Serviços fazem parte dos custos do condomínio

Um condomínio residencial é repleto de tarefas que devem ficar sob a responsabilidade de profissionais capacitados e empresas especializadas em serviços variados.

Desde a questão da segurança patrimonial, em que a portaria deve ser resguardada e a vigilância pode ser feita por guardas diurnos e noturnos, em conjunto com equipamentos eletrônicos, até a limpeza dos espaços compartilhados.

Para atender às comodidades que um condomínio residencial oferece, as construtoras e incorporadoras devem investir em projetos que valorizam a segurança e o conforto dos moradores.

Muitos serviços servem como investimento para a valorização dos imóveis. Quem possui um capital para comprar um apartamento ou uma casa em um condomínio residencial pode ganhar dinheiro com a locação ou venda quando o mercado estiver em alta.

Controle automatizado facilita vida de moradores

A entrada e saída dentro dos condomínios é frequente, dependendo do tamanho do empreendimento imobiliário e o número de portões sociais e de estacionamento dispostos.

Dependendo do modelo de equipamento instalado nesses locais, pode ser necessária a presença de uma caixa de comando eletrico que pode ser acionada diretamente da portaria.

Esse serviço é importante para a segurança patrimonial e de todos os moradores, pois apenas com a permissão apropriada é possível adentrar um veículo ou uma pessoa na área interna.

Aliás, toda a estrutura elétrica deve ser feita por meio de um projeto que valorize a automação de portas e portões de uso comum, como é o caso da entrada da garagem ou do portão social.

Desde a construção é importante dimensionar o número de quadros de distribuição com barramento para que a eletricidade seja adequada para suportar todos os aparelhos elétricos, tanto dentro das residências quanto nas áreas de uso comum.

O barramento presente nesses quadros serve para impedir a sobrecarga, tendo o desligamento automático antes que chegue às tomadas e interruptores residenciais.

Os equipamentos automatizados também ficam protegidos, mantendo o funcionamento caso o empreendimento residencial conte, por exemplo, com um gerador de energia de suporte.

Caso o funcionamento apresente algum defeito, pode ser necessária a contratação de mão de obra técnica, com um engenheiro elétrico ou um técnico eletricista.

Uma avaliação de todo o circuito é deve ser realizada para identificar as possibilidades de problemas e a melhor solução para ser apresentada.

Pode ser a simples substituição de um relé valor irrisório em comparação com outros defeitos que podem se apresentar. Ainda assim, a manutenção preventiva deve ser realizada periodicamente, para garantir a segurança dos moradores e de todo o patrimônio.

Beleza estrutural começa pela fachada

A valorização de um imóvel começa pela aparência física e o aspecto visual de toda a estrutura imobiliária. Os condomínios residenciais que contam com um revestimento ACM (Material de Alumíno Composto) indicando o nome do complexo habitacional facilitam a entrega de correspondências e serviços que atendem a domicílio.

Esse tipo de material valoriza o visual externo dos empreendimentos imobiliários, dando uma característica personalizada para a fachada e que pode ser um ponto a favor quando se trata de negociação no mercado de locação ou venda.

Outro material que valoriza prédios é a instalação de pele de vidro fachada residencial, proporcionando um aspecto visual único, destacando o local entre outros condóminos presentes em uma mesma região.

Além disso, essa pele reforça a estrutura do vidro, garantindo mais segurança e conforto térmico e acústico em toda a área interna.

Equipe de limpeza utiliza material de higienização no condomínio

A contratação de profissionais terceirizados faz parte de um condomínio residencial. Muitos serviços dependem de mão de obra treinada, com capacitação técnica e uso de ferramentas e produtos apropriados.

É o caso da equipe de limpeza terceirizada que utiliza água sanitária SP para limpar pisos e áreas comuns, utilizando luvas, botas e óculos de proteção.

Todo o equipamento de proteção individual deve ser disponibilizado pela empresa contratada, como exigência para garantir a saúde dos trabalhadores e evitar qualquer problema trabalhista para o condomínio.

Vale lembrar que a contratação de um escritório de administração de condomínios permite que todos esses serviços sejam contratados seguindo critérios rígidos.

Dessa forma, é possível contar com empresas parceiras em diferentes setores, entre eles:

  • Segurança patrimonial;
  • Zeladoria e sindicância;
  • Jardinagem e paisagismo;
  • Limpeza geral;
  • Remoção de resíduos sólidos.

São pontos que precisam ser determinados desde o princípio de ocupação das residências, sejam casas, sobrados ou apartamentos.

Ao longo do tempo é possível ajustar valores e contratar outras empresas, caso os moradores não estejam satisfeitos com os serviços prestados.

De qualquer forma, é preciso valorizar as facilidades proporcionadas por morar em um condomínio residencial. Todo o investimento neste modelo de imóvel pode ter um retorno em curto, médio ou longo prazo, dependendo do objetivo que o proprietário vai seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *