Seguro residencial para apartamentos: quais as vantagens?

Seguros comercializados para apartamentos são indispensáveis para os que desejam oferecer segurança ao local escolhido. Ao considerar a popularidade atual dessa forma de moradia, percebe-se facilmente a tendência de crescimento muito forte na procura do seguro.

Porém, por ser um tipo de moradia que possui condições diferentes das casas comuns, os solicitantes costumam sentir dificuldades em compreender algumas noções essenciais para esse tipo de seguro. Por conta disso, nós separamos todos os conhecimentos necessários para que se contrate um seguro residencial confiável ainda hoje!

Seguro residencial serve para apartamentos?

Por ser considerado uma moradia de caráter temporário ou permanente, as instituições fornecem seguros comercializados para apartamentos. Como vamos utilizar a mesma ideia de seguro residencial, cabe defini-lo rapidamente como uma garantia de proteção para um imóvel. 

Em termos mais técnicos, representamos um seguro residencial como um contrato modular que possibilita o acréscimo de partes específicas do imóvel. Cabe comentar que há a cobertura tanto para a estrutura física externa como também aos objetos internos em alguns casos. 

Quais as vantagens do seguro residencial?

Quando se pensa nas vantagens do seguro residencial, o primeiro ponto que vem à mente é a proteção fornecida contra danos ao apartamento. Significa que caso haja alguma destruição causada por algum dos fatores descritos na apólice, a instituição terá de indenizar o cliente.

Não é novidade que alguns casos de danos podem acometer os apartamentos com mais frequência e ter uma forma de prevenir prejuízos constantes é muito interessante. Portanto, por consequência do primeiro benefício, gera-se uma cadeia de várias outras vantagens que oferecem mais tranquilidade ao morador. São elas:

  • Proteção do apartamento;
  • Estabilidade financeira;
  • Diminuição das taxas de preocupação com integridade da moradia;
  • Aproveitamento melhor do local.

Uma última vantagem que merece um comentário a parte é para o pequeno empreendedor que mora na residência e contrata o seguro. Para ele, as mesmas coberturas de segurança são direcionadas para os objetos da casa que servem para fazer as atividades da empresa.

O que o seguro residencial cobre?

A cobertura do seguro residencial vai variar de acordo com a escolha do tipo de apólice do cliente. Portanto, a forma mais básica desse tipo de seguro garante indenizações contra incêndios, explosões, queda de aeronave e quedas de raios. Entretanto, quando se aumentam os serviços solicitados, é possível obter coberturas para:

  • Danos elétricos;
  • Roubos;
  • Quebra de vidros;
  • Batidas na garagem;
  • Perda ou pagamento de aluguel.

De todos os itens dessa lista, o que costuma ser mais colocado nas apólices são os danos elétricos. O motivo disso é a indenização fornecida para as perdas causadas pelas instabilidades da rede elétrica do local. Esse em específico é muito bom para os apartamentos nos quais a rede não é tão estável.

As batidas na garagem merecem um comentário por terem se popularizado bastante nos últimos tempos. Pelo fato de ser comum os moradores de apartamentos lidarem com problemas de colisões no carro, uma boa parte dos seguros comercializados para apartamento fornece indenização ao conserto do automóvel caso ele seja danificado por batidas na estrutura do prédio.

Quando e como acionar o seguro?

O momento correto de acionar o seguro é quando ocorre algum problema que esteja dentro da apólice. Somente dessa forma, haverá maior certeza de que o seu fato relatado terá o resultado desejado e, portanto, renderá a indenização necessária.

A forma correta de acionar o seguro é, primeiramente, se comunicando com a seguradora e fornecer os dados do ocorrido. Para que tudo possa ser registrado e, consequentemente, seu seguro ser acionado, é preciso portar os seguintes documentos:

  • CPF ou CNPJ;
  • Comprovante de residência do imóvel;
  • Contrato do seguro;
  • Certidão de Registro do imóvel;
  • Nota fiscal dos bens e dos gastos nos reparos;
  • Comunicação de Aviso do Sinistro.

A grande maioria das seguradoras somente vai exigir esses documentos citados na lista. No entanto, a depender da instituição que você escolheu, elas podem solicitar outros, mas isso acontece com mais raridade. O foco principal quando se precisa acionar o seguro é não perder a racionalidade e agir com calma para obter o resultado cobiçado.

Onde fazer um seguro residencial confiável?

O melhor lugar para se fazer um seguro residencial confiável é com a BB Seguros. Além de termos extrema competência por conta da nossa bagagem no mundo financeiro, disponibilizamos várias opções para você encontrar a que mais faz sentido com o seu cenário.

Fato é que esse é um dos nossos serviços comercializados com grande tendência de crescimento devido ao crescente aumento da procura de apartamentos. Por conta dessa demanda, temos como um dos principais compromissos o de melhorar cada dia mais para oferecer um serviço competente e proveitoso para você!

Logo, todo o artigo foi capaz de te mostrar como o seguro residencial pode ser útil para o seu apartamento e detalhamos bem os momentos e a forma correta de utilizá-lo. Se você tem interesse em melhorar a qualidade da proteção de seu apartamento hoje, faça contato conosco e aproveite as vantagens do serviço!