Dicas de cuidados com piscinas

As piscinas são muito queridas no Brasil, um país de clima quente quase o ano todo. Elas podem ser usadas para diversas finalidades, que vão muito além da diversão.

As piscinas podem servir para a prática de atividades físicas e até para tratamentos. Portanto, quem tem piscina em casa precisa cuidar bem dela, pois são mais do que simples áreas de lazer.

Se você está pensando em construir uma piscina tradicional – ou com pastilha de vidro -, ou quer mais dicas para cuidar da que você já tem, confira este artigo que traz algumas dicas simples de cuidado e conservação, mas que farão toda a diferença.

Por que impermeabilizar a piscina?

Toda área de uma construção que tenha cuidado contínuo com água precisa de impermeabilização, seja ela de piscinas, telhados, banheiros, etc.

Não importa se a sua piscina é feita em casa ou na cobertura de um apartamento, a impermeabilização não deve ser descartada e precisa ser moldada in loco ou com pré-moldados.

É possível impermeabilizar uma piscina que já foi construída, no entanto, para que esse processo seja garantido, o ideal é que seja realizado ainda na construção dela, pois é extremamente importante impermeabilizar as fundações da piscina.

A impermeabilização de piscinas, quando bem feita, protege o ambiente contra problemas como:

  • Desgastes;
  • Fissuras;
  • Fungos;
  • Corrosão das armaduras;
  • Deterioração do concreto;
  • Desgaste da pintura.

Essas são apenas algumas das proteções oferecidas pela impermeabilização da piscina, mas a proteção principal é contra os vazamentos. Os vazamentos em piscinas são piores do que em qualquer outro ambiente, porque ele provoca um alto consumo de água, além de infiltrações que podem prejudicar a estrutura do imóvel.

Mas é importante ressaltar que cada piscina precisa de um tipo de impermeabilização. Além do tipo da piscina, outros detalhes influenciam no processo, como o local em que a piscina foi construída, a inclinação do solo, quantidade de água, condições da estrutura e dentre outros fatores.

Essas condições devem ser analisadas pela empresa que irá realizar a impermeabilização, a fim de evitar problemas futuros. Mas além de impermeabilização, existem outros cuidados, veja a seguir.

A importância da bomba

Os especialistas em piscina dizem que a bomba é como se fosse o coração da piscina, pois ela permite a circulação da água, oferecendo filtragem e aquecimento.

O motor da bomba de piscina gira os propulsores que bombeiam a água em um ciclo contínuo que se resume na água sendo sugada desde o tanque e sendo transportada pelas tubulações.

Então, a água passa pelo filtro para piscina, onde a sujeira fica retida, retornando limpa. A bomba também ajuda os aquecedores, tanto elétricos quanto solares, pois ela gera fluxo de aquecimento, possibilitando, também, o funcionamento de itens decorativos, como as cascatas, por exemplo.

É importante cuidar bem da bomba de piscina com filtro, pois isso garante o bom estado da piscina. É necessário realizar a manutenção preventiva da bomba a cada seis meses, realizando a revisão desta.

Como você pôde ver, tanto a bomba quanto a impermeabilização são muito importantes para manter a piscina sempre bem conservada. Quando a piscina está bem cuidada, a água está sempre limpa e pronta para um mergulho.

É fundamental que a água da piscina esteja sempre em boas condições, pois isso evita problemas de saúde e mantém condições de higiene mínimas.

Mas se você ainda está construindo a sua piscina ou está pensando em ter uma, confira no próximo tópico uma boa dica de revestimento.

Revestimento de cerâmica para piscinas

Existem vários tipos de revestimentos para piscinas, como o de cerâmica, por exemplo. O revestimento ceramico para piscina é mais indicado porque só ele oferece vantagens como:

  • Resistência à imersão da água;
  • Resistência aos produtos químicos;
  • Maior durabilidade;
  • Maior espessura;
  • Variedade de opções.

O revestimento em cerâmica é clássico e o mais escolhido por quem constrói piscinas. A manutenção desse tipo de revestimento também é muito mais simples e prática, o que acaba por garantir melhor a conservação da piscina.

Ter uma piscina é muito bom, ela proporciona lazer, bem-estar e mais qualidade de vida. No entanto, tudo isso só é possível e garantido se a piscina for bem cuidada, pois não basta apenas enchê-la de água, é preciso, com acessórios corretos e atitudes simples, realizar a manutenção.