma residência ou condomínio, isso é importante para evitar acidentes, principalmente, com o uso de gás de cozinha, assim como para prevenir acidentes em redes de gases ou até mesmo em sistemas de combustíveis.

No caso do encanamento de água, esse teste também é utilizado e apresenta bastante eficiente. O procedimento consiste nas seguintes ações:

  • O espaço é avaliado por uma empresa especializada;
  • Ocorre alguns mecanismos de medição;
  • Verifica-se se existe alguma mistura explosiva no local, como gás, por exemplo;
  • Verifica-se as normas nacionais em relação a cada temática;
  • Ocorre contato com o Corpo de bombeiros e verifica-se as regulamentações de cada município.

No caso do laudo de estanqueidade de gás ou de fluidos, por exemplo, o teste tem validade no prazo de doze meses e depois precisa ser refeito. Em muitos casos não existe o cheiro de gás, mas se o vazamento for pequeno, ele pode aumentar e no futuro, vir a causa danos.

A intenção é minimizar os riscos e por isso, o teste é feito, para que os clientes consigam ficar tranquilos em relação a sua situação.

Um dos mecanismos utilizados nesse laudo é por meio de um teste de imersão, em que o ar é injetado em uma peça ou em um recipiente que é menor e verifica-se se existem bolhas de ar.

Como esse método não é 100% preciso e seguro, existem métodos mais avançados de detecção, verificando se existe queda da pressão dentro de uma tubulação, por exemplo.

Entenda como transformar o fogão de gás encanado para o sistema que utiliza botijão

A conversão de gás encanado para botijão também é uma possibilidade dentro das residências, mas a transformação precisa ser feita de forma correta.

Geralmente, é a assistência técnica que fabricou o produto que pode fazer essa conversão de forma mais segura, evitando problemas após o procedimento de transformação. A grande dica é não fazer isso por conta própria, pois esse é um procedimento arriscado.

Existem kits de peças para cada tipo de fogão, que precisam ser direcionadas de forma correta. Por isso, para quem deseja realizar essa transformação, consulte empresas técnicas e profissionalizadas nesse segmento.

Uma das conversões é a de conversão GLP para GN que é utilizada na fogão. Já existem kits que são comercializados e realizam essa conversão.

Além disso, esses kits possuem as peças e materiais necessárias para que o gás não seja mais GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) para o gás encanado, que também é conhecido como o gás natural.

O uso dos aquecedores a gás

Já que estamos falando sobre o uso dos gases, vale a pena destacar que diversas residências possuem aquecedor a gás Campinas. Esses aquecedores são utilizados, principalmente, para aquecer a água, mas também é necessário verificar se não existe a presença de vazamentos.

Por isso, realizar a manutenção aquecedor a gás Campinas é de fundamental para garantir segurança no uso do equipamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *